A Warner Bros. Games encerrou nessa sexta-feira, 30, o brawler gratuito MultiVersus. O BLOG adiantou o triste fim do jogo em publicação feita no fim de janeiro deste ano.
O game já não consta mais nas lojas virtuais do Playstation, Steam e EPIC Games Store, enquanto que na loja do XBox, consta que MVS não está disponível separadamente.
Introduzido na indústria de jogos como uma grande promessa, MultiVersus tinha a mesma proposta do famigerado Super Smash Bros., da Nintendo, trazendo um elenco formado por estrelas do universo de propriedades intelectuais da Warner Bros.
As primeiras evidências de que a divisão de jogos da empresa estaria trabalhando no projeto surgiram em outubro de 2021, com as informações sendo reveladas pelo jornalista Jeff Grubb.
No mesmo mês, foi mostrado que a WB. realizou o pedido de registro do nome MultiVersus para um novo projeto.
Um mês depois, mais especificamente no dia 18 de novembro, o game foi oficialmente revelado, com o seu desenvolvimento ficando sob a responsabilidade da Player First Games.
Em 26 de julho de 2022, foi lançado o primeiro beta aberto do jogo, surpreendendo os executivos da empresa ao registrar mais de 62 mil jogadores simultâneos na Steam. No entanto, a falta de balanceamento e oferta de conteúdos logo começaram a impactar na presença de jogadores. Como resultado, o jogo já não figurava no topo dos mais jogados da plataforma.
Mesmo diante desses problemas, MultiVersus ainda contava com o prestígio da mídia especializada, vencendo o The Game Awards daquele ano, na categoria Jogo de Luta. Ele superou DNF Duel (Arc System Works), JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R (CyberConnect2), The King of Fighters' XV (SNK) e SIFU (Slocap S.A.S.).
Em fevereiro de 2023, o jogo é agraciado com o D.I.C.E Awards de melhor jogo de luta, vencendo JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R (CyberConnect2), Rumbleverse (Iron Galaxy Studios), SpiderHeck (Neverjam) e The King of Fighters' XV (SNK).
Mesmo com essas conquistas, o jogo continuou a registrar debandada de jogadores, perdendo quase 100% da presença de usuários na Steam, o que forçou a WB. Games a encerrar o beta aberto em 25 de junho.
Os rumores de que a Warner Games estaria preparando o retorno do jogo voltariam com força no início de 2024, após a circulação de imagens da parceria de MultiVersus com a rede de fast-food McDonald's. Dois meses depois, a empresa confirmaria o regresso definitivo do game para o dia 28 de maio.
Em agosto do mesmo ano, a WB. Games anunciou a compra da Player First Games. Os cofundadores Tony Huynh e Chris White foram mantidos no comando, mas as decisões da desenvolvedora passaram a ser gerenciadas pelo chefe da WB. San Diego, Carlos Barbosa.
Porém, em novembro de 2024, o CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, revelou que a divisão de jogos amargou um prejuízo de mais de US$ 300 milhões. O resultado foi oriundo do fracasso das vendas de alguns jogos, dentre eles o Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça e o próprio MultiVersus.
Como consequência, a empresa decidiu diminuir o número de lançamentos e passar a focar investimentos em propriedades intelectuais globalmente valiosas, como Hogwarts Legacy, Mortal Kombat, Game of Thrones e DC.
"Vamos parar de tentar lançar 10, 12, 15, 20 jogos diferentes. Acho que temos uma chance real agora com foco para que o negócio de jogos seja mais estável. Temos quatro franquias de jogos fortes e lucrativas com fãs globais leais: Hogwarts Legacy, Mortal Kombat, Game of Thrones e DC, em particular, Batman. Estamos concentrando nossos esforços de desenvolvimento nessas franquias principais, com estúdios comprovados para melhorar nossa taxa de sucesso", afirmou Zaslav para investidores.
Por fim, a última pá de cal no jogo foi dada em fevereiro deste ano, com a Bloomberg revelando ao mundo que a WBD fechou a Player Firts Games, juntamente com a Monolith Production e a WB. San Diego. A empresa confirmou a informação através de um comunicado.
Os fãs ainda tentaram reverter a decisão, promovendo a campanha #SaveMultiversus, fezendo com que houvesse um aumento considerável no número de jogadores curtindo o jogo. No entanto, a ação não surtiu o efeito desejado.
Atualmente, há rumores de que a Warner Games pretende focar no licenciamento de suas IPs para outros estúdios, um fato que vem se comprovando de forma positiva, visto o sucesso obtido graças a colaboração de Mortal Kombat com a franquia Fortnite.
E para você, o que de fato fez com que MultiVersus flopasse? Acha que o game deveria ter mais tempo de vida? Deixe a sua opinião nos comentários...
COM INFORMAÇÕES DE TECMUNDO.
Comentários
Postar um comentário