Por meio de sua conta pessoal no X, o vice-presidente da Arika, Mihara Ichiro, revelou que a empresa cogitou adicionar crossplay em Fighting EX Layer, mas que devido aos custos de manutenção para manter o recurso no jogo poderiam levá-la à falência.
A afirmação veio em resposta a uma pergunta de um de seus seguidores na rede social de Elon Musk, uma curiosidade que surgiu após a Arika promover o mega desconto do game na Steam, em celebração ao aniversário de 30 anos da franquia.
"Bem, os custos de manutenção do crossplay seriam tão altos que levariam à falência, então, a menos que vendamos mais de 1 milhão de cópias a preço integral e todos comprem o passe de temporada, acho que acabaremos com um déficit acumulado", disse.
"Para acrescentar mais um pouco, existem motores gráficos que podem reduzir isso, mas este jogo tem mais de sete anos, então se fôssemos adicionar algo assim agora", completou.
A série Fighting Layer teve seu início em novembro de 1996, sendo parte do spin-off de Street Fighter. Paralelo a parceria com a Capcom, a Arika acabou lançando um game com os personagens originais da franquia em 1998, com mecânica de jogabilidade da série EX de Street Fighter.

Da esquerda para a direita: Street Fighter EX, Street Fighter EX 2, Street Fighter EX 3 e Fighting Layer
Foi somente em junho de 2018 que Fighting Layer ganhou uma sequência, nomeada Fighting EX Layer, sendo lançada para Playstation 4 e Steam. O jogo ainda teve uma versão arcade disponibilizada em novembro do mesmo ano, uma versão mobile chamada Fighting EX Layer -α, e um port para Nintendo Switch (Fighting EX Layer: Another Dash) que chegou ao console em maio de 2021.
Até o momento, a Arika não tem planos para mais uma sequência para a franquia, estando concentrada atualmente no suporte a projetos de outras desenvolvedoras de jogos, como Bandai Namco e SNK.
"Portanto, acredito que se criticarmos os jogos de luta que implementaram o crossplay, as pessoas não terão mais interesse em trabalhar em uma empresa que se esforça e gasta seu próprio dinheiro.
Não adianta se não der certo, mas é melhor dizer 'Não deu certo, mas faça o seu melhor!', porque, afinal, somos humanos", finalizou Ichiro.
COM INFORMAÇÕES DE EVENTHUBS E PSX BRASIL.





Comentários
Postar um comentário