Com o sucesso estrondoso de suas franquias, a SNK Corporation passou a perceber que tinha em mãos uma infinidade de possibilidades para atrair mais consumidores, podendo assim brigar de igual com suas concorrentes, em uma época que carinhosamente ficou conhecida como "A ERA DE OURO DOS JOGOS DE LUTA".
Entretanto, foi com a série The King of Fighters que a desenvolvedora passou a enxergar a criação de um rico MULTIVERSO, capaz de destacá-la ainda mais no segmento de jogos eletrônicos. Foi pensando nisso que o BLOG DO REAL MINER decidiu trazer o tema para discussão e encontrar a melhor forma de encaixar seus jogos em ordem cronológica, ajudando os fãs a compreender como cada desses títulos podem ser inserido nesse que tem sido o conceito mais recorrente na cultura nerd.
Antes de mais nada, é válido ressaltar que como uma corporação que já tem mais de 40 anos de atuação no mercado de desenvolvimento de jogos, a SNK foi refinando seus produtos com o passar do tempo. Por isso, colocar vários títulos em uma linha cronológica coesa pode parecer um grande desafio para a maioria dos apreciadores do estilo, mas não é algo impossível.
COMO TUDO COMEÇOU
Antes do surgimento de KOF, a SNK seguia firme e forte no desenvolvimento de jogos com estilos variados, estando posicionada entre as empresas mais tradicionais do mercado japonês. Tudo mudou de curso quando duas de suas franquias começaram a ganhar notoriedade em outras partes do mundo.
Fatal Fury, por exemplo, foi uma criação de ninguém menos que Takashi Nishiyama, a mente por trás do primeiro Street Fighter, série considerada um divisor de águas para os jogos de luta. Fora da Capcom, ele inseriu os mesmo conceitos já conhecidos do gênero (um jovem que decide se aventurar pelo mundo atrás de oponentes fortes). No entanto, a busca por elementos próximos da realidade, com forte inspiração em filmes de ação da década de 90, fez com que os personagens dessa franquia se destacassem entre as dezenas de jogos lançados naquele tempo.
Já Art of Fighting surgiu em 1992, ou seja, um ano após o lançamento de Fatal Fury, sendo este jogo o antecessor dos acontecimentos da Saga dos Irmão Bogard. Até então, a linha cronológica que a SNK criou seguia de forma ordenada, até a chegada de The King of Fighters' 94, que inicialmente era para ser apenas um game crossover, sem levar em consideração a idade dos personagens envolvidos. O título fez tanto sucesso que a empresa se viu obrigada a dar continuidade ao projeto, dando origem a uma linha temporal alternativa.
Por conta da inesperada aceitação de KOF' 94, muitos fãs até hoje tem dificuldades de compreender como funciona o multiverso da SNK, uma vez que os próprios produtores da empresa já afirmaram que muitos acontecimentos ocorridos em Art of Fighting e Fatal Fury também ocorreram na linha temporal dessa série, enquanto outros se deram de forma diferente e alguns nem chegaram a acontecer.
Parece confuso, mas se analisarmos todos os games já lançados, teríamos pelo menos umas três ou quatro linhas temporais alternativas dentro desse caldeirão de títulos (pelo menos as que englobam as principais franquias da casa). Para ter essa compreensão, o BLOG vai explicar cada uma dessas linhas do tempo, mas por hora vamos focar somente nos jogos que compõem a chamada "Linha Cronológica Clássica" ou "Linha do Tempo 1", englobando as seguintes séries (em ordem datada).
SAGA SAMURAI SHODOWN

SAGA THE LAST BLADE
Esses deuses vigiavam constantemente o portão à sombra de toda humanidade, e por eras foram esquecidos pela criação. Uma antiga lenda dizia que um dia chegaria o tempo do avivamento Majin, onde os quatro deuses viram a terra, caminhando pelo mundo dos mortais, e seriam responsáveis por julgar a humanidade pelos seus atos cometidos em vida.
Nos tempos atuais, durante a Era Bakumatsu, o Japão começava a se abrir para o ocidente, sendo influenciado por sua cultura aos poucos, se virando contra os seus próprios costumes nativos.
Enquanto a influência social do ocidente crescia entre a comunidade japonesa, sem que as pessoas notasse, o momento do avivamento Majin chegava para trazer ordem e julgamento ao mundo.
Os quatro deuses celestiais reencarnam. Um deles, Susako, tomou o corpo de um homem chamado Shinnosuke Kagami, que observando todas as mudanças no mundo ao seu redor, sentia-se enojado de como os homens ignoraram como viver em honra, respeito e obediência aos deuses, se esquecendo de suas existências, aceitando ideais estrangeiros que corrompiam os costumes tradicionais do Japão. Se valendo do poder de Susako, Kagami decide abrir o Hell Gate a fim de trazer a purificação do mundo dos mortais, se tornando o senhor do novo mundo que emergiria.
Um mestre em espadachim conhecido como Gaisei descobriu os planos de Kagami, decidindo enfrentá-lo sozinho para impedir a abertura do portão, já que muitos inocentes seriam mortos no processo. Mesmo muito habilidoso, Gaisei não é páreo para o poder de Kagami, sendo assassinado por ele.
O corpo de Gaisei é encontrado por um de seus discípulos, Moriya Minataka, sendo acusado injustamente de matar seu próprio mestre. Sabendo que as pessoas não acreditariam em sua inocência, ele decide assumir a culpa e fugir.
Kaede e Yuki, outros discípulos de Gaisei, sabem que Minataka nunca seria capaz de matar seu próprio mestre e que alguém estaria por trás de tudo isso, e juntos decidem sair em busca de seu amigo para obter respostas e encontrar o verdadeiro assassino de seu mestre e pai adotivo.
Tomado por um grande poder, Kagami sabia que sozinho não poderia abrir os portões do inferno. Ele precisava dos poderes divino dos outros guardiões. Enlouquecido por seu plano, ele desperta os outros três deuses celestiais. Biako reencarnou em Shigen Naoe; Genbu em seu avatar, Genbu de Okina; e Seiryu no jovem Kaede.
Ao descobrir os planos de Kagami, Shigen Naoe, decide se enfurecer, enquanto Genbu de Okina tenta acalmá-lo. Kaede toma conhecimento de que é a reencarnação de Seiryu, fica receoso de usar seus poderes divino, temendo sucumbir ao poder assim como aconteceu com Kagami.
Em meio ao caos que assola o mundo, outros guerreiros também decidem se juntar as fileiras da guerra contra Kagami, cada um deles com suas próprias motivações, mas de alguma forma conectados ao destino do avivamento de Majin.
Em determinado momento da missão de encontrar Moriya, Kaede e Yuki se separam, mas logo voltam a se encontrar. Ela diz que não pode deixá-lo enfrentar Moriya, uma vez que o jovem não é responsável por matar Gaisei, mas sim Kagami.
Cinco anos depois, Kaede encontra Moriya para revelar a verdade, mas o espadachim não demonstra interesse em escutar seu amigo. Eles batalha e Kaede vence. O jovem parte agora para enfrentar Kagami.
Antes de acessar a reencarnação de Susako, Kaede enfrenta Akatsuki Musashi, um demônio oriundo do Hell Gate aberto por Kagami. Apesar da batalha dura, Kaede vence Musashi, podendo assim enfrentar Kagami para vingar Gaisei. A força de Seiryu se manifesta em Kaede, conseguindo vencer Kagami. Entretanto, mesmo com vitória, o jovem não consegue fechar os portões do inferno.

SAGA ART OF FIGHTING
Aqui entramos a parte que merece mais atenção na linha cronológica clássica, uma vez que tanto Art of Fighting quanto Fatal Fury possuem eventos que alicerçam o caminho que os protagonistas percorrerão antes dos acontecimentos cruciais que ocorrem em seus títulos. A primeira parte desses eventos introdutórios tem como foco o fio condutor de ambas as franquias, Geese Howard.
Em 21 de janeiro de 1953, nascia Geese Howard, filho da norte-americana Maria Howard com um terrorista austríaco conhecido como Rudolf Von Zanac. Infelizmente, o passado não foi muito bom para o garoto, uma vez que meses após o seu nascimento, ele e Maria foram abandonados por Rudolf.
Alguns anos se passam e Geese teve que ajudar a mãe, que acabou ficando doente. Apesar de todos os esforços, Maria Howard acabou falecendo, alimentando um sentimento de vingança em Geese.
Após a morte da mãe, Geese inicia sua jornada para encontrar seu pai, agora chamado de Rudolf Krauser Von Stroheim. Ele busca todos os meios para obter informações sobre o seu paradeiro.
No ano de 1968, aos 15 anos de idade, Geese consegue ir até a Alemanha para encontrar Rudolf, mas seu plano de vingança acabou fracassando ao ser derrotado em batalha por seu meio-irmão, Wolfgang Krauser.
Entre 1969 e 1977: Após a derrota para Krauser, Geese tenta encontrar um novo caminho através da religião, mas o ódio e o ressentimento ainda o perturbavam. Nesse período, ele acabou se tornando um dos discípulo de Tung Fu Rue, ao lado de Chang Sinzam e Jeff Bogard. Tudo parecia ir bem, mas ele acabou rompendo a relação com seu mestre, após o mesmo avalia-lo como indigno para ser o seu sucessor.
Tung Fu Rue escolhe Jeff Bogard para aprender as técnicas sagradas do Hakkyokuseiken. Rejeitado, Geese Howard decide deixar o dojô, prometendo regressar um dia para matar ex-amigo. Paralelo a isso, ele inicia o seu plano para conquistar de Southtown, por meio do mundo do crime.
A primeira parte do plano consistiu em derrubar todos os cartéis criminosos da cidade. Foi nesse período que ele acabou recrutando dois homens conhecidos como Hipper e Hopper. É também aqui que Howard decide criar aquilo que se tornaria o símbolo de sua supremacia, o Geese Tower, um edifício capaz de observar toda a movimentação de Southtown.
Tendo conseguiu acabar com todas as gangues menores da cidade, Howard agora tinha força o suficiente para derrubar a maior delas, liderada por Mr Big, e assim ele o faz. Como recompensa, o vilão não só consegue se tornar o rei do submundo do crime, como também faz com que Big passe a trabalhar para ele.
No ano de 1978, tem início os eventos de Art of Fighting. Após derrubar Mr. Big, Geese se torna o maioral do submundo de Southtown. Como parte de seu plano, ele também consegue se tornar uma figura benevolente, ganhando a simpatia da opinião pública, tudo para mascarar o seus negócios ilegais. Entretanto, ele quer ampliar ainda mais seu poder na cidade, decidindo recrutar os maiores lutadores para o seu exército pessoal, mesmo que tenha que coagi-los.
Entre os alvos em potencial estava Takuma Sakazaki, dono de um tradicional dojô de Karatê Kyokugenryu. Ele se nega a trabalhar para o vilão, que enfurecido, manda Mr Big sequestrar a filha dele, Yuri Sakazaki. Com isso, Takuma acaba sendo forçado a fazer alguns serviços sujos para Howard.
Com Takuma Sakazaki desaparecido e Yuri sequestrada, Ryo Sakazaki, decide encarar todos os membros da gangue de Mr. Big, uma missão que é auxiliada por seu melhor amigo, Robert Garcia. Eles conseguem derrotar o vilão, mas um outro inimigo surge para enfrentá-los.
Tal oponente, Mr. Karate, possui as mesmas habilidades de Ryo Sakazaki, tornando a luta equilibrada. No entanto, o jovem o supera em força, vencendo-o em seguida. A batalha acaba tendo um desfecho inesperado quando é revelado que o inimigo por trás da máscara é justamente Takuma Sakazaki.
Pouco depois dos acontecimentos do primeiro Art of Fighting, é revelado Takuma teria confrontado Gesse Howard sobre o possível envolvimento do vilão na morte de sua esposa, Ronnet Sakazaki, que inicialmente teria sido vítima de um acidente de carro. Essa conversa teria ocorrido quando Ryo Sakazaki tinha apenas 10 anos.
Por conta disso, Takuma desapareceu e o garoto teve que ficar responsável pela criação de Yuri Sakazaki e administração do dojô Kyokugenryu. Nesse período, Geese continuou com o seu plano de dominação de Southtown. Um torneio de artes marciais é promovido para atrair vários lutadores. Os Sakazaki tomam conhecimento disso e decidem entrar na competição.
Na final, Ryo Sakazaki enfrenta Geese Howard, que perde para o rapaz. Ele decide se retirar novamente da cidade após a derrota.
Um ano após o desfecho de Art of Fighting 2, tem início a trama de Art of Fighting 3, tendo Robert Garcia como o elo principal da história que envolve um misterioso elixir desenvolvido pelo pai de sua amiga de infância, Freia Lawrence, e o vilão do jogo, Wyler. Diferente dos dois primeiros jogos, este arco não ocorre em Southtown, mas sim em Glasshill Valley, uma pequena cidade do México.
Fora de Southtown, Geese vai para o Japão, onde acaba conhecendo histórias sobre pergaminhos de poder e imortalidade. É também aqui que ele se submete aos treinamentos de vários mestres, entre eles Toji Sakata, de Fatal Fury Wild Ambition, e Tatsumi Suo, o avô de Blue Mary.
Após isso, ele retorna para Southown, onde cumpre a promessa de mata Jeff Bogard. Essa é uma das mortes mais impactantes de todo o SNKverso, pois ela ocorre na frente de seus filhos adotivos, Terry e Andy Bogard.
É também nesse período que ele conhece Billy Kane, um adolescente britânico que mais tarde seria o campeão do torneio que criaria.
Para dar ainda mais consistência a linha cronológica principal, a SNK poderia incluir 3 Count Bout, título que contou com o próprio fundador da empresa, Eikichi Kawasaki, como produtor.
O game é ambientado em um fictício campeonato promovido pela SWF (SNK Wrestling Federation), uma organização que busca promover a modalidade pelo mundo. Aqui, o elo de ligação com os personagens do game é Big Bear, que é a outra persona de Raiden, um lutador que apareceria mais tarde em Fatal Fury.
Com base em uma lustração que mostra Big Bear imobilizando um personagem chamado Big Bomberder, podemos deduzir que o lutador fez parte da SWF e que Geese Howard possa ter usado a competição para recrutá-lo para o seu grupo pessoal de guarda-costas.
SAGA FATAL FURY
Sem obstáculos no seu caminho, Geese Howard agora reina absoluto como o chefe de Southtown. Ele também aproveita esse tempo para criar o torneio King of Fighters, uma competição que reúne os lutadores mais poderosos do mundo. Terry Bogard retorna para a cidade e juntamente com seu irmão, Andy Bogard, e o amigo, Joe Higashi, decide entrar no torneio para vingar Jeff Bogard.
Geese reconhece o sobrenome de Terry Bogard, mas acredita que o rapaz não será páreo para Billy Kane. Entretanto, o rapaz vence, ganhando o direito de confronta-lo. A luta ocorre na Geese Tower e Bogard acaba vencendo.
No confronto, o vilão leva um golpe que o faz cair do alto do edifício, sendo dado como morto.
É importante lembrar ainda que a SNK ainda produziu um remake chamada Fatal Fury: Wild Ambition, e que tal versão realizou algumas alterações no original, como apresentar os novatos Tsugumi Sendo e Toji Sakata, além de inserir lutadores que só apareceriam nos games seguintes, como Mai Shiranui e Ryuji Yamazaki.
Como Toji Sakata foi citado nos eventos seguintes aos fatos de Art of Fighting, os únicos lutadores a serem incorporados aqui são o próprio ex-mestre de Geese Howard, Tsugumi Sendo, e Ryo Sakazaki, que pode ter espreitado os eventos internamente.
1992 - ACONTECIMENTOS DE FATAL FURY 2
Wolfgang Krauser toma conhecimento do trágico fim de Geese Howard, decidindo se apoderar do torneio King of Fighter, promovendo assim uma segunda edição para atrair o homem que derrotou o seu meio irmão.
Por conta de uma série de acontecimentos envolvendo alguns lutadores da edição anterior, que foram surrados misteriosamente por Krauser, como foi o caso de Hwa Jae, Terry Bogard e seus amigos decidem entrar na competição. O resultado foi mais uma vitória para o herói e morte do vilão.
Vale lembrar ainda que no ano seguinte a SNK lançou Fatal Fury Special, que é basicamente uma versão atualizada de Fatal Fury 2, não sendo levado em consideração para o cânone da série.
Aqui temos o início dos eventos relacionados à Fatal Fury 3 e Real Bout Fatal Fury. A trama gira em torno dos irmãos Jin Chonrei e Jin Chonshu, que buscam as outras partes dos chamados pergaminhos sagrados.
Eles foram destinados a protegê-los, no entanto, como alguns dessas relíquias estão perdidas, os dois vão até Southtown para recupera-los, tendo Ryuji Yamazaki como guarda-costas.
Aqui também ocorre uma reviravolta na história. Gesse Howard está vivo e de posse de posse de um dos pergaminhos. Com ele, o vilão acabou adquirindo parte de um poder sagrado que o ajudou a se regenerar fisicamente.
Ao chegarmos próximo ao fim da história do jogo, é revelado que Geese Howard se apodera dos pergaminhos dos irmãos Jin, aumentando não só a sua força física, mas também o controle sob SouthTown.
Após se apoderar dos pergaminhos dos Jin, Geese Howard decide realizar mais um torneio King of Fighters, com o propósito de mostrar a superioridade de seu poder. Aqui também tomamos conhecimento da existência de Rock Howard, filho que foi rejeitado pelo vilão.
Na batalha final, Howard é novamente jogado para fora da Geese Tower, mas dessa vez Terry Bogard o segura pelo braço. Orgulhoso demais para ter a vida salva por seu rival, ele opta por se deixar cair novamente do alto do edifício, tendo uma morte definitiva.
Além de Real Bout Fatal Fury, a SNK lançou Real Bout Fatal Fury Special no ano seguinte, que assim como Fatal Fury Special, o game também mais uma atualização de títulos passados.
Apesar de conter personagens que já morreram na série, como Geese Howard e Wolfgang Krauser, Real Bout Fatal Fury: Dominated Mind segue uma sequência de fatos que facilmente se encaixam na cronologia clássica, com os acontecimentos focados na tentativa do vilão do jogo, White, em se tornar o novo chefe de Southtown.
Para isso, ele faz lavagem cerebral em Billy Kane para conseguir o seu objetivo. Entretanto, seus planos são frustrados por Alfred, jovem lutador que conta com ajuda dos irmãos Bogard.
Foi também em 1998 que a SNK lançou Real Bout Fatal Fury 2, jogo que traz os novatos Rick Strowd, Li Xiangfei. Mesmo White não sendo o vilão desse game, podemos, de alguma maneira, inseri-los dentro dos acontecimentos de Dominated Mind.
Já Fatal Fury: First Contact, game lançado em 1999 para o Neo-Geo Pocket também entraria nessa condição, pois ele é nada menos que um port de Real Bout 2 para o console portátil da SNK, fazendo com que o personagem Lao também seja inserido dentro do cânone da cronologia clássica.
Ele reapareceria mais tarde no jogo seguinte da franquia, sendo um dos membros do Lillien Knights.
Aqui temos os acontecimentos de Buriki One, game cujos eventos se passam no World Grapple Tournament, um torneio de lutas mistas realizado na primavera de 1999, no Japão. Aqui, o protagonista da vez é Gai Tendou, um jovem talentoso que acaba desenvolvendo uma rixa com outro competidor, o boxeador americano Rob Python.
Além de apresenta uma série de lutadores novos, o jogo também Ryo Sakazaki como um dos participantes, mas este adotou na competição o pseudônimo Mr. Karate II.
Com uma passagem de tempo maior, os eventos de Fatal Fury: Mark of the Wolves são iniciados 10 anos após morte de Geese Howard, sendo todo o arco do game focado na cidade vizinha, Second Southtown.
Por lá, um misterioso homem, Kain R. Heinlein, decide promover o torneio chamado "King of Fighters: Maximum Mayhem". Seus objetivos são desconhecidos, mas a competição acaba atraindo vários lutadores, dentre eles Rock Howard, que foi adotado por Terry Bogard após os eventos de Real Bout Fatal Fury.
Aqui, é revelado que Kain R. Heinlein é irmão de Marie Heinlein, a mãe de Rock Howard, e que o torneio foi realizado justamente para atraí-lo. Ele propõe ajudar o rapaz a encontrá-la, em troca de auxiliá-lo na busca de algo deixado por Geese Howard.
Outras subtramas também são inseridas, como a jornada do brasileiro Marco Rodriguez para promover a arte do Karatê Kyokugenryu pelo mundo e a história trágica da Família Futaba, cujo o patriarca, Gaoh, é procurado por Gato, que quer vingar a morte de sua mãe.
Após o lançamento de Fatal Fury: Mark of the Wolves, uma sequência chegou a ser desenvolvida pela SNK, no entanto, devido a problemas financeiros, o título acabou cancelado e a empresa declarando falência em 2001.
Surpreendentemente, depois de muitos altos e baixo, a desenvolvedora acabou se reerguendo, sendo adquirida por um fundo de investimentos ligado ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman. O regresso da franquia foi anunciado somente em agosto de 2022, durante a EVO daquele ano.
Ainda não há detalhes sobre a história de Fatal Fury: City of the Wolves, mas acredita-se que os fatos do jogo se passam dois anos após o título anterior, com Rock Howard em busca do paradeiro de sua mãe, Marie Heinlein.
Acredita-se ainda que o novo game, que será lançado no dia 24 de abril deste ano, possa anteceder os acontecimentos do próximo Art of Fighting, cujo desenvolvimento já foi confirmado pela SNK. Mr. Big, chefe final do primeiro jogo dessa franquia, foi inclusive revelado como DLC da primeira Season Pass.
No X/Twitter, o produtor e atual chefe do Departamento de Desenvolvimento de Softwares da SNK, Yasuyuki Oda, sugeriu que a presença do vilão pode ter ligação do Marie, que encontra-se sequestrada, segundo a biografia de Kain R. Heinlein no jogo.
"Mr. Big é um personagem de Art of Fighting e foi o responsável por sequestrar Yuri e manipular Takuma para derrotar Geese. Embora seja um vilão, ele é um ex-militar com uma vida complexa e gentil com seus aliados. Ao escrever sobre Rock e pensar no encontro de Geese e Marie, tornou-se essencial a inclusão de Mr. Big. ※ Desta vez, ele não pode carregar energia.", escreveu.
SAGA SAVAGE REIGN
Os eventos a série Savage Reign sem passam no ano de 2050, em Jipang City, que outrora era chamada de Southtown. King Lion, um misterioso lutador utiliza a mídia para lançar um desafio para o mais forte dos lutadores, anunciando um torneio de luta chamado Battle of the Beast God.
Para o vencedor, ele promete imensa riqueza e fama lendária além da imaginação. Nove lutadores vieram para o torneio, cada um com seu próprio propósito e razão para lutar contra King Lion. Entre os participantes do torneio está Sho Hayate, um praticante de karatê que busca se tornar um verdadeiro mestre.
No fim, um lutador idêntico a King Leon, porém, mais poderoso, chamado King Leo, revela sua existência, afirmando que King Lion era apenas um peão e que ele é quem detém o verdadeiro poder.
Sho Hayate entra em confronto contra King Leo e o vence, sagrando-se vencedor do Battle of the Beast God.
No final, Sho Hayate e Max Eagle se sagram campeões do torneio, e Jyazu o responsável por colocar um fim na vida de King Leo.
Comentários
Postar um comentário