Já faz bastante tempo que muitos adoradores da cena dos jogos indie se perguntam sobre o desenvolvimento de Ordem e Porrada, um projeto de fighting game idealizado pelo talentoso ilustrador Gustavo Almeida, cria da Baixada Fluminense.
Em setembro de 2022, o jovem viralizou nas redes sociais ao apresentar a sua ideia de um jogo de luta com personagens que foram inspirados nas bandeiras de cada estado do país. Não demorou muito para o projeto cair no gosto das pessoas, fazendo com que ele ganhasse notoriedade da mídia especializada, como o Portal de Notícias G1, do Grupo Globo.
Em outubro de 2023, Almeida acabou revelando para seus seguidores que Ordem e Porrada se tornaria um game, com o desenvolvimento sob a responsabilidade da Gam3 Studio. Este BLOG teve inclusive a oportunidade de conversar com o social media da empresa, Rodrigo Martins, que falou um pouco de como estava sendo os trabalhos iniciais do jogo.
Supreendentemente, o projeto foi paralisado e nenhuma informação adicional foi revelada. O silência só veio a ser quebrado no início deste ano pelo próprio autor da obra, que confirmou o cancelamento do jogo com inicialmente estava sendo idealizado.
"Eu não tenho palavras para dizer o quanto sou grato e agradecido pela minha comunidade e até pelo Ordem e Porrada em si. Porém, com o crescimento do projeto, o meu público vinha pedindo bastante pelo game, e isso é uma coisa que não posso fazer, até porque sou um cara só, e eu sou de Magé, da Baixada Fluminense. Eu não tenho dinheiro, nem a plataforma necessária para fazer um projeto desse tamanho. Por isso, recebi alguma propostas interessantes para produzir e falar mais sobre o game. E analisei bastante e tomei a melhor decisão, no momento que vivia. Porém, a vida não é um morango e acabou que eu tomei a decisão de romper o meu contrato [com a Gam3 Studio]", destacou o artista por meio de seu canal no YouTube.
De acordo com o ilustrador, para que o projeto pudesse virar um jogo eletrônico, os direitos autorias da marca precisariam ser repassadas para o estúdio, com ele ganhando uma porcentagem dos lucros. Ele não deixa claro os motivos pelo qual decidiu romper o contrato, mas destacou que foi a decisão mais importante que tomou em prol da continuidade da obra.
"Embora eu não possa entrar em detalhes sobre o motivo dessa decisão, quero garantir que foi a melhor decisão possível a ser feita e foi tomada visando o melhor futuro para a obra. A partir de agora, o Ordem e Porrada volta a ser um projeto 100% independente e os únicos canais de comunicação oficial são o @Gg2Almeida [no X e Instagram]. Nenhum outro canal faz parte do ecossistema do projeto. Então, se você que saber novidades do projeto, siga apenas a Gg2Almeida. Se vocês estão confusos em relação à minha decisão, acreditem em mim. Foi o melhor para o projeto seguir vivo, e podem ficar tranquilos, porque eu estou muito mais animado por causa que agora eu tenho controle 100% sobre a obra novamente", afirmou.
Com o projeto de volta ao seu controle, Almeida optou por reformular cada um de seus personagens, revelando o processo em suas redes pessoais. Atualmente, o jovem integra a equipe da Epopéia Games, uma desenvolvedora de jogos independentes que já possui alguns títulos no mercado nacional.
"Nesses dois anos de projeto rolando, muita coisa mudou na minha cabeça, o meu trabalho em questões de nível técnico melhorou bastante e a minha 'brisa' em relação à jogos também mudou para caramba. Para que não está ligado, depois que fiz esse projeto, já tem dois anos que eu trabalho com games. Assim que o projeto foi publicado, eu já entrei para o mercado de games, estou crescendo, me aprimorando, a rapaziada está gostando do meu trabalho. Atualmente estou na Epopéia Games, que eu fico muito feliz em falar que faço parte desse time. A gente lançou o Mullet MedJack, que foi um sucesso, e agora estamos focado no Gaúcho and the Grassland, que vai ser outro projeto que tá muito lindo", pontuou.
Por enquanto não há informações de quando veremos alguma demonstração de jogabilidade de Ordem e Porrada, mas o simples fato de seu criador garantir que o projeto segue vivo já traz um alívio para quem ama jogos independentes.
Confira a declaração completa do criador do jogo no vídeo abaixo:
Comentários
Postar um comentário