FATAL FURY: CITY OF THE WOLVES PODE TER INSERIDO A PRIMEIRA LUTADORA TRANS DA SNK


Artigo atualizado às 20h44 desta quinta-feira, 21, com revisão textual.

 

Fatal Fury: City of the Wolves foi o assunto que dominou a roda de conversa dos grupos da FGC (Fighting Game Community) no final de semana, graças as finais do SNK World Championship 2023. A franquia da SNK regressa com um novo jogo 26 anos depois, mas uma novidade acabou monopolizando a atenção de grande parte dos fãs.

 


 

Trata-se de Preecha, uma lutadora praticante do estilo Muay Thai. De imediato, muitos a associaram a Kuan Konta, jovem que é menciona na história de Joe Higashi em The King of Fighters' XII como sua aprendiz. Essa personagem inclusive chegou a ser desenvolvida na continuação de Garou: Mark of the Wolves, mas o jogo acabou cancelado após a SNK decretar falência no início dos anos 2000.

 

 

Em entrevista publicada pelo site Jovem Nerd nesta segunda-feira, 18, o diretor do jogo, Hayato Konya, confirmou que absolutamente nada de Kuan foi reaproveitado para Preecha, exceto sua ligação com Joe, dando a entender que estamos diante de uma personagem totalmente diferente. 

 



"Agora falando dos personagens em City of the Wolves, é difícil não notar Preecha e reconhecer ela diretamente dos model sheets cancelados de Garou 2 (o jogo que nunca saiu)", perguntou o veículo.

"Então, preciso ser bem direto com você sobre isso. Com exceção do fato de que ela é discípula de Joe Higashi, absolutamente nada foi reutilizado daquele sprite sheet em termos de personagem. Sim, a gente sabe que lá existia essa lutadora (sem nome) e do seu relacionamento com Joe Higashi. Mas não utilizamos nada mais dali, e não foi algo planejado também. Infelizmente não posso comentar sobre outros personagens que possam ou não estarem no jogo no atual momento", respondeu Konya. 

Mas afinal de conta, porque Preecha chamou tanta atenção, uma vez que sua aparência é a de uma graciosa lutadora? O fato é que os jogadores mais observadores captaram indícios que apontam a possibilidade da SNK estar trazendo a sua primeira personagem trans. 

Para começar, o nome da personagem, Preecha, que significa "Inteligência" e "Sabedoria", é geralmente atribuído a pessoas do sexo masculino na Tailândia. Esse é inclusive o nome artístico de Lek Carabao, um famoso músico e cantor tailandês, membro da banda de rock Carabao.

 


 

"Estou animado com Fatal Fury: City of the Wolves. 

Mas o nome da nova personagem é um pouco estranho porque Preecha é um nome 99% tailandês para homens  😭", destacou o usuário do X/Twitter conhecido como Renz.

 



Outro detalhe nessa desconfiança dos fãs é que há evidências no visual da personagem, mais especificamente nos cabelos, com cores que remetem a bandeira do orgulho trans.

 


De acordo com a biografia da personagem, Preecha é uma cientista investiga as maravilhas e milagres de um princípio fascinante conhecido como KI (energia espiritual), sendo também a aluna  do aclamado campeão de Muay Thai, Joe Higashi. Embora seja possuidora de talento para as artes marciais, a lutadora não busca por elogios ou fama, mas sim uma forma de aperfeiçoar os seus conhecimentos acadêmicos. 

 


 

Até o fechamento desse artigo, a SNK não se manifestou sobre as alegações dos fãs. No entanto, a possibilidade de Preecha ser realmente uma pessoa trans faz com que a desenvolvedora ganhe pontos em todos os quesitos, inclusive em aspectos de inclusão e historicidade.

A Tailândia é conhecida por sua tolerância com os transexuais e a presença dessas pessoas é visível no cotidiano do país. A cirurgia de mudança de sexo, inclusive, se tornou uma especialidade na indústria tailandesa de saúde e é relativamente barata no país, o que atrai pacientes de diversas partes do mundo. 

Em 2023, o Miss Universo, um concurso de beleza com mais de 70 anos de existência, passou a ser chefiado pela CEO da JKN Global Group, Anne Jakrajutatip, uma mulher trans de 43 anos. Ela também foi responsável por desenvolver a versão tailandesa do reality de moda "Project Runaway".




Atualmente, a FCG tem vários exemplos de personagens trans, sendo Poison (Street Fighter), Ladiva (Granblue Fantasy Versus), Cagliostro (Granblue Fantasy Versus) e Bridget (Guilty Gear) as principais referências do gênero.

 


E você? Acha que Preecha pode realmente ser uma mulher trans? Deixe a sua opinião nos comentários.

 

Comentários

Postagens mais visitadas