DESENVOLVEDOR LÍDER DE TRAGES FATAIS DEIXA A ONANIM STUDIO


O conturbado processo de desenvolvimento de Trajes Fatais: Suits of Fate ganhou mais um capítulo. Por meio do aplicativo Discord, Ygor Rebouças anunciou que não faz mais parte da Onanim Studio

O game continua em desenvolvimento, mas apenas com Onno Paiva a frente das decisões do projeto. A declaração de Rebouças vem de encontro com um recente vídeo publicado no canal oficial de TRAF no YouTube.

 


"Infelizmente, como o vídeo deixa claro, havia um desalinhamento entre equipe e Onofre. Nós entendemos que a obra artística é algo vivo, orgânico, que evoluiu por caminhos misteriosos e imprevisíveis. Contudo, nós da equipe acreditamos ser possível estabelecer um equilíbrio entre esta visão holística e o lado comercial que existe em toda empresa, seja esta do ramo artístico ou não. Em outras palavras, não acreditamos , como vemos de outras empresas, ser possível lançar um produto e continuar a evolução da obra ao mesmo tempo", afirmou.

 

Rebolças também reforçou que a decisão se deu por divergências com o criador da obra. Outros membros importantes também teriam optado por deixar a empresa. 

 


"Vale ressaltar que a mente por trás da Obra é o Onofre, é uma relação de pai e filho, praticamente. Desta forma, não cabe a nós tomar as rédeas do projeto ou querer ditar o rumo das coisas. Sabemos que perder a equipe não me parece ser um prospecto muito animador, porém, temos fé que é o melhor caminho a seguir", completou.

 

Oriundo do grupo de estudos Gameta (Games, Tecnologia e Arte), Trajes Fatais teve sua primeira versão concebida em 2011, por meio de um beta (TRAF Minimal) com cinco personagens. A notoriedade do projeto ocorreria em 2015, após ganhar o prêmio SBGames.

Em 2016, o game foi eleito o melhor jogo de luta da BGS (Brasil Game Show), sendo alçado ao patamar de projeto indie mais promissor daquela época. Em 2017, a Onanim conseguiu superar a meta de arrecadação que estabeleceu em campanha de financiamento, mas acabou acumulando um prejuízo de R$ 48 mil após um golpe aplicado por um ex-membro da equipe.

 


De lá para cá, os remanescentes da Onanim tentaram contornar a crise, mas sem sucesso. Em abril de 2020, o então gerente de negócios da empresa, Jonathan Ferreira, conhecido como Jon Satella, decidiu deixa a equipe alegando divergências relacionadas ao rumos do projeto.

Sobre o atual status de desenvolvimento de TRAF, o ex-desenvolvedor Líder de Projetos da Onanim relatou que 90% da programação single player do jogo já está concluída, restando outros pontos vitais para serem terminados, como é o caso do online.

 


"Considerando só a experiência single player/local (nada de online), a programação tá tipo 90%, a arte é uns 50%, porque sempre foi um estress grande a parte dos efeitos, que o que falta para a maioria dos personagens serem dados como 'prontos'. Agora, se você considera coisas como Online e Modo História, fica difícil responder.

O Online é difícil porque precisa ser algo estilo GGPO pra ficar bom, e isso dá muito trabalho de fazer. O Modo História é complicado, porque não tem escopo. O Onno já tentou fazer e não conseguiu. Ele quer algo que teria centenas de páginas de roteiro, mas isso requer alguém para escrever", completou.

 

 


Apesar da saída de Rebolças da Onanim, o idealizador de TRAF, Onno Paiva, assegurou que o projeto segue em desenvolvimento, agora com a missão de recrutar interessados para dar continuidade aos trabalho.

 


 

A prioridade, segundo ele, é conseguir um programador para finalizar toda a estrutura de jogabilidade.

 


"O que pode parecer muito exigente para uns é basicamente o nível normal de exigência desse gênero. O gameplay, por exemplo, precisa de polimento. Se vai ser fácil ou não, rápido ou não, exigente ou não, é algo que depende do quão a pessoa que fará valoriza genuinamente esse refinamento [...] Então, eu creio que a programação do jogo terá que ser concluída necessariamente por um amante de jogos de luta. Alguém que sabe o quão não é se preocupar com cada frame, cada caixa [de colisão], é um prazer [fazer] tais ajustes. Se você sente que é esse programador, te convido a entrar em contato no meu Insta pessoal, @onnopaiva. É a única rede social que eu tenho entrado no momento", pontuou.

 

E você, acha que TRAF ainda tem salvação? Deixe a sua opinião nos comentários.

AGRADECIMENTOS AO @MagmaMKII PELO COMPARTILHAMENTO DAS INFORMAÇÕES.


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