Não é novidade pra ninguém que a Capcom decidiu repetir a interação com sua comunidade, promovendo novamente um concurso de artes para ilustrar a tela de "Novo Desafiante" do jogo, no modo de partidas ranqueadas. No entanto, uma série de denúncias levou à desclassificação de um dos vencedores.
A arte em questão, produzida pela artista lilthascends, teria utilizado IA (Inteligência Artificial) para compor uma imagem estilizada da personagem Kimberly, o que violaria as regras da competição.
"Gostaríamos de agradecer imensamente a todos que participaram do último Concurso de Arte Street Fighter, Edição Nova Desafiante.
Infelizmente, determinamos que uma das inscrições vencedoras violou as regras do concurso, especificamente a Seção 5 referente a: Envio de Inscrições e Requisitos de Design.
Após análise e discussão cuidadosas, decidimos desqualificar a inscrição em questão.
Observe que a inscrição em questão permanecerá disponível para votação no Centro de Batalha até o final do período de votação. Gostaríamos de agradecer a todos que participaram da votação da inscrição em questão. Embora a inscrição em questão tenha sido desqualificada, forneceremos uma ilustração substituta para o personagem em destaque posteriormente.", informou a desenvolvedora no dia 24 do mês passado.
A regra em questão, segundo a Capcom, reforçava a importância de um trabalho criativo por parte dos participantes do concurso. Além da arte de Kimberly, outros dois desenhos produzidos por lilthascends também foram alvos de investigação, ficando ainda mais claras evidências de plágio por parte da artista.
"O Design deve ser um trabalho criativo original do Participante, que não tenha sido publicado anteriormente ou inscrito em outras competições. Qualquer técnica de desenho é permitida na criação do Design, porém, o uso de IA generativa é proibido. Você pode enviar múltiplas Inscrições. Se houver qualquer omissão ou declaração falsa em qualquer etapa da Inscrição, sua Inscrição será considerada nula. A Capcom reserva-se o direito de rejeitar Inscrições que, a critério exclusivo da Capcom, não atendam aos requisitos de inscrição. A inscrição neste Concurso é gratuita e não é necessária nenhuma compra de qualquer tipo", destacou.
Apesar de não estar totalmente claro se arte de Kimberly foi a razão definitiva para a desclassificação de lilthascends, dois pontos reforçam essa possibilidade: o primeiro é que a artista apagou suas contas nas redes sociais após o anúncio da Capcom; o segundo, que a empresa apresentou nesta segunda-feira, 25, a ilustração que substituirá a obra alvo de plágio.
"A equipe de desenvolvimento de Street Fighter 6 criou uma nova tela de desafiante original como substituta da arte anterior de Kimberly. Esta ilustração será entregue a todos, juntamente com as inscrições vencedoras de cada personagem.", pontuou a Capcom no X.
Vale lembrar que o resultado do 2º Concurso de Arte New Challenger do ANO 2 de Street Fighter 6 pode ser conferido no site oficial do game.
COM INFORMAÇÕES DE EVENTHUBS E PSX BRASIL.




Comentários
Postar um comentário