DIRETOR DE POCKET BRAVERY PROPÕE COMPRAR OS DIREITOS DE TRAJES FATAIS
Em conversa com seguidores na noite dessa terça-feira, o cofundador da Statera Studio e diretor de Pocket Bravery, Jonathan Silva, propôs comprar os direitos intelectuais de Trajes Fatais, da Onanim Studio. O comentário foi feito em resposta aos últimos acontecimentos envolvendo a mais recente publicação do diretor da série, Onofre Paiva.
"Tenho tentado falar com o Onofre incisivamente e não tenho tido resposta, ele não me responde, e até cheguei a escreve lá comentário [no canal do TraF], mas não sei porque o YouTube não mostra, acho que poucas pessoas viram. Então, vou falar oficialmente, o Onofre está pedindo ajuda, ele já falou isso em vários vídeos, e nós estamos aqui para te ajudar", afirmou.
Conforme o BLOG havia adiantado na semana passada, TraF foi alvo de uma reportagem produzida pelo idealizado do canal Segredo dos Jogos, Renato Cavallera. O jornalista apurou que o jogo não estaria mais sob o comando da Onanim, além de relatar que muitos ex-colaboradores abandonaram o desenvolvimento do projeto por divergências com Paiva.
"Mais de mil pessoas doaram [dinheiro para o projeto], as pessoas falam, jornalista fala, os apoiadores, as pessoas de fora que não apoiaram falam, seguidores [falam] porque eles tem razão. É isso que você precisa entender, irmão. As pessoas estão cobrando com razão, e se você não tem condições de terminar isso, se você sempre precisa de equipes e equipes, e não está dando liga com nenhuma delas, se livra disso. Se livra desse peso e segue teu caminho", comentou.
Em resposta a reportagem de Cavallera, o diretor lançou um vídeo onde admitiu sofrer de problemas de ansiedade e fobia social, algo que vem se agravando com a incessante pressão dos apoiadores.
Diante da situação do diretor de TraF, Silva ressaltou ter interesse de assumir a franquia para finalizá-la, uma vez que o processo de desenvolvimento não só se arrasta há 15 anos, como também tem colocado em cheque a credibilidade da indústria de jogos independentes do país.
"Eu e Anderson [Halfeld] estamos nos colocando a disposição. Se você quiser, a gente pode sentar e negociar. A gente compra de você [o TraF]. A gente negocia meios e métodos e formas, e termina e lança [o jogo]. Por que eu disso isso? Porque nós temos o código-fonte pronto. Para a gente seria muito mais rápido pra terminar do que outra empresa no Brasil. Então, se tu quiser, a gente te ajuda, a gente faz você ganhar dinheiro junto, só que a gente tem que comprar de você. A única condição é essa. A gente vai comprar, a gente vai negociar para adquirir os direitos", pontuou Silva, reforçando que aquisição incluir assumir todos os ônus ocorridos no decorrer do desenvolvimento do jogo.
VEJA A LIVE COMPLETA
LINHA DO TEMPO
2009
- TraF se originou junção de ideias de David Herculano e Onofre Paiva, ambos alunos de um grupo de estudos chamado GameTA (Game, Tecnologia e Arte). Herculano tinha em mente a criação de um jogo intitulado Halloween Birthday Party, enquanto Paiva adorava games de luta. O grupo também contava com os programadores Luiz Lima e Emir Lima, que haviam desenvolvido uma engine própria voltada para fighting games.
2010
- O projeto é submetido ao Edital de Arte e Cultura Digital - Prêmio Ricardo Rosas, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza.
2014
- Início do desenvolvimento de TraF com a nova engine.
2015
- TraF recebe o prêmio de "Melhor Jogo" da SBGames 2015, por meio de votação popular.
2016
- Início da campanha de financiamento coletivo pela Kickstarter, ficando abaixo da meta mínima de R$ 80 mil.
- Entrada de Jonathan Ferreira no projeto como sócio da Onanim e produtor do jogo
- Participação da empresa na Brasil Game Show 2016, conferindo a TraF o prêmio de "Melhor Jogo Brasileiro" daquele ano.
2017
- Nova campanha de financiamento coletivo, dessa vez pela Catarse, conseguindo arrecadar impressionantes R$ 114 mil.
- Início das parcerias com a Valente Studios para programação em Unreal Engine e a produtora Radioativa para composição de trilha sonora.
- Apresentação do primeiro Beta Aberto.
2018
- Liberação de Closed Alpha para PC, com mudanças significativas de jogabilidade.
2019
- Liberação da versão Demo para a Steam.
2020
2021
2022
- Onanim encerra atividades.
2023
- Labbit Space Games assume o projeto TraF e apresenta cronograma de desenvolvimento para apoiadores.
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