#Opinião - FALTA PARA A SNK UM BOM GERENCIAMENTO DE CRISE PARA TIRÁ-LA DO APERTO
FALTA PARA A SNK UM BOM GERENCIAMENTO DE CRISE PARA TIRÁ-LA DO APERTO
Tinha tudo para dar certo, fãs na maior expectativa, muitas esperança depositada, até que um fatídico comunicado de adiamento colocou tudo a perder. Não está sendo fácil ser adorador de jogos da SNK, principalmente da franquia The King of Fighters, que quer queira ou não é o grande medalhão da empresa.
Não que esse tipo de medida não possa acontecer, principalmente levando em consideração que imprevistos podem surgir aos 45 minutos de jogo, e também dada a atual situação vivenciada pelo mundo por conta da pandemia do Coronavírus, mas bastava uma explicação direta para amenizar a revolta de quem estava aguardando há tempos por novidades da empresa
Ao contrário do que se esperava, SNK optou por um comunicado raso, de avisar que simplesmente estaria adiando a exibição da premiere de revelação de The King of Fighters’ XV e Season 3 de Samurai Shodown, sem nenhum tipo de explicação e acreditando que seus fãs compreenderiam a decisão. Um ledo engano.
Infelizmente, essa não é a primeira vez que a SNK vem mostrando falhas em sua comunicação, mas erros como os de ontem, dia 06, poderiam ter sido evitados. Mas a empresa continua a patinar feio no contato imediato com o seu público, utilizando os seus canais diretos de divulgação externa da pior forma.
Por conta dessa falta de traquejo, muitas especulações sobre o adiamento dos trailers surgiram. Um deles, inclusive, sugere uma possível interferência vinda do novo grupo de acionistas da SNK, o que pode fazer sentido, mas que ainda assim poderia ser evitado com o uso um bom plano de gerenciamento de crise.
Só para se ter uma ideia disso, várias alternativas poderiam ter sido adotadas para justificar o adiamento, desde as restrições impostas pelo governo japonês para frear o risco de contágio da Covid-19 a necessidade de ajuste o material de promoção dos jogos que seriam anunciados. Bastava sinceridade por parte dela para que os fãs compreendessem o que realmente está acontecendo (mesmo que a contragosto), o que infelizmente não aconteceu e provavelmente não será esclarecido.
Outra questão que também atrapalha essa comunicação é o número excessivo de perfis oficiais que ela possui. Não que outras empresas não tenham isso, a Bandai-Namco, por exemplo, tem várias contas no Twitter e Instagram, mas os canais gerenciados pela SNK não se conversam, o que acaba gerando muita confusão na cabeça dos seguidores, pois acaba que eles não sabem para quem recorrer e receber imediato feedback.
Todos esses pontos que citei precisam ser trabalhados para que a SNK possa minimizar os ruídos de comunicação e evitando a chateação de seu público, que mesmo com atropelos que beiram ao amadorismo extremo, ainda continuam compreensivos e fieis a empresa. Não sei até quando, mas ainda continuam devotos.
Para encerrar, cabe aqui também dizer aos fãs que é necessário ponderamento nos questionamentos na internet, até porque alguns acabam sendo até ofensivos, mas isso não significa adotar a postura do “passar pano” para os erros da empresa, como observei de muitos internautas, em especial os influenciadores mais conhecidos.
Esse lance de dizer que diferente de “Capcom ou Bandai-Namco, a SNK é uma empresa pequena e sem grandes recursos”, na minha compeensão, não cola mais. Ela até pode não ter a mesma estruturação de departamentos que as outras desenvolvedoras citadas possuem, mas é importante bater na tecla de que estamos falando de uma empresa que possui tradição e porte para lidar com as adversidades do mercado de jogos, principalmente de seu nicho.
O apoio dos fãs é grandiosamente necessário para fazer com que ela progrida, mas também precisamos sempre criticar quando algo não está certo.
Comentários
Postar um comentário