TEKKEN 8: HARADA TRAZ REVELAÇÕES SOBRE OS MISHIMA, ALISA BOSCONOVITCH, BOB E OUTROS



Uma das coisas mais interessantes da franquia Tekken é sua rica história, que é atrelada a uma trama cheia de desavenças familiares. Parte dessa receita vem justamente da cabeça do atual manda-chuva da TEKKEN Project, Katsuhiro Harada, que sempre usa suas redes sociais para atualizar os fãs sobre o enredo de alguns personagens.




Recentemente, o diretor insinuou em publicação no X que Heihachi teria outros filhos fora de seu clã além Reina e Lars Alexandersson, tudo isso para provar uma teoria sobre o Devil Gene. Ele também descreve a filha como "cobra", dada a obstinação dela em investigar tudo sobre as origens dos Mishima.




"Ela (Reina) é de fato uma das filhas biológicas de Heihachi. Ela é do tipo que investiga tudo a fundo (no Japão, esse tipo de pessoa às vezes é comparado a uma "cobra"), então ela já sabe a maioria das informações sobre Lars também.

Heihachi conduziu extensas pesquisas e experimentos para descobrir a verdadeira origem do Devil Gene. A mãe de Lars foi uma das pesquisadoras que Heihachi conheceu quando a Tekken Force conduzia operações na Suécia.

Entretanto, para Heihachi, a existência de Lars era apenas uma "pequena evidência" para apoiar sua hipótese de que o Devil Gene não se origina da linhagem central Mishima.

Heihachi gerou inúmeros filhos biológicos na tentativa de provar sua hipótese de que o Devil Gene não se origina da linhagem Mishima. Além disso, ele buscou todos os caminhos possíveis na pesquisa genética.

Reina é uma das filhas biológicas de Heihachi — nascida de uma mulher que pertencia a uma linhagem que Heihachi identificou como uma das linhagens de herança do Devil Gene — e uma das poucas aliadas que ele tinha.

Reina herdou o Devil Gene do lado materno, mas não foi só isso. Ela também herdou a força física de Heihachi, seu instinto como artista marcial e até mesmo sua ambição.

Talvez devido a essa ambição profundamente arraigada, Reina dá grande importância aos laços entre pais e filhos — apesar de não ter sido criada por Heihachi nem por sua mãe biológica. 

Assim como Heihachi, ela possui uma forte obsessão por poder — não apenas físico, mas também autoridade e influência.

O que é especialmente notável é isto: na longa história de conflitos intergeracionais da linhagem Mishima, Reina e Heihachi são — pelo menos por enquanto — o único casal de pais e filhos a ter um relacionamento genuinamente positivo.

Essa é uma dinâmica extremamente rara, especialmente considerando a natureza de Heihachi como uma figura solitária e absoluta de poder.", escreveu.

 

Ele acrescentou ainda que a força física de Reina independe de músculos, reforçando que seus seguidores não deveriam menosprezar as mulheres do clã Mishima.




"Há?

Não é você quem subestima o poder da fusão do Devil Gene com um humano? Não ouse menosprezar as mulheres do clã Mishima", completou.


Na mesma resposta, Harada rebate outro seguidor sobre o pedido de inclusão de mulheres musculosa, não necessariamente sendo uma Mishima.





"Não, a existência desse tipo de pedido e a discussão sobre as configurações de personagem da Reina são duas questões completamente distintas. Misturá-las só para impor suas próprias preferências não faz sentido.

Claro que existem tais pedidos — existem todos os tipos de pessoas, então é natural que esse tipo de demanda exista. Não é uma necessidade rara ou inédita. Ninguém vai ficar chocado e dizer: "Sério? Eu não fazia ideia de que as pessoas queriam isso!"

De qualquer forma, discussões sobre design de personagens e preferências pessoais individuais são tópicos fundamentalmente diferentes. Por favor, mantenham-nas separadas.

Dito isso, se estamos falando de preferências de personagens, eu diria que a Lidia de TEKKEN já representa um tipo de corpo musculoso bastante ideal. Experimente mudar a roupa dela no modo de personalização e dê uma boa olhada — você entenderá o que quero dizer.", disse.


Com enfatizou sobre a história de Reina, Harada meio que pontuou que Heihachi acabou descobrindo que o Devil Gene não veio diretamente da linhagem principal dos Mishima, recaído suspeitas sobre outros clãs. Nesse sentido temos os Hachijō, o clã de sua amanda esposa, Kazumi

Sobre isso, duas respostas do diretor dão sentido a trama que vimos em Tekken 7.




"É verdade que as suspeitas iniciais de Heihachi eram direcionadas a Kazumi, mas naquele momento ele não tinha provas definitivas.

Foi justamente por isso que ele jogou Kazuya do penhasco — para testar se ele havia herdado o Devil Gene. Porém, mais do que tudo, o que Heihachi realmente temia era isso: o clã Mishima, outrora celebrado por matar demônios e espíritos malignos no Japão antigo — muito antes da era Sengoku — poderia ter, em algum ponto de sua linhagem, sido contaminado pelo mal que um dia combateu. Ele temia a possibilidade de que o Devil Gene tivesse sido implantado na linhagem, ou que uma geração passada tivesse caído na escuridão e se alinhado ao poder demoníaco. Essa suspeita o assombrava muito mais do que qualquer indivíduo.

Também é verdade que o próprio Heihachi tentou aproveitar o poder do Devil Gene para obter um corpo mais forte e resistente.

(No final, porém, toda a sua pesquisa nessa área acabou sendo em vão.)", destacou.

 





"Espera? O que você está esperando?

Não, não é isso. Heihachi destruiu o clã Hachijō depois de matar Kazumi, mas tente calcular quantos anos se passaram desde que ele salvou aquela criança.", pontuou.



O diretor a TEKKEN Project também revelou detalhes sobre concepção por traz de Jinpachi Mishima, um trabalho que também contou com a participação de Masahiro Kimoto, que na época era um dos designers da Namco Games.





"Como Jinpachi trilhava o caminho de um artista marcial, ele ensinou a Heihachi tanto o caminho correto das artes marciais quanto suas técnicas. No entanto, a ambição de Heihachi era incrivelmente forte — ele buscava expandir ainda mais o poder da Mishima Zaibatsu e sua própria influência pessoal. Eventualmente, ele chegou ao ponto de aprisionar Jinpachi no subterrâneo.

Infelizmente, parece que os ensinamentos de Jinpachi tiveram pouco efeito na formação do caráter de Heihachi.

Aliás, a maior parte dessa história foi escrita na década de 1990.

As narrativas fundamentais para os personagens foram desenvolvidas principalmente por mim e Masahiro Kimoto (— um dos meus respeitados veteranos e designer de jogos que trabalhou em títulos da Namco desde a década de 1980, em particular). Em relação a Jinpachi, Kimoto frequentemente falava sobre como sua transformação não era devido ao Devil Gene, mas sim por meio de uma forma tradicional japonesa de "poder espiritual vingativo".

Quanto a mim, muitas vezes explorei a ideia de relacionamentos entre pais e filhos que vão além da rivalidade e se transformam em ódio profundo — algo retratado de forma única nas narrativas japonesas.

Não havia um modelo real específico para a dinâmica familiar em TEKKEN. Tanto Kimoto quanto eu tínhamos um ótimo relacionamento com nossos pais.

Lembro-me de quando dizíamos: "Justamente porque viemos de relacionamentos familiares saudáveis, é mais interessante retratar o oposto completo no jogo".", explicou.


Além dos Mishima, Harada também falou sobre outros persogens da franquia. No caso de Ogre, o diretor afirmou que materiais oficiais da época de Tekken 3 indicavam sua presença em cada continente.





"Na era Tekken 3, os materiais oficiais de cenário incluídos no guia de estratégia afirmavam que o Ogre não é um ser singular; em vez disso, há pelo menos um Ogre em cada continente, arquipélago e nação insular.", escreveu.


Harada também confirmou que Hwoarang não é um nome oficial, mas sim uma espécie de título para jovens guerreiros sul-coreanos. O mesmo também ocorre com Ganryu e Beak Doo San.




"Sim,

Hwoarang não é um nome pessoal, mas um título derivado da antiga ordem de jovens guerreiros Hwarang da Coreia — semelhante aos Byakkotai do Japão, ou aos arquétipos ocidentais como cavaleiros-escudeiros ou estagiários espartanos devotados à honra, lealdade e excelência marcial.", afirmou.





"Essa é uma boa perspectiva.
Ganryu não é seu nome verdadeiro; é um shikona, o nome de ringue de um lutador de sumô.

Da mesma forma, Baek Doo San, que é o mestre de Hwoarang, também não é um nome real (na verdade, é o nome de uma montanha).", frisou.


Sobre Alisa Bosconovitch, Harada relembrou dois fatos:





"Acredito que já mencionei isso no passado, mas aqui vai um fato interessante:

O Dr. Bosconovitch diz que criou Alisa à semelhança de sua filha falecida, mas aqueles que conheceram sua filha enquanto ela estava viva dizem que Alisa não se parece em nada com ela.", revelou.




"Um dos principais conceitos de design de Alisa era "assimetria". Além disso, a versão inicial da IA ​​instalada em seu cérebro foi escrita intencionalmente para ter muitos bugs.

Se você estiver assistindo apenas às cenas de aparição e vitória de Alisa com legendas em inglês, talvez não perceba — mas, em japonês, sua fala é bastante peculiar. Ela ocasionalmente usa dialetos regionais e fala de uma maneira estranha e inconsistente. Essa maneira incomum de falar é, na verdade, um resquício da programação defeituosa da IA ​​em sua cabeça, uma característica que está presente desde sua estreia em TEKKEN 6.", contou.


Por fim, sobre Bob, o diretor explicou a origem do personagem, falando o seguinte:





"No final dos anos 90, um membro da equipe de depuração e ajuste chamado Takino se juntou à nossa equipe de desenvolvimento. Por algum motivo, todos o chamavam de "Bob" desde o início.

Depois que terminamos de desenvolver TEKKEN 5, eu estava no escritório conversando com nosso chefe de animação sobre ideias para um novo personagem.

Uma das ideias que surgiu foi a de um "lutador de caratê superpesado, mas incrivelmente ágil e acrobático". 
Precisávamos de um codinome provisório para ele, e eu disse: "Vamos com Bob".

Todos acabaram gostando tanto do nome que ele pegou e acabou se tornando o nome oficial do personagem.

Mais tarde, quando decidimos dar-lhe um nome completo, consultamos alguns funcionários americanos da Namco America. Eles nos disseram: "Bem, se o nome dele é Bob, então o nome verdadeiro dele seria Robert."

Na época, não entendi o que eles queriam dizer. Fiquei realmente confuso.
Perguntei: "Que tipo de regra é essa? Por que, Robert?"

Eles apenas disseram: "É assim mesmo. Na escola também, pessoas chamadas Robert costumam ser chamadas de Bob."

Mais tarde, descobri que "Rob" era originalmente uma forma abreviada comum de Robert e que, durante o período do inglês médio, virou moda trocar a primeira consoante dos apelidos.

É assim que coisas como:

•William → Will → Bill
•Robert → Rob → Bob

tornou-se estabelecido e o padrão foi levado até os tempos modernos.

Lembro-me de perceber então que sempre há coisas novas para aprender, não importa a idade que você tenha rs", finalizou.

Atualmente em sua segunda temporada, Tekken 8 está disponível para Playstation 5XBox Series X|S e Steam.

COM INFORMAÇÕES DE EVENTHUBS.


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