ONANIM NÃO É MAIS RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO DE TRAJES FATAIS


Trajes Fatais segue sendo uma incógnita para a indústria de jogos independentes do Brasil.  A novela em torno do jogo acaba de ganhar mais um capítulo, dessa vez indicando uma troca de desenvolvedoras.

De acordo com informações do idealizador do canal Segredo dos Games, Renato Cavallera, a Onanim Game Studio não estaria mais responsável pelo desenvolvimento do game, que supostamente passou para as mãos da Labbit Space Games

 


 

A troca é apontada como o novo motivo para o atraso do lançamento do jogo, já que documentos obtidos por Cavallera apontam que o estúdio chefiado por Onofre Paiva foi fechado em 2022. 



"Conversei com o Kledson Soares, CEO da Labbit e outras pessoas ligadas à empresa para saber qual é o status [de desenvolvimento de TraF] e o que que vai acontecer [...] O novo estúdio é uma empresa de Outsourcing de Maceió e que trabalha com Crypto NFT, Metaverso, web3 e tudo mais, e nunca publicou qualquer jogo de luta na vida. Na verdade, ela só publicou um jogo na Steam, o Delete.EXE, um jogo de terror, e mais nenhum outro. E embora tivesse algumas promessas, nenhum outro foi publicado desde então", revelou.

 

O jogo chegou a ter um cronograma de etapas de desenvolvimento, com possibilidade de lançamento da versão final para fevereiro deste ano. Entretanto, segundo o jornalista, nenhuma das datas estabelecidas foram cumpridas pela equipe da Labbit.

 


"Em Maio de 2023, logo após assumirem o projeto, um cronograma foi lançado aos apoiadores, incluindo várias datas e até de lançamento do jogo, que aconteceria em menos de um ano, em fevereiro de 2024, mas nenhum desses prazos foi cumprido. 

Segundo que Cledson disse para mim, tudo está correndo conforme o planejado, que na verdade a empresa só entrou nisso pela importância do Trajes Fatais para a indústria. Ela   
não é dona do projeto e basicamente só quer concluí-lo porque o Cledson é fã, tirando o dinheiro do próprio bolso para bancar dois programadores full time focados em corrigir bugs e completar o que vimos pronto, colocando um modo online. 

Não há qualquer investimento pesado no momento para a produção aumentar ou ser mais rápida, pois não há qualquer segurança jurídica para conseguir lançar o game algum dia. Onofre sequer enviou tudo sobre o jogo, então não tem como eles trabalharem em certas coisas importantes e também não responde ninguém há meses, mesmo sempre sendo visto online, olhando o Instagram", acrescentou. 


Cavallera apresentou ainda detalhes da conturbada tentativa de finalização do desenvolvimentos de TraF, ouvindo aproximadamente 10 ex-colaboradores que atuaram no projeto desde o lançamento das primeiras build.

 


"Entre todos os ex-desenvolvedores de Trajes Fatais que conversaram comigo, todos eles apontaram uma coisa: Consideram de muito difícil a impossível trabalhar com Onofre [...] Nada era aprovado, não porque era ruim, mas porque nunca agradava unicamente a ele, que sempre exigia que as coisas fossem como na cabeça dele, só que nem ele mesmo tinha definido na cabeça dele como deveria ser. 

Então vinha com exigências completamente bizarras, querendo que misturasse de algum jeito coisas que são completamente antagônicas e que não fazem sentido juntas, como por exemplo o Tarot, mas tinha que ser moderno, ao mesmo tempo clássico, mas que tinha que homenagear o jogo X, Y ou Z. Ou seja, era impossível montar algo desse tipo, e é por isso que até hoje não tem interface, menu e tela de seleção por exemplo.

Segundo o que relataram as pessoas que trabalharam com ele, Onofre falava que depois que saísse a tela de seleção de personagens, o resto iria naturalmente, mas nunca foi aprovada uma tela de seleção de personagens e se alguém reclamasse disso, ele falava que estava atrapalhando o criativo", destacou.


O jornalista também apresentou imagens da versão mais atualizada do projeto, como todos os personagens em ação, incluindo a vilã final, Makiabel. No entanto, tal versão ainda apresenta um grande número de bugs, além da falta de modos tradicionais como Arcade, História e o Online.



"Essa é a versão mais atualizada do jogo. É de 2021, a interface e os menus foi feito às pressas, de improviso, apenas para as pessoas poderem jogar o jogo. O layout anterior era na verdade um placeholder porque o Onofre, que é o chefe idealizador do jogo, não queria a versão da demo, mesmo ela sendo bastante elogiada, e por isso foi retirada. 

E assim como ela, toda a build bastante crua, com cenários que são apenas imagens, faltando muito polimento e detalhe, mas sobrando bugs, muitos bugs. As vezes é difícil voltar e selecionar um personagem sem que crashe o game, ou usar certos golpes, magias e coisas triviais dentro de um jogo. E isso se reflete também na otimização de Trajes Fatais que bizarramente não consome nada da placa de vídeo, mas para jogar puxa muito do processador e da memória RAM", pontuou.

 

Renato Cavallera salientou que tentou obter um posicionamento de Onofre Paiva sobre a apuração dos fatos, mas que não obteve retorno até a publicação do material no YouTube.

 


 

 

 

LINHA DO TEMPO 

2009  


- TraF se originou junção de ideias de David Herculano e Onofre Paiva, ambos alunos de um grupo de estudos chamado GameTA (Game, Tecnologia e Arte). Herculano tinha em mente a criação de um jogo intitulado Halloween Birthday Party, enquanto Paiva adorava games de luta. O grupo também contava com os programadores Luiz Lima e Emir Lima, que haviam desenvolvido uma engine própria voltada para fighting games.

 

2010 

- O projeto é submetido ao Edital de Arte e Cultura Digital - Prêmio Ricardo Rosas, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza.

 

2014

- Início do desenvolvimento de TraF com a nova engine.

 

2015

- TraF recebe o prêmio de "Melhor Jogo" da SBGames 2015, por meio de votação popular. 

 


 

2016 

- Início da campanha de financiamento coletivo pela Kickstarter, ficando abaixo da meta mínima de R$ 80 mil.

- Entrada de Jonathan Ferreira no projeto como sócio da Onanim e produtor do jogo

- Participação da empresa na Brasil Game Show 2016, conferindo a TraF o prêmio de "Melhor Jogo Brasileiro" daquele ano.

 


2017 

- Nova campanha de financiamento coletivo, dessa vez pela Catarse, conseguindo arrecadar impressionantes R$ 114 mil. 

- Início das parcerias com a Valente Studios para programação em Unreal Engine e a produtora Radioativa para composição de trilha sonora.

- Apresentação do primeiro Beta Aberto.

 


 

2018

- Liberação de Closed Alpha para PC, com mudanças significativas de jogabilidade.

 


2019

- Liberação da versão Demo para a Steam.

- Dois personagens não oficiais de um concurso criado pela página Power Geyser são selecionados para aparecer nos cenários do jogo.

 

2020

- Jonathan Ferreira anuncia saída da Onanim e revela que a empresa sofreu um desvio de R$ 48 mil de um ex-colaborador.

 


 

2021

- Ao criador de conteúdos Adriano Lopes, o diretor da Onanim, Onofre Paiva, afirmou que TraF segue em desenvolvimento.

 

2022

- Desenvolvedor Ygor Rebouças anuncia no Discord que deixou o projeto TraF por divergências criativas com o diretor da Onanim.

- Onanim encerra atividades. (Novo Fato)

 

2023

- Labbit Space Games assume o projeto TraF e apresenta cronograma de desenvolvimento para apoiadores. (Novo Fato)


COM INFORMAÇÕES DE CANAL SEGREDO DOS GAMES.

 

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