MUNDO INDIE

DESENVOLVIMENTO DE SKULLGIRLS SERÁ FEITO POR OUTRAS EMPRESAS APÓS DEMISSÕES EM MASSA

Considerado um dos games de lutas mais bem sucedidos do mercado de jogos indie, Skullgirls sofreu um forte baque essa semana, após vários membros do staff de desenvolvimento da Lab Zero pedirem demissão. As saídas dos funcionários, segundo nota do site EventHubs, teriam sido motivadas por conta de problemas com o proprietário da empresa, Mike Zaimont, o "Mike Z"

Imagem de Annie, personagem recém-anunciada como DLC

Um dos primeiros a expor publicamente o problema foi o animador e diretor de artes do jogo, Mariel Cartwright, que postou uma carta aberta em seu perfil no Twitter revelando os motivos de sua demissão. 

"Junho foi difícil. Depois da piada racista amplamente criticada e depois dos DMs inadequados e outras histórias, nossa equipe começou a se manifestar", destacou Cartwright.

O fato mencionado pelo ex-animador de Skullgirls tem relação direta com o caso George Floyd, um negro norte-americano que foi morto por policiais brancos e que acabou desencadeando uma série de manifestações pelos Estados Unidos, em um movimento que ficou mundialmente conhecido como "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam).

Trecho da carta aberta de Mariel Cartwright sobre o seu pedido de demissão da Lab Zero

O comportamento sexista de Mike Z, tanto com os colegas de desenvolvedora quanto em eventos públicos também teria sido um dos motivos para os pedidos de demissão, situação essa que teria inclusive contribuído para o banimento dele na Combo Break do próximo ano, a pedido da própria comunidade do jogo.

"O que percebemos é que havia um padrão de comportamento que não acho que havíamos entendido totalmente até então. Um padrão de hostilidade, insultos, ameaças, mentiras e assédio que muitos de nossa equipe não haviam compartilhado abertamente uns com os outros antes", ressaltou.

Além de Cartwright, também se manifestaram publicamente Brian Jun, produtor de artes, e Jonathan Kim, animador sênio. Logo após isso, o comando de produção da franquia acabou passando para as mãos da Hidden Variable e Autumn Games

"Embora Mike nunca tenha trabalhado para a Hidden Variable ou Autumn, seu comportamento, no entanto, contradiz diretamente nossos valores centrais compartilhados de respeito mútuo, decência e profissionalismo. Todos têm o direito de trabalhar em um ambiente seguro e ficamos desanimados ao saber que nem sempre foi assim no Lab Zero", declarou ambas as empresas em comunicado conjunto.

Atualmente, o jogo está em sua segunda atualização, Skullgirls 2nd Encore, e tinha ganhado recentemente o anúncio de chegada da personagem Annie, programada para chegar no ano que vem. Por enquanto, os planos de lançamento dela continuam mantidos. 

Nota conjunta da Hidden Variable e Autumn Games informando que ambas vão gerir os projetos da franquia

COM INFORMAÇÕES DE: EVENTHUBS.

  

Comentários

Postagens mais visitadas