Por meio de sua conta pessoal no X, Dominique McLean, o "SonicFox", reagiu a notícia da aquisição da RTS, coproprietária da Evolution Championship Series, pela Qiddiay Investment Company.
Abertamente gay, o jogador se diz preocupado com a crescente incursão do Fundo de Investimento Público do governo da Arábia Saudita na compra de ações de desenvolvedoras e outros empreendimentos do segmento de eSports.
"Tenho uma meta de vida pessoal à qual venho me dedicando em relação à EVO e pretendo alcançá-la.
Não serei apagado, mesmo que isso signifique que serei a única voz ali.
Eu simplesmente estarei mais gay e barulhento do que nunca enquanto agito minha bandeira dos direitos trans na grande final.", escreveu.
Conforme o BLOG informou nessa terça-feira, 2, há uma preocupação crescente entre membros da FGC (Fighting Game Community) com a impulsão financeira de projetos apoiados ou de propriedade da Arábia Saudita.
O temor é de que o governo use tais iniciativas para praticar "lavagem esportiva" ou usar diversas formas de entretenimento para encobrir seu histórico em relação a violações de direitos humanos, direitos das mulheres, direitos da comunidade LGBTQAPN+, ações militares em territórios com conflitos armados, e outros.
"Imploro aos outros aliados que, se comparecerem a esses eventos, também agitem essas bandeiras o máximo que puderem.
Nós, a comunidade LGBTQ+, somos parte essencial do FGC e não vamos a lugar nenhum, e isso só me motiva a usar minha plataforma para amplificar ainda mais nossas vozes.", reforçou o jogador em outro comentário.
Outro jogador que também manifestou preocupação com a situação foi Christopher Hancock, "ChrisCCH", figurinha conhecida dos campeonatos de Street Fighter.
"Não é uma notícia muito surpreendente, mas ainda assim é lamentável. Triste para os membros LGBTQ+ da comunidade e também preocupado com a possibilidade de a cena ser cada vez mais financiada por dinheiro que desaparecerá assim que os financiadores se cansarem.", disse.
Sobre a compra da RTS pela Qiddiya, o gerente geral da EVO, Rick 'TheHadou' Thiher, afirmou esperar que os valores de inclusão continuem fazendo parte da marca.
"Tudo o que fiz em jogos de luta teve a ambição de unir nossas comunidades. Inclusão, comunidade e conectividade são importantes para mim. É profundamente pessoal que elas continuem fazendo parte do meu trabalho e que o futuro da Evo respeite isso.", destacou.
DIVERGÊNCIAS
Apesar do discurso em defesa das minorias, houve quem discordasse da opinião de SonicFox, relacionando-a à decisão do jogador de desistir da EVO 2020, após virem à tona as acusações de assédio contra o cofundador e então presidente da organização, Joey 'MrWizard' Cuellar.
"Sinto muito, mas não tem como você ser tão burro.
Usar minha plataforma para defender a oposição de uma entidade governamental literal que oprime pessoas LGBTQ+ de entrarem na FGC e ser crítico/ativista sobre isso é um assunto TOTALMENTE diferente do que LITERALMENTE. CUIDADOS.", rebateu.
"ESPECIALMENTE porque me enquadro em uma das categorias mais oprimidas por isso, é assim que estou literalmente escolhendo lutar contra isso.
Isso não é tão complicado quanto você pensa e é incrivelmente denso a ponto de você remotamente relacionar esses dois tópicos em questão.", completou.
Vale lembrar que SonicFox está entre os competidores do Final Kombat da Mortal Kombat 1 Pro Kompetition 2025. O evento será realizado no dia 27 de setembro, na Cidade do México.
E você? Concorda com ele ou acha que é uma preocupação exagerada? Deixe a sua opinião nos comentários.
Comentários
Postar um comentário