[SNK WHAT IF...?] - EDIÇÃO 3: E SE A LINHA CRONOLÓGICA CLÁSSICA FICASSE DESSA FORMA?


Com o sucesso estrondoso de suas franquias, a SNK Corporation passou a perceber que tinha em mãos uma infinidade de possibilidades para atrair mais consumidores, podendo assim brigar de igual com suas concorrentes, em uma época que carinhosamente ficou conhecida como "A ERA DE OURO DOS JOGOS DE LUTA"

Entretanto, foi com a série The King of Fighters que a desenvolvedora passou a enxergar a criação de um rico MULTIVERSO, capaz de destacá-la ainda mais no segmento de jogos eletrônicos. Foi pensando nisso que o BLOG DO REAL MINER decidiu trazer o tema para discussão e encontrar a melhor forma de encaixar seus jogos em ordem cronológica, ajudando os fãs a compreender como cada desses títulos podem ser inserido nesse que tem sido o conceito mais recorrente na cultura nerd.

Antes de mais nada, é válido ressaltar que como uma corporação que já tem mais de 40 anos de atuação no mercado de desenvolvimento de jogos, a SNK foi refinando seus produtos com o passar do tempo. Por isso, colocar vários títulos em uma linha cronológica coesa pode parecer um grande desafio para a maioria dos apreciadores do estilo, mas não é algo impossível. 


COMO TUDO COMEÇOU


Antes do surgimento de KOF, a SNK seguia firme e forte no desenvolvimento de jogos com estilos variados, estando posicionada entre as empresas mais tradicionais do mercado japonês. Tudo mudou de curso quando duas de suas franquias começaram a ganhar notoriedade em outras partes do mundo. 

Fatal Fury, por exemplo, foi uma criação de ninguém menos que Takashi Nishiyama, a mente por trás do primeiro Street Fighter, série considerada um divisor de águas para os jogos de luta. Fora da Capcom, ele inseriu os mesmo conceitos já conhecidos do gênero (um jovem que decide se aventurar pelo mundo atrás de oponentes fortes). No entanto, a busca por elementos próximos da realidade, com forte inspiração em filmes de ação da década de 90, fez com que os personagens dessa franquia se destacassem entre as dezenas de jogos lançados naquele tempo.

Art of Fighting surgiu em 1992, ou seja, um ano após o lançamento de Fatal Fury, sendo este jogo o antecessor dos acontecimentos da Saga dos Irmão Bogard. Até então, a linha cronológica que a SNK criou seguia de forma ordenada, até a chegada de The King of Fighters' 94, que inicialmente era para ser apenas um game crossover, sem levar em consideração a idade dos personagens envolvidos. O título fez tanto sucesso que a empresa se viu obrigada a dar continuidade ao projeto, dando origem a uma linha temporal alternativa.

Por conta da inesperada aceitação de KOF' 94, muitos fãs até hoje tem dificuldades de compreender como funciona o multiverso da SNK, uma vez que os próprios produtores da empresa já afirmaram que muitos acontecimentos ocorridos em Art of Fighting e Fatal Fury também ocorreram na linha temporal dessa série, enquanto outros se deram de forma diferente e alguns nem chegaram a acontecer. 

Parece confuso, mas se analisarmos todos os games já lançados, teríamos pelo menos umas três ou quatro linhas temporais alternativas dentro desse caldeirão de títulos (pelo menos as que englobam as principais franquias da casa). Para ter essa compreensão, o BLOG vai explicar cada uma dessas linhas do tempo, mas por hora vamos focar somente nos jogos que compõem a chamada "Linha Cronológica Clássica" ou "Linha do Tempo 1", englobando as seguintes séries (em ordem datada). 


SAGA SAMURAI SHODOWN



Indignado com a indiferença do Shogun com o sofrimento da população, Gaou Kiyogoku Hinoanokami, um leal general que serviu aos Tokugawa, decide iniciar um golpe de estado, liderando uma rebelião em Hinowa. No entanto, os conflitos acabaram resultando em inúmeras vítimas inocentes, fazendo com que ele passe a ser visto como uma grande ameaça. Yoshitora Tokugawa, um antigo aprendiz de Gaoh, decide fazer de tudo para derrotá-lo. Ele é o herdeiro do Shogun, portanto, o único capaz de assumir o comando do país. Apesar disso, o jovem não demonstra interesse em questões políticas, optando por deixar sua casa para viver o caminho da espada.

Após inúmeros percalços durante a sua jornada de retorno a Hinowa, Yoshitora confronta seu antigo mentor, obtendo uma certa vantagem no início da batalha. Entretanto, Gaoh havia firmado um pacto com um demônio conhecido como Kuraki-Sumeragi. Apesar da força descomunal, o vilão acaba sucumbindo a falta de controle, ficando vulnerável ao golpe de Yoshitora. 




Ao recobrar a consciência, Gaoh revela que seu objeto nunca foi tomar a posse do shogunato Tokugawa, mas sim chamar a atenção do jovem para que ele pudesse levar o seu compromisso como herdeiro a sério. Em seu leito de morte, Gaoh pede para que Yoshitora assuma o posto no Shogun pelo bem da nação e, percebendo a sua responsabilidade, o rapaz promete que fará como seu antigo mestre deseja. A morte de Gaoh resulta no fim no conflito no Japão.

-----------------------------------------------
-------------------





Um ano após os eventos de Samurai Shodown V, é revelado que o pai de Yoshitora Tokugawa foi assassinado por seu próprio conselheiro, Tanuma Okitsugu. Com isso, ele assumiu o posto de Shogun, nomeando Sadanobu Matsudaira como seu novo conselheiro. Juntos, eles tentam inaugurar uma nova reforma na Era Kansei, mas o país continuava sendo assolado por um mal terrível e iminente. 

Shizuka Gozen, o espírito falecido de uma jovem que foi possuída e presa em Yomi, ameaçava destruir o Japão, fazendo com que guerreiros de todo o mundo viajassem até o país para investigar tal força maligna. 

Aqui, o protagonista da vez é Yashamaru Kurama, um samurai renegado que vive como um Karasu Tengu, que nada mais é que um demônio que age sob as sombras. Quando criança, seu pai foi assassinado por um crime que não cometeu, fazendo despertar um ódio pelo Shogunato. Isso o coloca em rota de colisão contra Yoshitora Tokugawa, que se tornou o novo Shogun.




Yashamaru acaba transportado para outra dimensão, indo parar próximo de uma árvore de Sakura e um templo gigante com muitas escadas ao fundo. O motivo dele estar lá é que Shizuka o confundiu com o seu antigo amado, Yoshitsune. Ela é tomada por uma aura escura que a faz flutuar serenamente no ar. Seu rosto é coberto por um véu da era Heian, e diante dele, a jovem declara a extinção do mundo e tudo dentro dele. 




Em outro momento da batalha, a aura de Shizuka fica ainda mais escura, revelando uma face ainda mais ameaçadora, com olhos negros e malignos. No entanto, Yashamaru consegue derrotá-la, fazendo com que ela consiga purificada sua alma e partir para o outro lado pacificamente. O mal que assolava o Japão se dissipa e a paz volta a reinar.  




Dias depois da batalha contra Shizuka, Yashamaru volta para a sua terra natal onde visita o tumulo de seu pai. Ele reflete sobre tudo o que aconteceu e chega a conclusão que manterá a sua missão de proteger as pessoas das injustiças do mundo, mesmo que para isso tenha que sujar suas mãos.

-----------------------------------------------
-------------------





Amakusa Shiro Tokisada, um homem que outrora foi o líder de uma rebelião cristã no Japão, é a ameaça da vez. É revelado que momentos antes de ser executado, ele fez um pacto com uma entidade maligna chamada Ambrosia, ressuscitado em seguida como um espectro morto-vivo. 

Depois de absorver uma quantidade de energia maligna dentro de Shizuka, Amakusa assumiu o corpo de um dos filhos de Hanzo Hattori, Shinzo, completando sua ressurreição dois anos após os eventos de Hinowa. Ele também derrota Haohmaru, um ronin, que havia deixado a tutela de seu mestre, Caffeine Nicotine





É revelado também que uma década antes do início dos acontecimentos da série, após assumir o corpo de Shinzo, Amakusa pôs em prática seu plano para se vingar daqueles que tramaram contra ele, pretendendo ressuscitar Ambrosia no reino dos mortos após a sua libertação. Para isso, ele precisou se apoderou da Pedra Palenke, item sagrado oriundo do Inferno Verde, para assim obter o poder necessário para o ritual. 

Como consequência, o mundo inteiro passou a ser assolado por fenômenos malignos. Isso acabou atraindo vários guerreiros dispostos a por um fim nos planos de Amakusa. Disposto a ter a sua revanche, Haohamu decide se envolver, sendo acompanhado da sacerdotisa de Ainu, Nakoruru, que embora pacifista, pega sua lâmina para salvar a Mãe Natureza. 




Embora vários lutadores tentem matar Amakusa, apenas Haohmaru e Nakoruru foram os únicos que conseguiram derrotá-lo, aparentemente eliminando-o no processo.

-----------------------------------------------
-------------------






Meses após os acontecimentos de Samurai Shodown, uma outra ameaça surge no Japão. No entanto, ele não é parente de Amakusa ou Ambrosia. Trata-se de Zankuro Minazuki, um guerreiro poderoso que ganhou o rótulo de "demônio" após habitantes de várias vilas. 




Em determinado momento, Zankuro descobre o erro de suas ações, concordando apenas em matar guerreiros habilidosos em duelos. Uma das vítimas que ele poupou foi Shizumaru Hisame, uma criança que mais tarde seria criada por Haohmaru. 




Junto com seu mestre, Shizumaru parte em busca de vingar o assassinato de sua família pelas mãos de Zankuro, tendo que enfrentar outros adversários antes. Eventualmente, eles se encontram e duelam, com o garoto se sagrando vencedor. 




Embora Zankuro tenha sido gravemente ferido, ele tenta dar um golpe final apenas para ser derrubado pelos céus.

-----------------------------------------------
-------------------






Amakusa volta a dar as caras meses após a morte de Zankuro. Entretanto, seu espírito foi dividido em duas metades; a original, boa e justa; a outra, corrupta e ambiciosa. Enquanto a metade má traz destruição ao Japão de Shimbara, a metade boa luta para restaurá-la. 




O maligno Amakusa sequestra uma jovem kunoichi chamada Hazuki Kazama, do clã ninja Kazuma. Por ser detentora de uma força vital especial, ela é usada pelo feiticeiro para controlar a sede de sangue de Zankuro. Seus irmãos mais velhos, Kazuki e Sogetsu, correm para resgatá-la. 




Embora vários resultados desta batalha sejam apresentados, Kazuki Kazama é quem mata ou maligno Amakusa, possibilitando a libertação da alma de Zankuro, que agora pode descansar em paz. 




Rotulado como um "Nukenin", termo utilizado para denotar um ninja considerado desonesto ou desertor, Kazuki passa ser perseguido pelos Kazama. No entanto, Sogetsu sugere um pacto com seu irmão, com ambos forjando a falsa morte de Kazuki.

-----------------------------------------------
-------------------





Seis meses após o conflito causado por Amakuza, uma sacerdotisa possuída pelo demônio maligno, Mizuki Rashojin, emerge para enviar o mundo ao caos novamente. Como uma serva leal de Ambrosia, ela é despertada pelo mal da metade malévola de Amakusa. 




Ela caça as almas dos guerreiros azarados e usa os caídos para fortalecer os poderes dela e de Ambrosia. O lado bom Amakusa acaba salvando Haohmaru e outras almas virtuosas, mas ele também cai em sua ruína. Os guerreiros viajam para o próprio Inferno para lutar contra sua alma antes que ela ressuscite. 




Haohmaru e Nakoruru foram os únicos guerreiros capazes de fazer a jornada para o Inferno e parar Mizuki, selando-a no Makai (mundo demoníaco) após sua derrota.

-----------------------------------------------
-------------------





Yuga, o Destruidor, outro ser originário do reino Makai, move-se para conquistar o mundo meio ano após a derrota de Mizuki. Vinte anos antes da ressurreição de Amakusa, ele entra no reino humano e rouba bebês do útero de várias mães e, usando seu poder, concede habilidades sobre-humanas a eles. Ele silenciosamente reinsere essas crianças e espera que elas se tornem guerreiras sobre-humanas.

 


Após a idade adulta, Yuga aparece diante de todos eles, submetendo-os a uma lavagem cerebral para se tornarem seus escravos leais. Uma de suas vítimas é uma mulher misteriosa chamada Shiki, a contraparte feminina perfeita para o seu renascimento. 




Yuga ordena que Shiki encontre a contraparte masculina perfeita, com a intenção de fundir os dois para sua eventual ressurreição. Haohmaru é selecionado, mas Yuga o subestima em sua batalha. 




No fim, Haohmaru o derrota Yuga e liberta Shiki de seu controle mental.

-----------------------------------------------
-------------------





Um ano se passa após os eventos de Samurai Shodown 64, e Yuga, mais bem preparado, revive a si mesmo. Com sua segunda aparição, Asura, um ser destrutivo que causa estragos para trazer "a unificação deste mundo e do Netherworld", escapa de sua prisão. 

Percebendo a força de Asura, Yuga o clona e cria seu leal servo, Hanmen no Asura. Suas ordens são para recuperar Shiki e trazê-la até ele. No entanto, ele se apaixona pela jovem e se volta contra seu mestre. 




No fim, ambos os Asuras derrotam Yuga completamente e se fundem, deixando Shiki com uma criança. Sentindo-se indigna da maternidade, ela entrega o bebê aos cuidados de Haohmaru. 

-----------------------------------------------
-------------------





Dez anos antes dos acontecimentos de Samurai Shodown Sen, o príncipe de Lesphia, um pequeno país na Europa, e sua esposa foram atacados e mortos durante uma viagem. Sua única filha, Suzuhime, escapou por pouco, graças a ajuda de um guarda. Dias após esse traumático evento, a menina foi levada para o domínio feudal de Amori-han, no Japão, e o senhor dessas terras decidiu adotá-la.

Indo para 1791, ano em que a Era Edo se encaminhava para o fim, Haohmaru seguia em sua jornada na busca de adversários valiosos. Ele reencontra Takechiyo, aldeão de uma vila que ele ajudou a salvar durante um ataque. O ronin desafia, que recusa o desafio, justificando estar em busca da princesa desaparecida do clã Amori-han. 





Durante a história, é revelado que uma frota estrangeira de navios adentrou a costa japonesa, fazendo com que muitos dos guerreiros envolvidos na trama se dediquem a descobrir a quem ela pertence. Logo, descobre-se que a presença desses navios tem ligação direta com Suzuhime.

Além da princesa, os ocupantes da frota estrangeira tinham a missão de recuperar uma espada sagrada. Uma misteriosa mulher chamada Angelica era quem liderava os trabalhos, sob ordens de um general americano conhecido como Golbo




Foi revelado ainda que Golbo era um dos filhos do rei de Lesphia, e que o pai de Suzuhime acabou sendo o escolhido para suceder o trono. Como resposta, o general tentou dar um golpe de estado, mas acabou falhando na execução do plano, sendo exilado na América.
     
Por lá, Golbo se tornou um oficial do Exército Continental, lutando na Guerra Revolucionária Americana. Graças a isso, ele passou acreditar que um grande poderio militar era o suficiente para criar uma grande nação, vendo a Europa como inimiga. Assim, ele formou um grupo de assassinos do qual Angelica faz parte, sendo também responsável pelo naufrágio que vitimou os pais de Suzuhimi, numa tentativa de roubar a espada sagrada, símbolo do direito de governar Lesphia.




Além de Angelina, Golba também conta com a proteção de Draco, um fora da lei e mercenário que realiza serviços como atirador, guarda-costas e assassino de aluguel para quem pagar mais. Ele também foi o responsável por matar o pai de Galford.  

 


No fim, Angelica se volta contra Golba ao tomar conhecimento de que ele foi o responsável por tentar matá-la quando criança. Suzuhimi entra em confronto contra o general e o vence, mas não o mata, recaído a Takechiyo e Haohmaru a missão de eliminá-lo. 



Após a morte de Golba, Suzuhumi decide ficar no Japão e apoiar Takechiyo na missão de se tornar um grande espadachim.

-----------------------------------------------
-------------------





Apesar do fato de Samurai Shodown VI ser um Dream Match, há elementos que podem muito bem ser adaptados para encaixar esse título no cânone, tanto da série quanto desta linha do tempo.

Para começar, os produtores da SNK apelidaram SamSho VI de "jogo de festival", dado ao fato dele reunir todos os personagens dos títulos anteriores. Além disso, temos a apresentação de quatro novos lutadores (três se excluirmos Iroha), fora que o jogo possui uma história de fundo que a atmosfera de um torneio de celebração.




Dito isso, vamos aos fatos que, na avaliação BLOG, tornar o título passível de se tornar canônico, ou pelo menos semi-canônico:
   
Anos se passaram desde os acontecimentos de Samurai Shodown V. Yoshitora Tokugawa finalmente decide fazer uma proclamação para decidir quem é o lutador mais forte do mundo, dando início a inúmeros festivais com torneios de artes marciais.

Além de rostos já conhecidos, três novos lutadores se destacam nesses torneios: Andrew, um soldado americano em busca de aliados que ajudem a impedir uma ameaça ao seu país; Iroha, uma garça capaz de se transformar em uma bela jovem; e Sugoroku Matsuribayashi, um grande apreciador de festivais.





Além desses três, também temos Ocha-Maro Karakuri, uma marionete criada no período Heian para combater demônios. Ela fazia parte de um exército de marionetes que lutaram contra demônios vindos do Makai durante séculos. Sua presença no festival se deve pelo fato de pressentir que um grande mal estaria por vir.




Nas etapas mais decisivas da trama, é revelado que o ser que espreita o festival era ninguém menos que Gaoh, que conseguiu absorver um grande poder demoníaco e que ansiava dominar o Makai e o mundo dos vivos.





Em resumos, os eventos aqui se centram em Yoshitora e Andrew, com esse último querendo recrutar o Shogun do Japão, afirmando querer unificar o mundo a um único governo, onde o povo é quem dá as ordens. Yoshitora diz entender a proposta de Andrew, mas que prefere trabalhar sozinho, uma vez que é uma pessoa difícil de lhe dar, optando por empregar os seus próprios métodos. 

-----------------------------------------------
-------------------





A era dos samurais e espadachins se encaminhava para o seu fim e aqueles que não respeitavam essa mudança de forma pacífica acabaram banidos para uma ilha conhecida como Ritenkyo, um lugar que funcionava uma espécie de centro de reabilitação. As principais lideranças desse ilha compartilhavam o ideal de um dia destruir o xogunato, ficando conhecidos como "Liga das Três Lâminas da Dominação"

Esse grupo tem como pilar três figuras importantes: Oboro; um ninja aposentado que no passado pertenceu ao clã IgaTohma Kuki, um samurai albino de origem desconhecida que quando criança foi adotado por um homem chamado Kuki; e Mikoto, a filha de Shiki com Shadow Asura.

A saída de Oboro se deu após perder uma luta contra Hanzo Hattorinão conseguindo êxito em tomar controle do clã. Como resposta, ele decidiu se dedicar ao estudo da magia negra, passando a adorar Jigen Taishi, uma personificação de Buda.




No caso de Tohma, é revelado que ele foi responsável por matar seu pai adotivo por inveja, o que acaba despertando a revolta de Seishiro, filho biológico de Kuki; Enquanto Mikoto foi entregue aos cuidados de Nicotine Cafein e Haohmaru, já que Shiki se sentiu indigna de cuidar da própria filha.




Além de Haohmaru, Warriors Rage também é protagonizado Seishiro, que busca vingança pela morte de Kuki; e Nakoruru, que manifesta-se novamente após saber que Rimururu é mantida como prisioneira pelo Trio Razor.




Outro personagem importante para o desfecho do enredo é Yuda, um ser resultante da fusão entre Asura e Shadow Asura. Inicialmente, o rapaz segue ordens de Oburo com a promessa de ter uma posição de destaque no xogunato do vilão, no entanto, ele acaba descobrindo que possui um elo com Mikoto. 

No fim, é revelado que a personalidade maligna de Mikoto é na verdade Yuga, vilão de Samurai Shodown 64, recaindo a Yuda a missão de eliminar o vilão e libertar a jovem. 




Com as derrotas de Tohma e Mikoto, Oboro decide liderar o Razor Trio sozinho. Porém, mesmo com o sacrifício das Amazonas de Oboro, ele é vencido por Haohmaru. 

-----------------------------------------------
-------------------

SAGA THE LAST BLADE




Os acontecimentos do primeiro The Last Blade iniciam no ano de 1863, cuja história é enraizada no conturbado período Bakumatsu, época em que grandes mudanças ocorriam em todo o território japonês após a queda do Shogunato Tokugawa, que governou o país de 1603 a 1868.

O enredo do jogo relata que dois mundos existiam desde os tempos mitológicos, sendo eles o Mundo dos Vivos e o Mundo dos Mortos. Eles eram separados pelos Hell's Gate, que mantinha o equilíbrio da existência. Esse portão era protegido por quatro deuses celestiais, sendo eles Biako (Tigre Branco do Vento), Seiryu (Dragão Azul do Trovão), Susako (Fênix Lendária do Fogo) e Genbu (Tartaruga Negra da Terra).




Esses deuses vigiavam constantemente o portão à sombra de toda humanidade, e por eras foram esquecidos pela criação. Uma antiga lenda dizia que um dia chegaria o tempo do avivamento Majin, onde os quatro deuses viram a terra, caminhando pelo mundo dos mortais, e seriam responsáveis por julgar a humanidade pelos seus atos cometidos em vida.

Nos tempos atuais, durante a Era Bakumatsu, o Japão começava a se abrir para o ocidente, sendo influenciado por sua cultura aos poucos, se virando contra os seus próprios costumes nativos.

Enquanto a influência social do ocidente crescia entre a comunidade japonesa, sem que as pessoas notasse, o momento do avivamento Majin chegava para trazer ordem e julgamento ao mundo.

Os quatro deuses celestiais reencarnam. Um deles, Susako, tomou o corpo de um homem chamado Shinnosuke Kagami, que observando todas as mudanças no mundo ao seu redor, sentia-se enojado de como os homens ignoraram como viver em honra, respeito e obediência aos deuses, se esquecendo de suas existências, aceitando ideais estrangeiros que corrompiam os costumes tradicionais do Japão. Se valendo do poder de Susako, Kagami decide abrir o Hell Gate a fim de trazer a purificação do mundo dos mortais, se tornando o senhor do novo mundo que emergiria.




Um mestre em espadachim conhecido como Gaisei descobriu os planos de Kagami, decidindo enfrentá-lo sozinho para impedir a abertura do portão, já que muitos inocentes seriam mortos no processo. Mesmo muito habilidoso, Gaisei não é páreo para o poder de Kagami, sendo assassinado por ele.

O corpo de Gaisei é encontrado por um de seus discípulos, Moriya Minataka, sendo acusado injustamente de matar seu próprio mestre. Sabendo que as pessoas não acreditariam em sua inocência, ele decide assumir a culpa e fugir.




Kaede e Yuki, outros discípulos de Gaisei, sabem que Minataka nunca seria capaz de matar seu próprio mestre e que alguém estaria por trás de tudo isso, e juntos decidem sair em busca de seu amigo para obter respostas e encontrar o verdadeiro assassino de seu mestre e pai adotivo.

Tomado por um grande poder, Kagami sabia que sozinho não poderia abrir os portões  do inferno. Ele precisava dos poderes divino dos outros guardiões. Enlouquecido por seu plano, ele desperta os outros três deuses celestiais. Biako reencarnou em Shigen Naoe; Genbu em seu avatar, Genbu de Okina; e Seiryu no jovem Kaede.

Ao descobrir os planos de Kagami, Shigen Naoe, decide se enfurecer, enquanto Genbu de Okina tenta acalmá-lo. Kaede toma conhecimento de que é a reencarnação de Seiryu, fica receoso de usar seus poderes divino, temendo sucumbir ao poder assim como aconteceu com Kagami.

Em meio ao caos que assola o mundo, outros guerreiros também decidem se juntar as fileiras da guerra contra Kagami, cada um deles com suas próprias motivações, mas de alguma forma conectados ao destino do avivamento de Majin.

Em determinado momento da missão de encontrar Moriya, Kaede e Yuki se separam, mas logo voltam a se encontrar. Ela diz que não pode deixá-lo enfrentar Moriya, uma vez que o jovem não é responsável por matar Gaisei, mas sim Kagami.

Cinco anos depois, Kaede encontra Moriya para revelar a verdade, mas o espadachim não demonstra interesse em escutar seu amigo. Eles batalha e Kaede vence. O jovem parte agora para enfrentar Kagami.




Antes de acessar a reencarnação de Susako, Kaede enfrenta Akatsuki Musashi, um demônio oriundo do Hell Gate aberto por Kagami. Apesar da batalha dura, Kaede vence Musashi, podendo assim enfrentar Kagami para vingar Gaisei. A força de Seiryu se manifesta em Kaede, conseguindo vencer Kagami. Entretanto, mesmo com vitória, o jovem não consegue fechar os portões do inferno.

-----------------------------------------------
-------------------





Seis meses após o desfecho da batalha contra Kagami, Kaede e Yuki parte em busca de Genbu de Okina, com a intenção de descobrir um modo de fechar o Hell's Gate. Ele revela que a única forma de fechar os portões era encontrar a Donzela de Selamento, figura fundamental para o rito de selamento.




Eles não sabem ao certo o que é a Donzela de Selamento, mas decidem buscar respostas no antigo castelo Kagami. Kaede é surpreendido com a presença de uma figura que sai do Hell's Gate. 

Tal figura se apresenta como Koryo, um enviando do outro lado para impedir o ritual de selamento dos portões do Hell's Gate. Para piorar ainda mais a situação da batalha, Kaede acaba descobrindo que o tal guerreiro é ninguém menos que seu mestre, Gaisei.




Forçado a lutar contra seu mentor, o jovem não viu outra escolha, manifestando o poder de Seiryo, vencendo Gaisei, que aqui é chamado de Koryu.




Koryu acaba lembrando do seu passado e das coisas boas que viveu ao lado de seus discípios e filhos adotivos, decidindo usar o restante de seus poderes para fechar o Hell Gate. Uma grande explosão ocorre, fazendo a Donzela de Selamento aparecer. Ela se manifesta em ninguém menos que Yuki.




A Donzela de Selamento elogia a bondade do coração de Kaede, aconselhando-o antes de se sacrificar para salvar a humanidade.

-----------------------------------------------
-------------------


SAGA ART OF FIGHTING 


Aqui entramos a parte que merece mais atenção na linha cronológica clássica, uma vez que tanto Art of Fighting quanto Fatal Fury possuem eventos que alicerçam o caminho que os protagonistas percorrerão antes dos acontecimentos cruciais que ocorrem em seus títulos. A primeira parte desses eventos introdutórios tem como foco o fio condutor de ambas as franquias, Geese Howard.



Em 21 de janeiro de 1953, nascia Geese Howard, filho da norte-americana Maria Howard com um terrorista austríaco conhecido como Rudolf Von Zanac. Infelizmente, o passado não foi muito bom para o garoto, uma vez que meses após o seu nascimento, ele e Maria foram abandonados por Rudolf.

Alguns anos se passam e Geese teve que ajudar a mãe, que acabou ficando doente. Apesar de todos os esforços, Maria Howard acabou falecendo, alimentando um sentimento de vingança em Geese.

Após a morte da mãe, Geese inicia sua jornada para encontrar seu pai, agora chamado de Rudolf Krauser Von Stroheim. Ele busca todos os meios para obter informações sobre o seu paradeiro.

No ano de 1968, aos 15 anos de idade, Geese consegue ir até a Alemanha para encontrar Rudolf, mas seu plano de vingança acabou fracassando ao ser derrotado em batalha por seu meio-irmão, Wolfgang Krauser.




Entre 1969 e 1977: Após a derrota para Krauser, Geese tenta encontrar um novo caminho através da religião, mas o ódio e o ressentimento ainda o perturbavam. Nesse período, ele acabou se tornando um dos discípulo de Tung Fu Rue, ao lado de Chang Sinzam e Jeff Bogard. Tudo parecia ir bem, mas ele acabou rompendo a relação com seu mestre, após o mesmo avalia-lo como indigno para ser o seu sucessor.

Tung Fu Rue escolhe Jeff Bogard para aprender as técnicas sagradas do Hakkyokuseiken. Rejeitado, Geese Howard decide deixar o dojô, prometendo regressar um dia para matar ex-amigo. Paralelo a isso, ele inicia o seu plano para conquistar de Southtown, por meio do mundo do crime. 



A primeira parte do plano consistiu em derrubar todos os cartéis criminosos da cidade. Foi nesse período que ele acabou recrutando dois homens conhecidos como Hipper e Hopper. É também aqui que Howard decide criar aquilo que se tornaria o símbolo de sua supremacia, o Geese Tower, um edifício capaz de observar toda a movimentação de Southtown.

Tendo conseguiu acabar com todas as gangues menores da cidade, Howard agora tinha força o suficiente para derrubar a maior delas, liderada por Mr Big, e assim ele o faz. Como recompensa, o vilão não só consegue se tornar o rei do submundo do crime, como também faz com que Big passe a trabalhar para ele.

-----------------------------------------------

-------------------



No ano de 1978, tem início os eventos de Art of Fighting. Após derrubar Mr. Big, Geese se torna o maioral do submundo de Southtown. Como parte de seu plano, ele também consegue se tornar uma figura benevolente, ganhando a simpatia da opinião pública, tudo para mascarar o seus negócios ilegais. Entretanto, ele quer ampliar ainda mais seu poder na cidade, decidindo recrutar os maiores lutadores para o seu exército pessoal, mesmo que tenha que coagi-los.



Entre os alvos em potencial estava Takuma Sakazaki, dono de um tradicional dojô de Karatê Kyokugenryu. Ele se nega a trabalhar para o vilão, que enfurecido, manda Mr Big sequestrar a filha dele, Yuri Sakazaki. Com isso, Takuma acaba sendo forçado a fazer alguns serviços sujos para Howard. 



Com Takuma Sakazaki desaparecido e Yuri sequestrada, Ryo Sakazaki, decide encarar todos os membros da gangue de Mr. Big, uma missão que é auxiliada por seu melhor amigo, Robert Garcia. Eles conseguem derrotar o vilão, mas um outro inimigo surge para enfrentá-los. 



Tal oponente, Mr. Karate, possui as mesmas habilidades de Ryo Sakazaki, tornando a luta equilibrada. No entanto, o jovem o supera em força, vencendo-o em seguida. A batalha acaba tendo um desfecho inesperado quando é revelado que o inimigo por trás da máscara é justamente Takuma Sakazaki. 

-----------------------------------------------
-------------------



Pouco depois dos acontecimentos do primeiro Art of Fighting, é revelado Takuma teria confrontado Gesse Howard sobre o possível envolvimento do vilão na morte de sua esposa, Ronnet Sakazaki, que inicialmente teria sido vítima de um acidente de carro. Essa conversa teria ocorrido quando Ryo Sakazaki tinha apenas 10 anos.



Por conta disso, Takuma desapareceu e o garoto teve que ficar responsável pela criação de Yuri Sakazaki e administração do dojô Kyokugenryu. Nesse período, Geese continuou com o seu plano de dominação de Southtown. Um torneio de artes marciais é promovido para atrair vários lutadores. Os Sakazaki tomam conhecimento disso e decidem entrar na competição. 



Na final, Ryo Sakazaki enfrenta Geese Howard, que perde para o rapaz. Ele decide se retirar novamente da cidade após a derrota.

-----------------------------------------------
-------------------



Um ano após o desfecho de Art of Fighting 2, tem início a trama de Art of Fighting 3, tendo Robert Garcia como o elo principal da história que envolve um misterioso elixir desenvolvido pelo pai de sua amiga de infância, Freia Lawrence, e o vilão do jogo, Wyler. Diferente dos dois primeiros jogos, este arco não ocorre em Southtown, mas sim em Glasshill Valley, uma pequena cidade do México.




Fora de Southtown, Geese vai para o Japão, onde acaba conhecendo histórias sobre pergaminhos de poder e imortalidade. É também aqui que ele se submete aos treinamentos de vários mestres, entre eles Toji Sakata, de Fatal Fury Wild Ambition, e Tatsumi Suo, o avô de Blue Mary

Após isso, ele retorna para Southown, onde cumpre a promessa de mata Jeff Bogard. Essa é uma das mortes mais impactantes de todo o SNKverso, pois ela ocorre na frente de seus filhos adotivos, Terry e Andy Bogard




É também nesse período que ele conhece Billy Kane, um adolescente britânico que mais tarde seria o campeão do torneio que criaria. 

-----------------------------------------------

-------------------


SAGA 3 COUNT BOUT 



Para dar ainda mais consistência a linha cronológica principal, a SNK poderia incluir 3 Count Bout, título que contou com o próprio fundador da empresa, Eikichi Kawasaki, como produtor. 



O game é ambientado em um fictício campeonato promovido pela SWF (SNK Wrestling Federation), uma organização que busca promover a modalidade pelo mundo. Aqui, o elo de ligação com os personagens do game é Big Bear, que é a outra persona de Raiden, um lutador que apareceria mais tarde em Fatal Fury



Com base em uma lustração que mostra Big Bear imobilizando um personagem chamado Big Bomberder, podemos deduzir que o lutador fez parte da SWF e que Geese Howard possa ter usado a competição para recrutá-lo para o seu grupo pessoal de guarda-costas.

-----------------------------------------------

-------------------

SAGA FATAL FURY 



Sem obstáculos no seu caminho, Geese Howard agora reina absoluto como o chefe de Southtown. Ele também aproveita esse tempo para criar o torneio King of Fighters, uma competição que reúne os lutadores mais poderosos do mundo. Terry Bogard retorna para a cidade e juntamente com seu irmão, Andy Bogard, e o amigo, Joe Higashi, decide entrar no torneio para vingar Jeff Bogard.



Geese reconhece o sobrenome de Terry Bogard, mas acredita que o rapaz não será páreo para Billy Kane. Entretanto, o rapaz vence, ganhando o direito de confronta-lo. A luta ocorre na Geese Tower e Bogard acaba vencendo. 



No confronto, o vilão leva um golpe que o faz cair do alto do edifício, sendo dado como morto.

É importante lembrar ainda que a SNK ainda produziu um remake chamada Fatal Fury: Wild Ambition, e que tal versão realizou algumas alterações no original, como apresentar os novatos Tsugumi Sendo e Toji Sakata, além de inserir lutadores que só apareceriam nos games seguintes, como Mai Shiranui e Ryuji Yamazaki.




Como Toji Sakata foi citado nos eventos seguintes aos fatos de Art of Fighting, os únicos lutadores a serem incorporados aqui são o próprio ex-mestre de Geese Howard, Tsugumi Sendo, e Ryo Sakazaki, que pode ter espreitado os eventos internamente. 

-----------------------------------------------

-------------------

1992 - ACONTECIMENTOS DE FATAL FURY 2


Wolfgang Krauser toma conhecimento do trágico fim de Geese Howard, decidindo se apoderar do torneio King of Fighter, promovendo assim uma segunda edição para atrair o homem que derrotou o seu meio irmão.


Por conta de uma série de acontecimentos envolvendo alguns lutadores da edição anterior, que foram surrados misteriosamente por Krauser, como foi o caso de Hwa Jae, Terry Bogard e seus amigos decidem entrar na competição. O resultado foi mais uma vitória para o herói e morte do vilão.



Vale lembrar ainda que no ano seguinte a SNK lançou Fatal Fury Special, que é basicamente uma versão atualizada de Fatal Fury 2, não sendo levado em consideração para o cânone da série.

-----------------------------------------------

-------------------



Aqui temos o início dos eventos relacionados à Fatal Fury 3 e Real Bout Fatal Fury. A trama gira em torno dos irmãos Jin Chonrei e Jin Chonshu, que buscam as outras partes dos chamados pergaminhos sagrados. 

Eles foram destinados a protegê-los, no entanto, como alguns dessas relíquias estão perdidas, os dois vão até Southtown para recupera-los, tendo Ryuji Yamazaki como guarda-costas. 




Aqui também ocorre uma reviravolta na história. Gesse Howard está vivo e de posse de posse de um dos pergaminhos. Com ele, o vilão acabou adquirindo parte de um poder sagrado que o ajudou a se regenerar fisicamente.



Ao chegarmos próximo ao fim da história do jogo, é revelado que Geese Howard se apodera dos pergaminhos dos irmãos Jin, aumentando não só a sua força física, mas também o controle sob SouthTown. 

-----------------------------------------------

-------------------



Após se apoderar dos pergaminhos dos Jin, Geese Howard decide realizar mais um torneio King of Fighters, com o propósito de mostrar a superioridade de seu poder. Aqui também tomamos conhecimento da existência de Rock Howard, filho que foi rejeitado pelo vilão. 




Na batalha final, Howard é novamente jogado para fora da Geese Tower, mas dessa vez Terry Bogard o segura pelo braço. Orgulhoso demais para ter a vida salva por seu rival, ele opta por se deixar cair novamente do alto do edifício, tendo uma morte definitiva.



Além de Real Bout Fatal Fury, a SNK lançou Real Bout Fatal Fury Special no ano seguinte, que assim como Fatal Fury Special, o game também mais uma atualização de títulos passados.

-----------------------------------------------

-------------------



Apesar de conter personagens que já morreram na série, como Geese Howard e Wolfgang Krauser, Real Bout Fatal Fury: Dominated Mind segue uma sequência de fatos que facilmente se encaixam na cronologia clássica, com os acontecimentos focados na tentativa do vilão do jogo, White, em se tornar o novo chefe de Southtown.




Para isso, ele faz lavagem cerebral em Billy Kane para conseguir o seu objetivo. Entretanto, seus planos são frustrados por Alfred, jovem lutador que conta com ajuda dos irmãos Bogard.  



Foi também em 1998 que a SNK lançou Real Bout Fatal Fury 2, jogo que traz os novatos Rick Strowd, Li Xiangfei. Mesmo White não sendo o  vilão desse game, podemos, de alguma maneira, inseri-los dentro dos acontecimentos de Dominated Mind.  



Fatal Fury: First Contact, game lançado em 1999 para o Neo-Geo Pocket também entraria nessa condição, pois ele é nada menos que um port de Real Bout 2 para o console portátil da SNK, fazendo com que o personagem Lao também seja inserido dentro do cânone da cronologia clássica.



Ele reapareceria mais tarde no jogo seguinte da franquia, sendo um dos membros do Lillien Knights

-----------------------------------------------

-------------------



Aqui temos os acontecimentos de Buriki One, game cujos eventos se passam no World Grapple Tournament, um torneio de lutas mistas realizado na primavera de 1999, no Japão. Aqui, o protagonista da vez é Gai Tendou, um jovem talentoso que acaba desenvolvendo uma rixa com outro competidor, o boxeador americano Rob Python.



Além de apresenta uma série de lutadores novos, o jogo também Ryo Sakazaki como um dos participantes, mas este adotou na competição o pseudônimo Mr. Karate II.

-----------------------------------------------

-------------------



Com uma passagem de tempo maior, os eventos de Fatal Fury: Mark of the Wolves são iniciados 10 anos após morte de Geese Howard, sendo todo o arco do game focado na cidade vizinha, Second Southtown




Por lá, um misterioso homem, Kain R. Heinlein, decide promover o torneio chamado "King of Fighters: Maximum Mayhem". Seus objetivos são desconhecidos, mas a competição acaba atraindo vários lutadores, dentre eles Rock Howard, que foi adotado por Terry Bogard após os eventos de Real Bout Fatal Fury. 



Aqui, é revelado que Kain R. Heinlein é irmão de Marie Heinlein, a mãe de Rock Howard, e que o torneio foi realizado justamente para atraí-lo. Ele propõe ajudar o rapaz a encontrá-la, em troca de auxiliá-lo na busca de algo deixado por Geese Howard. 



Outras subtramas também são inseridas, como a jornada do brasileiro Marco Rodriguez para promover a arte do Karatê Kyokugenryu pelo mundo e a história trágica da Família Futaba, cujo o patriarca, Gaoh, é procurado por Gato, que quer vingar a morte de sua mãe.

-----------------------------------------------

-------------------



Após o lançamento de Fatal Fury: Mark of the Wolves, uma sequência chegou a ser desenvolvida pela SNK, no entanto, devido a problemas financeiros, o título acabou cancelado e a empresa declarando falência em 2001.

Surpreendentemente, depois de muitos altos e baixo, a desenvolvedora acabou se reerguendo, sendo adquirida por um fundo de investimentos ligado ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman. O regresso da franquia foi anunciado somente em agosto de 2022, durante a EVO daquele ano.




Ainda não há detalhes sobre a história de Fatal Fury: City of the Wolves, mas acredita-se que os fatos do jogo se passam dois anos após o título anterior, com Rock Howard em busca do paradeiro de sua mãe, Marie Heinlein.




Acredita-se ainda que o novo game, que será lançado no dia 24 de abril deste ano, possa anteceder os acontecimentos do próximo Art of Fighting, cujo desenvolvimento já foi confirmado pela SNK. Mr. Big, chefe final do primeiro jogo dessa franquia, foi inclusive revelado como DLC da primeira Season Pass.




No X/Twitter, o produtor e atual chefe do Departamento de Desenvolvimento de Softwares da SNK, Yasuyuki Oda, sugeriu que a presença do vilão pode ter ligação do Marie, que encontra-se sequestrada, segundo a biografia de Kain R. Heinlein no jogo.




"Mr. Big é um personagem de Art of Fighting e foi o responsável por sequestrar Yuri e manipular Takuma para derrotar Geese. Embora seja um vilão, ele é um ex-militar com uma vida complexa e gentil com seus aliados. Ao escrever sobre Rock e pensar no encontro de Geese e Marie, tornou-se essencial a inclusão de Mr. Big. ※ Desta vez, ele não pode carregar energia.", escreveu. 

-----------------------------------------------

-------------------

SAGA SAVAGE REIGN


Os eventos a série Savage Reign sem passam no ano de 2050, em Jipang City, que outrora era chamada de Southtown. King Lion, um misterioso lutador utiliza a mídia para lançar um desafio para o mais forte dos lutadores, anunciando um torneio de luta chamado Battle of the Beast God




Para o vencedor, ele promete imensa riqueza e fama lendária além da imaginação. Nove lutadores vieram para o torneio, cada um com seu próprio propósito e razão para lutar contra King Lion. Entre os participantes do torneio está Sho Hayate, um praticante de karatê que busca se tornar um verdadeiro mestre.




No fim, um lutador idêntico a King Leon, porém, mais poderoso, chamado King Leo, revela sua existência, afirmando que King Lion era apenas um peão e que ele é quem detém o verdadeiro poder. 



Sho Hayate entra em confronto contra King Leo e o vence, sagrando-se vencedor do Battle of the Beast God.

-----------------------------------------------

-------------------



Um ano após os eventos de Savage Reign, King Leo está disposto a se vingar de Sho Hayate, uma vez que sua derrota o expôs a uma queda humilhante. Com isso, ele decide organizar uma segunda versão do torneio Battle of the Beast God, com a implementação uma nova regra: Equipes de duas pessoas que devem trabalhar juntas para que possam garantir a vitória ou enfrentar a derrota. 





Com exceção da ginasta Carol Stanzack e jovem cientista Nicola Zaza, os lutadores do torneio do ano anterior decidiram unir forças entre si por meio de suas próprias equipes. Dois novos desafiantes ingressam na competição, sendo eles:  Rosa , líder de um grupo rebelde que se opõe a King Leo; e Kim Sue-il., um detetive que está em busca de prender um criminoso chamado Joker.





Além de King Leo, Sho Hayate precisou lidar com uma ameaça desconhecida, ainda mas perigosa. Esse novo inimigo chama-se Jyazu, o líder de um grupo terrorista conhecido como Jaguar




No final, Sho Hayate e Max Eagle se sagram campeões do torneio, e Jyazu o responsável por colocar um fim na vida de King Leo.




-----------------------------------------------

-------------------


E dessa maneira, ficaria montada a nossa linha cronológica clássica, com os jogos que realmente acrescentam detalhes relevantes a lore do SNKVerso. Pretendo fazer o mesmo com as outras linhas do tempo alternativas, como KOF e as suas ramificações.

 


Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e aproveitamos a oportunidade para pedir que compartilhe com o máximo de pessoas. 



Minervaldo Lopes

IDEALIZADOR DO BLOG DO REAL MINER 



Comentários