Dead or Alive é uma franquia bastante popular entre os fãs de jogos de luta, principalmente pelo sexy appeal de suas personagens. O primeiro game da série foi lançado em novembro de 1996, atraindo a atenção da mídia especializada.
![]() |
Primeiro Dead or Alive foi lançado em 1996 |
Recentemente, durante participação na Tokyo eSports Festa 2025, evento organizado pela ACCS (Associação Japonesa de Direito Autorais para Software de Computador), a Koei Tecmo falou sobre as medidas que estão sendo tomadas em relação a publicação de fanarts e doujinshi baseados na franquia.
Embora a empresa apoie abertamente a cultura otaku e reconheça não ter domínio sobre usuários fazerem trabalhos baseados na série, a empresa tem implementado uma série de medidas que limitam a "exploração inadequada" de sua propriedade intelectual.
![]() |
Imagem da Tokyo eSports Festa 2025 (Foto: PR TIMES) |
Segundo o gerente geral do departamento de assuntos jurídicos da empresa, Tomotoshi Nishimura, mais 200 doujinshis e aproximadamente 3 mil fanarts baseados em DoA são retirados anualmente da internet por irem longe demais.
Ao ser questionado sobre o assunto, Nishimura afirmou que os motivos são os mais variados, mas que há entre os criadores uma preocupação com a imagem da franquia.
"São como filhas", justificou.
O último game da entrada principal da série, Dead or Alive 6, foi lançado em março de 2019, e até o momento não há previsão de lançamento do sétimo capítulo.
Entretanto, conforme o BLOG adiantou em maio de 2022, DoA 7 chegou supostamente a ser desenvolvido pela Team Ninja, porém, acabou cancelado pela Koei Tecmo.
Em novembro do mesmo ano, o diretor criativo da Team Ninja, Tom Lee, revelou a intenção da desenvolvedora de reiniciar Dead or Alive e Ninja Gaiden. Ou seja, ambas as franquias podem sofrer um reboot.
"Dead Or Alive e Ninja Gaiden são franquias pilares de longa data para o Team Ninja. Esses títulos célebres são sinônimos da história e reputação de nosso estúdio. Nem é preciso dizer que, ao falar sobre o desenvolvimento de nossos projetos passados e futuros, esses dois títulos importantes não podem ser deixados de lado. No entanto, não há detalhes ou informações para compartilhar sobre nenhuma dessas franquias no momento. Como muitos de nossos fãs dedicados, compartilhamos o entusiasmo pelo retorno desses amados títulos. E teremos certeza de fornecer uma atualização adequada (se e) quando esse dia chegar", declarou.
E você? Acha correta a decisão da Koei Tecmo de retirar materiais ousados de DoA da internet? Deixe a sua opinião nos comentários.
COM INFORMAÇÕES DE AUTOMANTON E MEU PLAYSTATION.
Comentários
Postar um comentário