ORDEM E PORRADA: ARTISTA BRASILEIRO TRANSFORMA BANDEIRAS DE ESTADOS EM PERSONAGENS DE JOGOS DE LUTA
Você já parou para pensar como seria um jogo de luta com personagens baseados na cultura de cada estado do Brasil? Pois essa foi a premissa do ilustrador Gustavo Almeida, que na internet é conhecido de Gg².
Nascido em Magé, cidade do Rio de Janeiro, o artista viralizou nas redes sociais após apresentar conceitos de lutadores de Fighting Games com base na peculiaridade de cada localidade do país.
Do Caburaí ao Chuí, Almeida mostrou a sua visão com o projeto "Ordem e Porrada", levando em consideração aspectos sugeridos por seus seguidores. A ideia surgiu depois que um amigo dele e também ilustrador produziu uma arte usando as cores da bandeira de Pernambuco, em um personagem de Genshin Impact, um jogo eletrônico de ação.
"Ele fez uma personagem inspirada na bandeira do estado dele. Vendo isso, tive a ideia de fazer a minha também", ressaltou ele ao G1 Roraima.
Abaixo, acompanhe o perfil de cada personagens e algumas referências que foram levadas em consideração para criá-los.
BIOGRAFIA: O Seringueiro Místico! O Acre era um estudante de magia quando encontrou as escrituras de um menino que sumiu.
Depois de dominar as técnicas, passou a concentrar todo o seu poder em sua Poronga (a lâmina que está em sua cabeça), o item mais valioso que possui.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: A roupa e o chapéu do personagem são baseados nos "soldados da borracha", que são como ficaram conhecidos os trabalhadores que vivem da extração de látex das seringueiras.
A lenda do menino que deixou escrituras enigmáticas também serviu de inspiração para a criação do personagem. Essa história foi repercutida por vários veículos da imprensa nacional, como a Rede Globo.
O adorno que ele utiliza na cintura faz referência a figuras como Mapinguari e Caboclinho da Mata, ambos considerados protetores da natureza.
BIOGRAFIA: Alagoas é a irmã mais nova de Pernambuco, uma usuária de espada longa e que usa uma lança quando necessário.
É uma personagem fácil de aprender, mas difícil de dominar.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: A composição visual da personagem levou em consideração temas como Guerreiro, Zumbi dos Palmares e elementos da própria capital do Estado, Maceió.
Seu cinto faz referências ao fumo de rolo e ela levam uma carranca como adorno. Esse tipo de item era usado pelas embarcações de pescadores para afastar seres místicos aquáticos.
BIOGRAFIA: O Amapá perdeu um duelo contra o Pará. Por isso as cicatrizes em seu peito. Depois da derrota, aprendeu com a Amazonas um jeito de invocar a Cobra Sofia, para ajudá-lo no combate.
Ele utiliza o poder dela para se locomover com sua arte.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: A arma do personagem é uma mistura da estrutura do Marco Zero com a shuriken da Bandeira do Estado, e seu visual é inspirado na lenda do Capeta Multiplicador.
Os cordões e tambor que complementam o seu visual são inspirados no Marabaixo, dança considerada como patrimônio cultural do Amapá.
BIOGRAFIA: A ideia de fazer uma Maga que sua seus aliados para lutar (parecido com Zeus e Prometheus da Big Mom, de One Piece)
ALGUMAS REFERÊNCIAS: A lenda do Boitatá, uma cobra de fogo gigante, foi remetida para compor um de seus poderes, assim como o coração do Boi Garantido e a estrela do Boi Caprichoso.
BIOGRAFIA: Bahia! Uma jovem capoeirista que domina a técnica de chutes de Iemanjá!
Dominou suas habilidades no treinamento com Ceará.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Possui golpes com nomes em Orixás e as bordas de sua calça trazem a figura do Acarajé, típica comida baiana.
Ostenta cabelos trançados, pingentes inspirados na Chapada Diamantina e tatuagens que fazem referência a Conjuração Baiana.
BIOGRAFIA: A ideia de fazer um lutador que usa peixeira é obviamente inspirado em Cloud, da franquia Final Fantasy. Esse objeto faz com que ele consiga invocar o Dragão do Mar para complementar as suas habilidades.
A cicatriz em sua barriga foi adquirida após um duelo contra Piauí. O vencedor da batalha é desconhecido.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: A criação de seu cinto teve como inspiração as rendas de filé. Ele também utiliza um cordão com um pingente de Padre Cícero.
A calça usada pelo personagem é inspirada nas criações de um homem conhecido como Espedito Seleiro, que revolucionou a cultura boiadeira de couro de cabra ao inserir cores mais vivas.
BIOGRAFIA: Um lutador Grappler. Imagine ele lutando com aquelas auras como se fosse um Yakuza.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Inspirado em personagens como Megaman e RoboCop
BIOGRAFIA: Espírito Santo! Um lutador muito rápido, com golpes verticais e muitos dash.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: O visual do personagem foi inspirado no protagonista de Dragon Quest 8, Shujinko.
Outras referências incluem Casaco na cintura e Beija-Flor.
BIOGRAFIA: A ideia principal era fazer um Bando/Mago musical.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Os mascarados das Cavalhadas são referenciados no visual do personagem.
Outros complementos visuais incluem cinturão composto por pamonhas e uma fivela de peão.
BIOGRAFIA: Maranhão! Uma mulher muito simpática, porém, uma lutadora focada em golpes de pernas (tipo o Sanji).
Seus golpes pesados seriam usando a ombreira do Bumba Meu Boi.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: O visual faz referências ao Bumba Meu Boi e ao reggae.
BIOGRAFIA: Mato Grosso! O guerreiro que roubou o Tererê do Mato Grosso do Sul. Aparentemente ele ganhou, mas perdeu um de seus dedos e tem uma flecha em seu olho.
Um lutador que usa uma viola de coxo durante a batalha, e seu amigo Minhocão para golpes, como o de Scorpion [MK].
ALGUMAS REFERÊNCIAS: O cordão utilizado pelo personagem faz clara alusão ao Centro Geodésico da América Latina, que fica na capital Cuiabá.
BIOGRAFIA: Mato Grosso do Sul! Uma mulher que é uma mistura de Arara Azul com Tuiuiú, como sua Capivara Cavalo.
Ambos odeia Mato Grosso, pois ele roubou um item lendário de sua raça, o Tereré. Vão fazer de tudo para recuperá-lo.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Tanto as tiras do braço quanto a pose de batalha foi inspirados nas guerras que ocorreram no Estado, com destaque para os indígenas Kadiwaus, que eram conhecidos como "Índios Cavaleiros".
Mato Grosso do Sul também conhecido por abrigar uma grande quantidade de araras azuis, tanto na zona Rural quanto Urbana. O artista acabou optando por fazer junção com o Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal.
A pintura da personagem tem inspiração na lenda dos Guaicurus e a ponta da lança remete ao Obelisco do Porto, um importante monumento de Cuiabá.
BIOGRAFIA: A principal inspiração para a criação da personagem foi da arte de um seguidor do artista, que chamou a sua criação de Mãe-de-Ouro, uma figura que foge do estereotipo de Tiradentes como símbolo do Estado.
O ilustrado apenas decidiu incrementar a história da lutadora, acrescentando uma ajudante, no melhor estilo Tom & Jerry de MultiVersus
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Elementos típicos com o triângulo da bandeira, o ouro e o queijo minas foram preservados.
BIOGRAFIA: Pará, uma mulher jovem, com inspiração da personagem Viper, de Valorant.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Algumas referências para compor o seu visual incluem chapéu, short e arma da Revolução Cabana.
O modelo da roupa é fortemente inspirado na cantora Joelma Mendes, ex-banda Calypso. A magia que sai de sua mão remete ao Açaí.
BIOGRAFIA: A ideia era fazer um brawler (lutadores durões típicos de jogos de Beat' em up). Ela sofreu muito na vida, seu braço é feito de material turmalina.
É revelado ainda que ela perdeu sua perna e seu braço num combate contra Minas Gerais e São Paulo.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Suas vestimentas são claramente inspiradas nas tradicionais festas de São João e ela tem a cabeça de um dinossauro na cintura, que remete ao Vale dos Dinossauros do Sertão do Estado.
O braço de turmalina é uma referência a lindíssima pedra paraibana e seu rosto foi baseado em Anaíde Beiriz, uma poetiza tido como vanguardista.
BIOGRAFIA: Um jovem Kaingang, que usa as penas de uma gralha azul gigante em seu ombro, corajoso, fiel e um coração gigantesco.
Um moveset bem balanceado, perfeito para novos jogadores.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: As pinturas e referência são totalmente baseadas na cultura do povo Kaingang.
Estima-se que 70% dos cerca de 13.300 indígenas do Paraná são da etnia Kaingang.
A tatuagem do personagem é inspirada na lenda das Cataratas do Iguaçu e o colar é formado por sementes de pinhões.
BIOGRAFIA: Pernambuco, o Caboclo! Um homem muito honrado, um dos lutadores mais poderosos. Não tem medo de nada.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Além da clara inspiração no Caboclo de Lança, o personagem é inspirado nas armaduras de animes japoneses, como Shurato e Os Cavaleiros do Zodíaco.
Há ainda referências ao frevo e sua lança é feita de bambu.
BIOGRAFIA: A ideia era fazer um Vaqueiro Caçador de Mitos (uma espécie de Blade) que usa as energias da "Num se Pode" na mão direita. Ele também usa suas armas que pegou do Cabeça de Cuia.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: A utilização do Cabeça de Cuia é uma clara referência a lenda do menino pobre que morava às margens do Rio Paraíba. Um dia, sua mãe lhe serviu uma sopa rala, com ossos, já que faltava carne. Revoltado, ele atirou os ossos contra ela, matando-a.
BIOGRAFIA: A ideia é fazer um personagem que atacasse de perto e de longe,
ALGUMAS REFERÊNCIAS: A malandragem típica do carioca foi remetida neste personagem, com inclusão do terno e chapéu branco, como utilizados por figuras nascidas no berço do Samba.
BIOGRAFIA: A Mãe Paraíba, uma lutadora que foi abençoada com os poderes do lendário Elegante de Sal, uma criatura que até mesmo o Piauí não conseguiu derrotar.
Ela utiliza sua rede de pesca com quilos de sal para enfrentar os seus inimigos. É lenta, porém, com golpes fortíssimos.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Tem com principal base de inspiração a figura do pescador. A atividade de pesca é a mais comum entre a população nativa.
O cordão da personagem faz alusão ao monumento dos Reis Magos da capital do Estado, Natal. Ela possui ainda uma tatuagem que remente ao pássaro conhecido como Rasga-Mortalha.
BIOGRAFIA: O Gaúcho! Um homem que a primeira vista parece ser alguém de coração frio e sem piedade, mas quando se conhece, é um homem de coração mole.
Usa seu espeto para golpes a distância e come churrascos para se regenerar!
Conceito Anterior
ALGUMAS REFERÊNCIAS: As vestimentas são voltadas as pilchas tradicionais gaúchas.
Outro adereço presente é a Pala, que valoriza ainda mais os movimentos do personagem, além da bombacha.
O lutador também carrega consigo um pássaro em seu ombro, conhecido como Quero-quero.
BIOGRAFIA: A ideia é fazer uma domadora que usa seu melhor amigo (uma onça pintada) para atacar seus inimigos. Alguns dizem que sua gêmea, Roraima, jurou derrotá-la.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Algumas referências para compor a personagem incluem o Arraial Flor do Maracujá e Coroa do Festival de Nazaré.
Outro fato revelado pelo artista é que sua juventude está ligada a banana nanica.
BIOGRAFIA: A ideia era fazer uma domadora que domina as mesmas técnicas de Rondônia, uma vez que são gêmeas. No entanto, Roraima seguiu os ensinamentos de Goiás e dominou técnicas musicais para a batalha.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Além da lenda da Cruviana, o artista também levou em consideração o fato de Roraima possui adoração por campos de Girassóis.
BIOGRAFIA: São Paulo! Uma Yonsei que está a procura de seu pai (O chapéu e cachecol são dele). Uma jovem inteligente que construiu um mecha para poder usar o Lendário Guarda Chuva de Itu.
A ideia era fazer um design bem carregado, porque São Paulo é meio assim.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: A vestimenta da personagem faz referência a uma roupa utilizada pelo cantor Supla.
O chapéu e o cachecol fazem alusão a cultura caipira, metropolitana e caiçara do Estado e o pixo na perna remete as estações ferroviárias.
BIOGRAFIA: A Bruxa! Uma personagem bastante inspirada na Mercy. da franquia Overwatch, e com golpes como se fosse a Lux, de League of Legends.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Outras referências incluem "Barriga Verde", termo designado para quem nasce no Estado; e as Bruxas de Florianópolis, uma lenda muito conhecida da cidade.
BIOGRAFIA: A ideia era de fazer um Gladiador Cangaceiro, que tem golpes curtos e rápidos.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Além da preservação as cores da bandeira, foi sugerido que seu visual remetesse ao personagem Severino de Aracaju, interpretado pelo ator Marco Nanini, em "O Auto da Compadecida".
Há também forte inspiração em Lampião, figura importante do Cangaço.
BIOGRAFIA: A ideia era fazer um Mago Pique Santa Catarina (inclusive, os dois tem o mesmo tipo de cajado). A fonte de seus poderes vem de seu filho, que foi abençoado pelo sol de Tocantins.
A flor em sua mão direita é o chifre de Goiás.
ALGUMAS REFERÊNCIAS: Parte de sua composição visual remete ao Capim Dourado, um elemento típico do Cerrado.
Há ainda referências aos indígenas Iny e o sol presente na bandeira do Estado.
E você, acha que esse personagens dariam um ótimo jogo de luta? Deixe a sua opinião nos comentários.
Comentários
Postar um comentário