ONDA DE DEMISSÕES NA XBOX GAME STUDIOS ATINGE A RARE; DIRETOR VETERANO DEIXARÁ A EMPRESA APÓS 35 ANOS



O conturbado processo de restruturação da XBox Game Studios, divisão de desenvolvimento de jogos da Microsoft ganhou mais um capítulo nesta semana, com o anúncio de demissão de mais de 9 mil funcionários e fechamentos de estúdios pertencentes ao grupo.




Conforme o BLOG repercutiu no mês passado, a gigante da tecnologia já estava preparando terreno para aplicar uma nova rodada de dispensa de profissionais com objetivo de reorganizar a empresa, e havia um temor de que a medida pudesse chegar até a Rare Limited, adquirida pela Microsoft em 2002.

De acordo com informações do site VGC, a empresa foi atingida com o cancelamento de Everwild, jogo que estava em produção há mais de uma década, mas que vinha enfrentando dificuldades para definir uma direção mais clara. O fim do projeto ocorre mesmo após uma reinicialização recente dos trabalho por parta da sua equipe de desenvolvimento.



"A Rare anunciou Everwild pela primeira vez em novembro de 2019  e lançou outro  trailer em julho de 2020. Atualizações sobre o jogo foram  escassas nos anos seguintes, exceto pela insistência do  chefe de jogos Phil Spencer de que " progresso" estava sendo feito no título no início deste ano.", destacou o jornalista Andy Robinson.

 

Ainda segundo o VGC, em 2021, fontes revelaram que o design do jogo havia sido essencialmente "reiniciado do zero", e que Gregg Mayles, veterano designer da empresa acabou assumindo o comando do projeto. Ele liderou projetos importantes como Donkey Kong Country, Banjo-Kazooie, Viva Piñata e Sea of ​​Thieves.


Gregg Meyles estava na Rare desde os anos 90

Na época das mudanças, o então chefe da XBox Game Studios, Matt Booty, afirmou que a equipe de Everwild queria ter certeza de que havia "algo especial" antes de mostrar o jogo novamente ao público.


A produtora executiva Louise O'Connor também estaria deixando a Rare

Com o cancelamento do projeto, Mayles teria supostamente pedido demissão da Rare, encerrando um vínculo de 35 anos anos. A produtora executiva Louise O'Connor, que ficou responsável por Conker's Bad Fur Day para Nintendo 64, também estaria deixando a empresa.


REBOOT DE PERFECT DARK CANCELADO

Outro projeto cancelado pela Microsoft foi o reboot de Perfect Dark. Isso ocorre em razão do estúdio The Initiative, também ter sido fechada pela empresa.



Matt Booty justificou as que decisões "refletem um esforço mais amplo para ajustar prioridades e concentrar recursos para preparar nossas equipes para maior sucesso em um cenário de indústria em constante mudança".

Sediada em Santa Monica, na Califórnia, a The Initiative foi fundada em 2018 pelo ex-chefe da Crystal Dynamics, Darrell Gallagher, juntamente com uma série de desenvolvedores veteranos. Perfect Dark seria o primeiro título do estúdio.

COM INFORMAÇÕES DE VGC.


Comentários