O DESFECHO DE NAMELESS EM KOF' ALL STAR PODE SIGNIFICAR O FIM DEFINITIVO DO PERSONAGEM?


Nameless é um personagem que muitos fãs sonham em ver dentro da cronologia de KOF, tanto por seu design arrojado, quanto pela história criada para justificar a sua presença, mesmo que em um game não canônico para a franquia.


Intro de The King of Fighters' 2002 Unlimited Match apresentou Nameless ao mundo de KOF

Com as definições sobre o elenco de The King of Fighters' XV até então não esclarecidas, muitos acreditavam que o personagem poderia enfim tornar-se parte do lore da série, no entanto, tudo mudou após a SNK confirmar o retorno de K' 9999, agora sob o nome de Krohnen


Krohnen, o K'9999 evoluído, foi apresentado no pré-show do The Game Awards 2021

A inserção de Nameless no Universo KOF se deu de forma inusitada, e já sabemos disso de forma bem exaustiva. O personagem substituiu K' 9999 no remake de The King of Fighters' 2002 em meio a uma série de controvérsias que incluíam um suposto processo de plágio que até hoje nunca foi confirmado. O fato é que mesmo com tudo isso, muitos criaram apego pelo jovem, principalmente por conta de seu histórico trágico dentro da NESTS.


Arte conceitual de Nameless para KOF' 2002 UM

Nameless tem praticamente a mesma história de K' 9999, mas com algumas mudanças. Diferente do parceiro de Ángel, ele seguiu atendendo as ordens da NESTS, mesmo tendo ciência das atrocidades que a organização fez contra ele. No entanto, havia uma motivação para que o jovem mantivesse a sua posição dentro do cartel e ela atende pelo nome de Isolde.


Arte oficial de Hiroaki para KOF' 2002 UM

Nameless acabou se apaixonando pela garota e prometeu seguir as ordens da NESTS com a condição de liberta-la. Entretanto, o jovem acaba tomando conhecimento que ela morreu durante um dos testes da arma Anti-K, deixando-o arrasado. Entretanto, o DNA de Isolde foi transferido para a luva do lutador, objeto que o ajuda a ter controle total de seu poder.


Nameless e Isolde na arte oficial de Hiroaki para KOF' 2002 UM

Pelo fato de KOF' 2002 não ser um game canônico, a SNK nunca chegou a levar a história do personagem adiante, mas tivemos mudanças em relação a essa questão graças a The King of Fighters' All Star, mobile game desenvolvido pela Netmable Japan.


Arte oficial da história de KOF' 2002 em The King of Fighters' All Star

No fim do ano passado, a empresa liberou o modo história referente ao enredo de Nameless, com detalhes que englobam o lore da NESTS e os elementos de Unlimited Match. A diferença aqui é que há um desfecho para o rapaz, algo que possivelmente pode por fim as esperanças dos fãs que gostariam de vê-lo no cânon da série.


K' 9999 e Nameless em arte feita por fã

Após concluir o objetivo de enfrentar a NESTS e salvar a personagem original do game (Kaya) e o protagonista da missão (o jogador), Nameless decide morrer junto com a fortaleza do cartel criminoso. Fica evidente que o rapaz foi grato pela existência de Isolde, mas que nada fazia sentido sem ela estar por perto.


Cenas finais de Nameless no KOF' 2002 Story Mode de KOF' All Star

Mesmo KOF' All Star sendo um jogo spin-off, ou seja, sem qualquer relação com a linha principal, o modo história inserido no jogo pode de alguma forma dar indícios sobre o futuro do personagem no lore de KOF. Afinal de contas, é um game licenciado e como tal, há sempre coisas que precisam ser supervisionadas pela SNK.


Nameless se despede de Kaya em KOF' All Star

Além disso, referências sobre 2002 já apareceram dentro da cronologia principal, como o fato de Shermie se lembrar de Kula Diamond em SNK Heroines, e as falas de Krohnen para Kyo Kusanagi e K' Dash em KOF' XV, referenciando a rivalidade dele com Kusanagi e a sua personalidade não mais explosiva. Tudo isso faz os fãs levantarem a possibilidade deste título ser semi-canônico no da linha temporal da série.


Shermie - "Hm? Bem, esta parece ser uma pequena festa divertida."
Kula - "Ah! Eu conheço você!"
Shermie - "Ah, se não é a Kula. Quando foi a última vez que nos encontramos? 2002?"
Kula - "Dois mil ... e dois? Huh?"
Shermie - "Teehee ..."


Krohnen para Kyo Kusanagi - "Kusanagi... Kusanagi. Você não é o mesmo cara, mas esse é um rosto que preciso dar um soco!"


Krohnen para K' Dash - "Estava esperando que eu fosse mais temperamental? Bom, infelizmente pra você, eu mudei."


Tento isso em mente, a lógica mais provável é houve alguma tentativa da NESTS de recuperar o controle da situação um ano após a queda de Igniz, e isso acabou culminando na mudança de lado de Nameless, que foi adiante em seu propósito de buscar respostas sobre o que de fato ocorreu com Isolde, chegando a constatação de sua morte no desfecho dessa história.


Isolde com Nameless em KOF' All Star

Outra possibilidade é que Nameless não tenha morrido ao fim dos eventos de 2002, optando por seguir adiante e buscando encontrar mais membros da NESTS que ainda restaram. Já sabemos que parte está tentando voltar a ativa nos eventos da atual saga, ficando aqui a dúvida de como será a introdução do personagem. Resta apenas a gente especular.


Nameless no mangá de The King of Fighters' XII


E na sua avaliação, há espaço para Nameless na cronologia principal ou o personagem não terá a menor chance de ser parte do lore de KOF? Deixa a sua opinião nos comentários.


Comentários

  1. Você poderia fazer uma matéria sobre os Diversos Mangás existentes na Franquia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses mangás são bem complexos e difíceis de achar, mas vou fazer um esforço, Camilo.

      Excluir
  2. Com o advento do Verse no KoF XIV, mesmo que Nameless tenha morrido em 2002, ainda há a possibilidade dele estar vivo, assim como vários voltaram a vida.

    A questão que fica, é a possibilidade dele aparecer na história e principalmente se apareceria no torneio. O caminho mais fácil, seria ele (supostamente) ao voltar a vida e entender tudo que aconteceu por causa do Verse, imaginar que Isolde também poderia ter voltado à vida. Desta forma ele teria uma motivação. Além de vingança para com a NESTS.

    Fora isso, teriam de fazer algum tipo de malabarismo roteirístico pra encaixar Nameless. Assim como quero ver, qual será a desculpa para inserirem o K9999 (Krohnen).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito bem observado, Daniel. Eu acredito que o caminho para o Nameless é até simples, uma vez que ele nunca deu as caras na cronologia de forma oficial.

      No caso de levar em conta alguns eventos de 2002, penso que a SNK poderia sim confirmar que pode ter ocorrido algo após a queda do Igniz e que o mesmo possa ter adquirido conhecimento para transferir a sua consciência para outro lugar, como uma máquina, por exemplo. Isso poderia validar o trecho da história de KOF' A New Beginning em que a NESTS tenta controlar Kula e Angel, além de Nelson, que me parece ser um novo tipo de experimento para os planos futuros da organização. Nameless pode ter enfrentado a NESTS em 2002 e ter sobrevivido a esse evento, retornando no presente ou em alguma ação no futuro.

      Enfim, a SNK tem várias possibilidade, inclusive fazer um spin-off focado na NESTS, mas isso é algo que realmente precisa ser alinhado. Mas casaria com a proposta deles de "Fórmula Marvel".

      Gratidão por seu comentário.

      Excluir
  3. A fala do Krohnen para o Kyo (referenciando o Kusanagi) pode ser canônica, pois sabemos que existem milhares de clones do Kyo e um deles pode ser o Kusanagi (ou qualquer outro clone dele, já que Kusanagi é seu sobrenome). Já o diálogo da Shermie com a Kula no Heroines e do Maxima com a Vice no KOF XIII é puramente um erro mesmo, não há possibilidade alguma desses personagens se conhecerem, KOF 2002 não possui história (principalmente se tratando desses personagens já mortos).
    Sobre o Nameless, eu tinha muita esperança dele voltar junto com o Nelson e mais alguém como um trio Anti-NEST para se vingar do que a organização fez com eles e suas amadas. Triste ele morrer, mas finais assim também enriquecem a série, embora o personagem seja incrível, gostei do desfecho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De alguma maneira também gostei do desfecho, mas ele poderia ser explorado melhor e futuros jogos. Vamos ter que esperar

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas