Conforme o BLOG adiantou no ano passado, a SEGA confirmou um novo projeto relacionado à franquia Virtua Fighter durante o The Game Awards. O último jogo da franquia, Virtua Fighter 5, foi lançado em julho de 2006, ganhando ainda atualizações para Playstation 4 (2021) e Steam (28 de janeiro deste ano).
Em entrevista ao site EventHubs, os executivos da SEGA explicaram os motivos pelo qual aguardaram tanto tempo para anunciarem um novo projeto da franquia, visto que muitos jogos clássicos tiveram suas produções reveladas em 2023.
"A equipe de desenvolvimento da série Virtua Fighter faz parte da minha divisão 'Sega CS Research and Development No. 1', e recentemente eles tentaram a iniciativa Virtua Fighter eSports. Além disso, conforme as técnicas de desenvolvimento de jogos e nossa experiência se desenvolvem, tentamos várias vezes fazer um plano para um novo jogo da série, mas sempre acabávamos com 'os fãs de jogos atuais aceitarão isso?' e não tínhamos certeza da resposta. Na verdade, houve muitos acontecimentos que levaram a esse anúncio", ressaltou o chefe 1º de Pesquisa e Desenvolvimento de CS da SEGA, Masayoshi Yokoyama.
O produtor do novo Virtua Fighter, Riichirou Yamada ressaltou que a franquia é um dos principais IPs da valiosas da SEGA, fazendo com que muitos funcionários desenvolvessem um carinho por ela. Entretanto, muito tempo se passou desde Virtua Fighter 5, obrigando-os a buscar qual seria a forma mais apropriada de trazê-la para o mercado de hoje.
"Como foi dito antes, temos muitos desenvolvedores da série Virtua Fighter em nosso estúdio, assim como muitos fãs de Virtua Fighter também. Todos eles constantemente desejavam fazer um novo jogo Virtua Fighter. Em meio a tudo isso, fui escolhido para ser o responsável pelo novo título e ouvindo toda a paixão deles pela série, assim como suas crenças sobre o que Virtua Fighter precisaria no futuro e tentando fazer um plano que conectasse o passado da série com seu futuro, finalmente recebemos o sinal de 'GO' da gerência, e foi assim que aconteceu. "Este será um grande projeto, então boa sorte", destacou.
Com desenvolvimento sob responsabilidade da Ryu Ga Gotoku Studio, o novo Virtua Fighter tem como premissa fazer com que todos os jogadores, veteranos e novatos, fazendo-os reconher o título como um game de luta inovador. A intenção, segundo a SEGA, é competir com games já consolidados no atual cenário, como Street Fighter 6 e Tekken 8.
"Na Sega como empresa, nosso CEO, nosso produtor executivo e até mesmo pessoas que anteriormente ocuparam tais cargos, todos eram fãs de Virtua Fighter de várias perspectivas. Nosso produtor executivo anterior, Yukio Sugino, era muito focado em fliperamas e tinha uma longa história com fliperamas, então, de uma perspectiva de fliperama, ele tinha carinho por Virtua Fighter. Nosso atual CEO, Haruki Satomi, tem muito amor não apenas por Virtua Fighter, mas pelos IPs da Sega em geral e sua abordagem é 'redefinir o valor dos IPs da Sega e mostrá-los ao mundo'. A abordagem com Sonic nos últimos anos, incluindo a franquia de filmes, é parte disso.
E também, nosso produtor executivo, Shuji Utsumi, se refere à Sega como uma "ilha do tesouro". Sua abordagem é "com os IPs que a Sega tem, devemos ser capazes de estar no cenário mundial", o que o levou a impulsionar fortemente o projeto legado, onde estamos revivendo IPs recentemente, como Golden Axe e Shinobi. Então, olhando para todas essas abordagens, Virtua Fighter sempre esteve na vanguarda de nossas mentes e temos discutido constantemente "quando e de que forma seremos capazes de fazer um novo Virtua Fighter"?", frisou o executivo.
Por enquanto ainda não há uma data definida para o lançamento do jogo, Porém, novos detalhes devem ser divulgados durante todo o decorrer do ano.
"Ao olhar para um projeto para reviver o Virtua Fighter, pensei que se estivéssemos apenas tentando fazer uma extensão de jogos de luta existentes, seria difícil para nós competir no cenário mundial. Olhando para a história do Virtua Fighter, que foi formada por meio da inovação e olhando "um pouco para o futuro", e para fazer um novo conceito de jogo que se alinhasse com isso, eu precisava de um verdadeiro "planejador".
E Yamada aqui imediatamente me veio à mente quando percebi que era isso que eu estava procurando. Nós tínhamos trabalhado no planejamento na Sega ao mesmo tempo e eu senti que conhecia tanto sua história quanto suas habilidades melhor do que ninguém. Ele já tinha saído da Sega por um tempo e quando o chamei de volta para nós, no primeiro dia, pedi a ele 'Por favor, faça um Virtua Fighter'.
Ele trabalhou como planejador em jogos de estratégia e simulação em tempo real e também estabeleceu vários jogos sociais que ainda estão vivos aqui na Sega e também tem experiência em gestão. Ele é alguém que tem experiência com design de jogos, produção e até mesmo o lado comercial das coisas, e com tudo isso em mente, senti que não poderia pedir a ninguém além dele para assumir esse projeto.", pontuou Yokoyama.
COM INFORMAÇÕES DE EVENTHUBS.
Comentários
Postar um comentário