WARNER BROS. DISCOVERY FECHA A PLAYER FIRST GAMES E OUTROS DOIS ESTÚDIOS



A Player First Games, a Monolith Production e WB. San Diego terão suas atividades encerradas pela divisão de jogos da Warner Bros. Discovery em breve. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 25, pela Bloomberg.

Em novembro do ano passado, o BLOG repercutiu a notícia de que a Warner Bros. Discovery registrou prejuízo estimado em mais de US$ 300 milhões, e que esse resultado teria ocorrido por conta do fraco desempenho de vendas dos jogos Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça e Multiversus.




Por conta disso, CEO da empresa, David Zaslav, determinou que fosse reorganizado todos os planos de sua divisão de jogos, optando pela diminuição do número de lançamentos e passando a priorizar somente a suas propriedades intelectuais globalmente mais rentáveis (Hogwarts LegacyMortal KombatGame of Thrones e DC Comics).



“Vamos parar de tentar lançar 10, 12, 15, 20 jogos diferentes. Acho que temos uma chance real agora com foco para que o negócio de jogos seja mais estável. Temos quatro franquias de jogos fortes e lucrativas com fãs globais leais: Hogwarts Legacy, Mortal Kombat, Game of Thrones e DC, em particular, Batman. Estamos concentrando nossos esforços de desenvolvimento nessas franquias principais, com estúdios comprovados para melhorar nossa taxa de sucesso”, disse.


O atual cenário enfrentado pela WBD ajuda a compreender o porque a empresa tomou a triste decisão de encerrar o suporte de atualizações de MultiVersus, jogos que até então era visto como uma grande promessa de receita para os cofres do conglomerado midiático norte-americano.




Vale lembrar ainda que a Player First Games foi incorporada a divisão de jogos da WB. Games em julho de 2024, mas a sua aquisição só se tornou pública no mês seguinte.


No caso da Monolith, as preocupações do desenvolvimento do jogo da Mulher-Maravilha estariam relacionadas com as expectativas da empresa e os  ganhos e gastos na produção. Com isso, o projeto está oficialmente cancelado.



“Uma das maiores apostas da empresa em desenvolvimento, um game baseado na Mulher-Maravilha, tem lutado para se consolidar, de acordo com pessoas familiarizadas com o projeto. No início do ano passado, o projeto foi reiniciado e trocou de diretor", afirmou a reportagem do jornalista Jason Schreier.


As fontes do jornalista revelaram ainda que o custo com a produção do jogo já ultrapassou a casa dos US$ 100 milhões, o que resultaria em anos de trabalho para poder lançá-lo. 



"Ele levará anos para ser lançado, isso se ele for lançado", complementou.



PRONUNCIAMENTO

Por meio de um porta-voz, a Warner Bros. Discovery se pronunciou sobre a decisão de encerrar as atividades da Player First Games, Monolith Production e Warner Bros. San Diego.



"Tivemos que tomar algumas decisões muito difíceis para estruturar nossos estúdios de desenvolvimento e investimentos em torno da criação dos melhores jogos possíveis com nossas franquias principais — Harry Potter, Mortal Kombat, DC e Game of Thrones. Após cuidadosa consideração, estamos fechando três de nossos estúdios de desenvolvimento: Monolith Productions, Player First Games e WB San Diego. Esta é uma mudança estratégica de direção e não um reflexo dessas equipes ou do talento que as compõe.

Com Mulher-Maravilha, nossa esperança era entregar aos jogadores e fãs a experiência da mais alta qualidade possível para a personagem icônica, e infelizmente isso não é mais possível dentro de nossas prioridades estratégicas. Esta é outra decisão difícil, pois reconhecemos a história da Monolith de entregar experiências épicas para os fãs através de jogos incríveis.

Continuaremos focados e entusiasmados em voltar a produzir títulos de alta qualidade aos nossos fãs apaixonados e desenvolvidos por estúdios de classe mundial, e em trazer nosso negócio de jogos de volta à lucratividade e crescimento em 2025 e além".


COM INFORMAÇÕES DE OMELETE E O VÍCIO


Comentários