Não é novidade para ninguém que os anos 90 foram cruciais para a consolidação dos Fighting Games na indústria de jogos e que Mortal Kombat foi uma das franquias que mais se destacaram nesse período.
Além de possuir personagens carismáticos e inspiração cinemática, a série trouxe um fator que o diferenciou dos demais títulos do gênero: a violência extrema. Tal incremento resultou inclusive na criação da ESRB, órgão responsável por classificar as faixas etárias para quais alguns jogos são destinados.
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Primeiro MK conta com 7 lutadores, dois chefes e um personagem secreto |
O primeiro game da franquia, lançado nos arcades em agosto de 1992, foi tão bem sucedido que logo ganhou port para os consoles domésticos da época. No entanto, devido ao fator gore, algumas medidas precisaram ser tomadas, com a versão de Super Nintendo sendo excessivamente censurada em todos os sentidos.
Diante dessa imposição, a Midway Games e a Acclaim Entertainment tinham a proposta de lançar Mortal Kombat Nitro, uma versão menos censurada cujo o desenvolvimento ficou a cargo da Sculptured Software. Entretanto, seu lançamento acabou descartado em razão da chegada de Mortal Kombat 2.
"MK Nitro é a versão do jogo que, quando a primeira saiu e foi lançada, havia um bug em particular que me incomodava, que era como o jogo rodava. O outro era a higienização do sangue. Para o Super Nintendo especificamente, não saiu do jeito que eu queria e, acredite ou não, Ed Boon também não gostou. Então, eu criei a versão Mortal Kombat: Nitro e, a partir disso, decidi que poderia expandir talvez. Como havia uma lacuna entre Mortal Kombat 1 e 2, seria ótimo. Mas, infelizmente, não foi.", revelou o ex-funcionário da Acclaim Entertainment, James Fink.
Um fato interessante é que MK: Nitro traria ao jogador a possibilidade de acessar conteúdos extras, como destravar os personagens Goro, Shang Tsung, Reptile e Kung Lao; novos trajes; fatalities; modos de jogo; movimentos especiais e até enredos, muitos dos quais foram, alegadamente por coincidência, incorporados posteriormente em futuras parcelas da franquia.
"Eu inventei um monte de coisas, onde todo mundo sabe que tem dois fatalities; uniformes diferentes; um modo para um jogador onde, dependendo do personagem que você usasse, o jogador escolheria o seu caminho, com seu personagem terminando com um final bom ou ruim. Então, por exemplo, se o Raiden matasse os dois ninjas [com fatality], ele teria um final ruim, ou se ele não matasse os ninjas teria um final bom [...] e, obviamente você teria rivalidade entre Scorpion e Sub-Zero, Kano e Sonya, o Johnny Cage não tinha um rival, mas estávamos pensando em fazer o Kung Lao original eventualmente ser o seu rival. Infelizmente, você sabe que a Midway reagiu porque eles estavam lançando o arcade de MK2 e o tempo de entrega [do jogo] era muito mais rápido que o normal para qualquer outro de arcade naquela época. Acho que eles fizeram isso em nove meses ou talvez um ano, mas acho foi nove meses", explicou Fink.
O criador de conteúdos sobre MK, tabmok99, trouxe mais detalhes sobre o projeto em um vídeo publicado em seu canal no YouTube.
Atualmente, a franquia MK está na ativa com Mortal Kombat 1, game disponível para Playstation 5, XBox Series X|S, Nintendo Switch e Steam.
COM INFORMAÇÕES DE TIME EXTENSION.
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