MUNDO NERD PERDE AKIRA TORIYAMA, CRIADOR DE DRAGON BALL, AOS 68 ANOS



O mundo da cultura nerd foi surpreendida com a notícia da morte de Akira Toriyama, criador de Dragon Ball e outros mangás de sucesso. Ele tinha 68 anos e faleceu no início deste mês, segundo informou um comunicado oficial emitido o início da sexta-feira, dia 8.




A causa da morte do artista se deu em decorrência de um hematoma subdural agudo, que é quando um coágulo sanguíneo se forma no cérebro. O funeral dele foi realizado de forma reservada, contando com a presença somente de familiares e amigos próximos. 

O comunicado de óbito de Toriyama informou ainda que o mangaká tinha alguns projetos em andamento e que deixa um grande legado para o mundo, através de suas obras.




"Caros amigos e parceiros,

É com profunda tristeza que informamos que o criador de mangá Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo. Ele tinha 68 anos de idade.

É com grande pesar que percebemos que ele ainda tinha várias obras em andamento, com grande entusiasmo. Além disso, havia muitas outras coisas para conquistar.

No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo.

Informamos esta triste notícia com gratidão por sua gentileza durante sua vida.

O enterro foi realizado com sua família e poucos parentes. Seguindo seus desejos de tranquilidade, informamos respeitosamente que não aceitaremos flores, presentes de condolências, visitas, oferendas e outros. Também pedimos que se abstenham de realizar entrevistas com sua família.

O plano futuro para uma reunião em sua memória ainda não foi decidido. Informaremos quando for confirmado. Agradecemos profundamente a compreensão e o apoio de vocês, como sempre.


8 de março de 2024


Bird Studio, Ltd.
Capsule Corporation Tokyo Co., Ltd." 

 


IMPACTO DA MORTE DE TORIYAMA

O anúncio da morte de Akira Toroyama causou forte impacto ao redor do mundo. O nome do mangaká e de personagens ligados ao universo de Dragon Ball ficaram por dias entre os assuntos mais comentados do X/Twitter




Autores de franquias importantes como One Peace, Naruto e Slam Duck, também lamentaram o falecimento do artista.



 
 

"É muito cedo. O buraco é muito grande. A ideia de nunca mais ver você me enche de tristeza. Admiro muito você desde criança, e até me lembro do dia em que você me chamou pelo nome pela primeira vez. Também sinto falta do dia em que me diverti muito com o Sr. Kishimoto no caminho para casa, desde o dia em que ele usou a palavra “amigo” para nos referir. 

Também me lembro da última conversa que tivemos. Ele é uma das pessoas que pegou o bastão da época em que ler mangá deixaria você estúpido, e criou uma era onde adultos e crianças leem e gostam de mangá. Ele nos mostrou o sonho de que o mangá pode fazer coisas assim e que nós podemos ir para o mundo. Ele me deu. Foi como assistir a um herói indo em frente. 

A emoção e o entusiasmo da serialização de Dragon Ball provavelmente estão enraizados na infância não apenas de artistas de mangá, mas também de criadores ativos em todos os setores . Essa existência é uma grande árvore. 

Para os artistas de mangá da minha geração que estiveram no mesmo palco, quanto mais me aproximava das obras de Toriyama, mais percebia que elas tinham uma presença maior. Quase assustador. Mas estou muito feliz em ver o homem tranquilo novamente. Porque amamos Mestre Toriyama no nível sanguíneo. 

Gostaria de expressar meu respeito e gratidão ao mundo ricamente criativo que Mestre Toriyama deixou para trás e orar por seu repouso do fundo do meu coração. Espero que o céu seja um mundo agradável tal como você imaginou", disse Eiichiro Oda, autor de One Piece.




"Sinceramente, não sei o que escrever ou como escrever sobre algo tão repentino. No entanto, por agora, gostaria de expressar meus pensamentos e sentimentos ao sensei Toriyama, algo que eu esperava que ele me perguntasse algum dia.

Cresci lendo Dr. Slump nos primeiros anos do ensino fundamental e Dragon Ball nos anos posteriores. Era natural ter seus mangás ao meu lado como parte da minha vida.

Mesmo quando eu tinha uma experiência ruim, assistir Dragon Ball toda semana me fazia esquecer disso. Era um alívio para mim, um garoto do campo que não tinha nada. Porque Dragon Ball era realmente divertido!

Foi quando eu estava na universidade. De repente, Dragon Ball, que tinha sido parte da minha vida por tantos anos, chegou ao fim.

Senti uma perda imensa e não sabia mais pelo que esperar. Mas ao mesmo tempo, também foi uma oportunidade para eu realmente entender a grandeza do professor que criou Dragon Ball.

Também quero criar obras como as suas!

Quero ser como meu mestre!

Ao seguir os passos do meu mestre e aspirar a me tornar um mangaká, aquela sensação de perda começou a desaparecer.

Porque criar histórias em quadrinhos era divertido. Consegui encontrar uma nova diversão ao seguir meu mestre. Meu mestre sempre foi meu guia. Eu o admirei.

Peço desculpas pelo incômodo, mas gostaria de expressar minha gratidão ao grande mestre. Para mim, ele era o deus da salvação e o deus dos mangás.

Quando nos encontramos pela primeira vez, fiquei tão nervoso que não consegui dizer uma palavra. No entanto, depois de nos encontrarmos várias vezes no comitê de seleção do Prêmio Tezuka, conseguimos conversar.

Como fãs de Dragon Ball, eu e Sr. Oda voltamos a ser crianças novamente, e quando falamos animadamente sobre o quanto Dragon Ball era divertido, como se estivéssemos competindo um com o outro, esqueci como ele parecia um pouco envergonhado e sorriu para mim. Não consigo esquecer.

Acabei de receber a notícia da morte do meu mestre.

Sinto uma perda ainda maior do que quando Dragon Ball chegou ao fim... Ainda não sei como lidar com esse vazio no meu coração. Agora nem consigo ler meu Dragon Ball favorito.

Sinto que não consegui escrever adequadamente esta frase que gostaria de transmitir ao meu mestre. Todos ao redor do mundo ainda estavam ansiosos para ver seu trabalho.

Se um desejo de Dragon Ball pudesse realmente se tornar realidade... Desculpe...

Talvez seja egoísta, mas estou triste, mestre.

Obrigado, Mestre Akira Toriyama, por todos os seus trabalhos divertidos ao longo dos últimos 45 anos.

E muito obrigado por todo o seu esforço. Estamos certos de que os demais membros da sua família ainda estão profundamente sentidos.

Cuide-se.

Rezo para que o Akira Toriyama-sensei descanse em paz.", escreveu Masashi Kishimoto, criadoe de Naruto.



"Estou completamente atordoado com a notícia repentina do falecimento de Toriyama-san.

Conheço Toriyama-san desde os tempos em que eu era um escritor na Shonen Jump, e, por recomendação do meu editor responsável, Torishima-san, decidi pedir a ele para desenhar as ilustrações do jogo Dragon Quest quando estávamos lançando o projeto.

Desde então, por mais de 37 anos, ele criou um número incontável de personagens cativantes, designs de personagens e designs de monstros.

A história de Dragon Quest esteve junto com os designs de personagens de Toriyama-san.

Toriyama-san e o falecido Mestre Sugiyama foram companheiros que trabalharam juntos por um longo tempo na criação de Dragon Quest.

É inimaginável que ele tenha partido... Não consigo encontrar palavras para expressar o quanto estou realmente muito triste", revelou Yuji Horii, criador da série Dragon Quest.



"Se não fosse por Toriyama-sensei, eu não teria me tornado um artista de mangá. Estou triste", escreveu Hiro Mashima, autor da série Fairy Tail.




"Eu simplesmente não consigo aceitar isso.

Obrigado, Mestre Toriyama", disse Takehiko Inoue, criador das séries Slam Duck e Vagabond.




"Eu desenhei mangá porque queria ser elogiado pelo mestre Toriyama. Era tudo para mim", enalteceu Toyotarō, co-criador da série Dragon Ball Super.



"Akira Toriyama

Visionário criativo cujo legado no mundo da animação e mangá durará gerações.

Seu talento e genialidade tocaram os corações de milhões de pessoas através de obras inesquecíveis.

Descanse em paz, professor.

Sua luz continuará brilhando para sempre", destacou o estúdio Hakuren.

 

Figuras importantes da Fighting Game Community também manifestaram pesar com a morte de Toriyama.




 "Descanse em paz

Mestre Akira Toriyama
Oremos por sua alma", escreveu o diretor da Tekken Project, Katsuhiro Harada.




"Para todos os envolvidos

Aviso de fechamento temporário da Cyber​​Connect2

Embora eu tenha ficado chocado ao saber da morte do mestre Akira Toriyama, sempre vivo dizendo “não se desespere”. Então, vamos transformar essa tristeza em força e trabalhar mais na produção! Eu pensei, mas era impossível.

Anteriormente, chorei durante uma reunião online com outra equipe e a reunião não foi mais realizada. (sinto muito)

As coisas tristes são tristes.

Como empresa de jogos encarregada do trabalho "Dragon Ball'' [Kakarot], a CyberConnect2 será temporariamente fechada hoje [8] como forma de luto.

Todos os nossos funcionários, por favor, vão para casa.

Quando você estiver triste, por favor, sofra adequadamente.

Se possível, vamos trabalhar juntos novamente a partir da próxima segunda-feira [11].

Farei o trabalho que posso fazer sozinho.

Estou planejando receber alguns convidados e um jantar hoje, mas serei o único, então está tudo bem. (Desculpe se chorei no meio)

A equipe da CyberConnect2 estará temporariamente fechada hoje em sinal de luto.

Oramos sinceramente pelo repouso da alma do mestre Akira Toriyama", declarou o CEO da CyberConnect2, Hiroshi Matsuyama.




"Mestre Toriyama, obrigado pela sua inspiração, obrigado por todo o entretenimento que você nos trouxe.

Que você descanse em paz", homenageou a UDON Entertainment.





"Este é o maior choque do ano...!
Oramos por sua alma", comentou o diretor da franquia Smash Bros., Masahiro Sakurai.




"Obrigado, Akira Toriyama ❤️", agradeceu a Playstation no X/Twitter.





"Obrigado, Akira Toriyama.

Por nos inspirar com sua criatividade, sua força e seu legado", escreveu a conta oficial de Street Fighter no X/Twitter.





"Obrigado por todo ensinamento e influência que você nos proporcionou. 

O seu legado irá resplandecer por toda eternidade!

Descanse em paz, Toriyama-san. 🙏

#BeBrave", agradeceu o perfil oficial do jogo Pocket Bravery.





"Acabei de receber uma notícia triste. O mangaká Akira Toriyama faleceu... Estou cheio de tristeza. Seu trabalho foi um farol para minha criatividade. Obrigado e que descanse em paz..." lamentou o presidente da DelightWorks, Yoshinori Ono.


O ator Justin Chatwin, que interpretou Son Goku na desastrosa adaptação da franquia nos cinemas, Dragon Ball Evolution, também homenageou Toriyama nas redes sociais.




"Descanse em paz irmão.

E desculpe, nós estragamos tanto essa adaptação", disse ele no Instagram.


No Brasil, o criador de Dragon Ball ganhou inúmeras homenagens, dentre elas a do Flamengo e do vice-presidente da República, Geraldo Alckimin.




"Hoje faz uma semana que Akira Toriyama, gênio do mangá, deixou o mundo dos vivos. Assim como o nosso rei Zico surgiu no Brasil e encantou até o outro lado do planeta, Toriyama fez o mesmo partindo do Japão. Fica aqui nossa homenagem ao criador de Dragon Ball, que seguirá nos inspirando a ser alguém com um poder maior que você já tem", destacou o Flamengo.




"Legado que marcou gerações com valores de companheirismo e lealdade. Muito obrigado, Akira Toriyama!", disse o vice-presidente do Brasil.


Wendell Bezerra, voz de Goku desde Dragon Ball Z; e Tânia Gaidarji, dubladora da Bulma também usaram as redes para enaltercer a obra de Toriyama.





"Eu espero realmente que a equipe consiga manter o espírito do que o Akira criou nas próximas sagas, no que vier de séries de mangás e tal. A gente sabe que é algo dificílimo, porque a alma de um artista não se replica, mas acho que o legado que ele deixou é tão grande, tão forte que eu espero e acredito que isso se mantenha por muitos e muitos anos, por muitas gerações", destacou Wendell Bezerra em entrevista ao O Globo.




"É tudo tão efêmero, mas a obra é viva e é claro que fica o trabalho, o legado, e se vocês pensam no Akira [...] a gente pensa que a pessoa era um gênio, que ele tinha um trabalho insessante, e simplesmente foram gerações do mundo todo que ele abrangeu, que ele tocou a vida, que ele mudou a vida por um trabalho", comentou Tânia em live no Instagram.


Mas provavelmente o depoimento mais emocionante foi o do youtuber Dave Jones.

 



"Akira, descanse em paz. Seu trabalho jamais será esquecido e hoje é um dia triste para o mundo inteiro", disse.


Como alguém que aprecia Dragon Ball desde pequeno, ver Akira Toriyama partir é doloroso. Um artista visionário que por meio de sua obra nos passou uma série de ensinamentos sobre força, superação e amizade.


Ao fãs de Akira Toriyama, o BLOG deixa os seus sincerps sentimentos. Vá em Paz, Mestre Toriyama!

Comentários

Postagens mais visitadas