[SNK WHAT IF...? ] - EDIÇÃO 1: A DELICADA SITUAÇÃO DE K 9999 NO UNIVERSO DE KOF


The King of Fighters é sem dúvida alguma uma das maiores franquias dos jogos de luta do mundo e parte desse sucesso foi conquistado graças a forma como os seus mais de três arcos foram estruturados e ao carisma dos personagens. Com tanto tempo de estrada, muitas lacunas acabaram ficando sem solução, o deixando muitas dúvidas na cabeça dos fãs. 

Foi pensando nisso que o BLOG DO REAL MINER tomou a liberdade de elaborar uma série de artigos especiais com ideias que podem ajudar a alinhar muitas pontas soltas deixadas nessa franquia tão amanda pela Fighting Game Community (FGC). O pontapé inicial de "SNK - What it...?" será dado a partir deste momento, com uma análise sobre a delicada situação de K 9999, um personagem que divide opiniões da fan-base da série até os dias de hoje.

Antes de mais nada, avisamos aos nossos leitores que este artigo tem apenas o propósito de sugerir adequações para a cronologia da série, não devendo ser interpretado como fonte oficial.



Inserido pela primeira vez em The King of Fighters' 2001, game que encerra "As Crônicas de NESTS", K 9999 foi criado para rivalizar diretamente com o protagonista, K' Dash, sendo  um experimento do cartel para não só dominar o mundo, mas também eliminar todos traidores da organização. Seu design foi totalmente inspirado em Tetsuo Shima, personagem da animação japonesa Akira, de 1988. 

Nessa época, logo após a sua falência no ano 2000, a SNK acabou sendo adquirida pela BrezzaSoft Corporation, fundada por Eikichi Kawazaki e alguns ex-funcionários da empresa. Como esse processo de restruturação demorou um tempo para ser finalizado, todo o desenvolvimento do projeto ficou a cargo da coreana Eolith Co.,Lta, que era uma parceira antiga da gestão Kawazaki.

Apesar de se parecer uma cópia de Tetsue Shima, o que inclui não só visual e golpes, mas também a atuação de voz do ator Nozomu Sasaki, o antagonista de KOF' 2001 conseguiu ganhar uma boa base de fãs. Para a SNK, entretanto, a homenagem é abominada até hoje.



Tido como um clone melhorado de Kyo Kusanagi, K 9999 foi construído com a melhor tecnologia da NESTS. Diferente de outras cobaias, ele foi o que melhor conseguiu se adaptar aos aprimoramentos feitos pelo cartel criminoso.

Apesar de possuir uma aparência frágil, o jovem é bastante poderoso, tendo ainda uma personalidade extremamente sarcástica e violenta. Ele demonstra não ter a menor consideração por seus superiores, já que percebe que eles o tratam como uma mera arma. A única pessoa com que tem um vínculo amistoso é sua companheira de equipe, Angel.

Dentro do torneio KOF, ele foi colocado com sua equipe para dar cabo de desertores da NESTS, como K’ Dash e Maxima. No fim das contas, o jovem acabou derrotado pelo protagonista da saga. Aparentemente, K 9999 não consegue dominar as chamas Kusanagi sem que isso provoque alguma mutação violenta.



Mesmo que sua equipe tenha sido derrotada no torneio, K 9999 e os demais se mantiveram em alerta, aguardando novas instruções da NESTS. Quando Igniz assumiu o controle da organização, ele acabou recebendo ordens de eliminar Foxy e Kula Diamond, que eram leais ao antigo presidente, Master NESTS.

No processo da batalha, Foxy acabou gravemente ferida, recaindo a Kula o dever de enfrentar K 9999 e Angel sozinha. Entretanto, K’ Dash acabou salvando a vida da garota, após derrotar Igniz. Por bem, Angel aconselhou que o melhor a se fazer naquele momento era fugir daquele lugar, para que ambos pudessem se reunir com outros remanescentes da organização. Essa foi a última vez que o jovem foi visto dentro da cronologia principal da série.



Desde o fim do arco da NESTS, o paradeiro de K 9999 é considerado incerto. Alguns  membro ainda deram as caras após os eventos da saga, como Ron e Misty, que apareceram no final do Neo Psycho Soldier Team em The King of Fighters' XI, e até mesmo em um mini plot inserido no The King of Fighters’ XIV, envolvendo o personagem Nelson.

Outro fato foi o retorno de Angel, que também foi criada na época em que a Eolith esteve responsável pelo processo de desenvolvimento do jogo, mas que possui a simpatia da SNK até hoje. A empresa poderia ter dado uma ênfase superficial ao que aconteceu com a relação dos dois, mas nem isso ela se prezou a fazer, tamanha a sua sensação de desagrado com a criação do personagem.

É evidente que a SNK não curtiu a forma como foram utilizadas os referenciais para compor o K 9999, que realmente peca pela falta de aspectos de originalidade. Entretanto, a empresa poderia utilizar o exemplo de desenvolvedoras de jogos tradicionais, como a NetherReal Studios, que mudou o lore* de alguns personagens para reintroduzidos da melhor forma na história da série.



Como o visual do personagem foi o primeiro aspecto que desagradou a SNK, fazendo com que ela optasse por retirá-lo dos registros oficiais da série, uma das primeiras medidas a serem tomadas seria afastar o máximo de referências possíveis de sua aparência antiga. Isso combinaria de cara não só com elementos de renovação, mas também de evolução, já que K 9999 é uma arma de combate.

Uma sugestão aqui seria tornar o personagem uma espécie de lutador metamórfico, dando um ar ainda mais ameaçador a ele. Esse tipo de recurso é muito comum em mídias da cultura nerd, como filmes e animações baseadas em histórias em quadrinhos. Pelo fato de estar sob status de paradeiro desconhecido, K9999 poderia ter usado esse tempo para conseguir atingir o estágio desejado pela NESTS antes de sua queda, tornando-se uma arma com controle sob o gelo (Kula), fogo (K’) e metal (Nameless).


Arte manipulada apenas para uma mera ilustração de ideia: Processo de aprimoramento 

Dado ao fato de poder controlar essas novas habilidades, K 9999 também pode ganhar um amadurecimento em seu lore, passando a ser um personagem ainda mais agressivo e impiedoso. Como remanescente da NESTS, ele poderia muito bem usar de sua posição como soldado de elite para formar outro cartel criminoso, uma vez que a NESTS sempre o tratou como um peão. Essa seria a oportunidade ideal de mostrar que o verdadeiro chefe é ele.


Arte manipulada apenas para uma mera ilustração de ideia: Início da NEO NESTS


Essa atualização na história poderia ganhar maior sentido com a participação de outros personagens. K’, Maxima, Kula e Nameless, por exemplo, continuam no radar de K 9999 por serem lutadores “abaixo da sua capacidade de poder”, enquanto Angel teria que decidir entre reatar sua relação com seu ex-companheiro de equipe ou manter-se em uma vida de heroína da lucha-libre, como foi sugerido em KOF' XIV.


Arte manipulada apenas para uma mera ilustração de ideia: O dilema de Angel


Para finalizar, a forma como essa trama poderia se encaixar em alguma saga é bastante simples. Uma tentativa seria torná-la um arco único, ou seja, o retorno de uma nova ameaça bioterrorista ou uma briga por poder entre a NESTS e a NEO NESTS, com outros personagens tentando neutraliza-las.

A outra possibilidade seria tornar seu retorno como uma subtrama dentro de uma saga já existente, assim como aconteceu nos "Contos de Ash Crimson" e "Saga Verse", não impactando em nada no desenrolar da mesma. O fato é que a SNK precisa dar ouvidos não só a parte de seus fãs, já que K’9999 teve certa relevância na saga NESTS e ainda conseguiu um bom número de fãs, principalmente na Coreia do Sul, Japão e alguns países da América Latina, como também pela própria coerência com a cronologia da série.


Arte manipulada apenas para uma mera ilustração de ideia: Sugestão de redesing


NESTS foi uma saga que acabou sendo prejudicada pela falência da SNK, onde parte do processo de seu encerramento foi desviado do caminho após mudanças de controle de gestão, mas isso não deveria ser desculpa para trancafiar o personagem e menosprezar sua importância dentro da mitologia da franquia. Criatividade é um elemento que pode ser usado para reinventar uma série e temos a certeza que a empresa tem uma ótima equipe para conduzir as coisas.

Para mim, em respeito a seus fãs, a SNK poderia trazer K 9999 de volta ao KOF, já que não existe impedimento para tal. Até mesmo o autor de Akira já declarou que nunca cogitou a possibilidade processar a desenvolvedora por plágio. A empresa deveria trazer o personagem sim, nem que seja para lhe dar um fim definitivo.

*Lore - História individual de um personagem.


MINERVALDO LOPES
IDEALIZADOR DO BLOG DO REAL MINER

Comentários

  1. Esta situação me fez pensar numa história do "Homem-Aranha" que a MARVEL lançou em 2009, uma espécie de Remake da famosa "Saga do Clone" (Anos 90), por "Tom De Falco", mas sem a produção conturbada que foi ela.

    A SNK pode fazer o mesmo, sem utilizar de algum relançamento, mas sim fazendo um material como mangá ou light novel contando uma nova história para "The King of Fighters 2001" (continuidade retroativa), mas que geraria sequelas para o "TKOF XV" e abriria portas para "Nameless" (Um substituto que veio em KOF 2002UM) e, até mesmo, uma nova versão de "K9999" viesse à tona...

    O Que você acha dessa ideia maluca?

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  2. Pese a que nunca fui fan de este personaje, estaria bueno que SNK reconfigurada al personaje para ver que sucedio con el y darle una conclusion

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  3. Sempre achei que o problema era o processo que aparentemente nem existiu.

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  4. Bem, retorno com atraso ao post, mas hoje com o KOF XV já nas prateleiras de todo o mundo, felizmente o engajamento dos "kofeiros" deu certo e ele teve um retorno triunfal(e canônico) à franquia!

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