ASSISTA "HERE COMES A NEW CHALLENGER", DOCUMENTÁRIO QUE ANALISA O IMPACTO CULTURAL DE STREET FIGHTER II


 

O primeiro game de Street Fighter foi lançado em 1987. No entanto, foi somente com Street Fighter II, de 1991, que a franquia se tornou uma lenda não só entre os títulos do gênero de luta, mas também na indústria de jogos eletrônicos como um todo. 




Tamanho êxito não foi por acaso, visto que a Capcom sempre teve tradição de produzir jogos cativantes, e foi que o cineasta e youtuber, Oliver Harper, lançou "Here Comes a New Challenger", documentário que analisa os impactos culturais que o jogo causa até hoje entre as pessoas. 




Disponível gratuitamente na plataforma Tupi TV, o material  faz uma ampla análise do game e o seu poder midiático no mundo, indo além de torneios e da visão como jogo competitivo. 



"Estou muito feliz com o documentário. Consegui cobrir tudo o que queria, conseguimos fazer muito com um orçamento pequeno, minha equipe fez um trabalho incrível filmando b-roll adicional para fornecer muita variedade visual ao documentário. Eu não queria apenas colocar falas e depois emendar um clipe do videogame durante todo o tempo de execução. Eu queria que as pessoas se envolvessem visualmente com ele junto com a história", declarou Harper.

 

A produção conta com depoimentos de ex-funcionários da Capcom, como Yoshiki Okamoto e Yoko Shimomura, além de figuras envolvidas com outras vertentes da franquia, como  o diretor do primeiro filme live action da série, Steven E. de Souza; do escritor Paul Davies, e do artista que desenhou a arte da caixa ocidental do jogo, Mick McGinty.



"Eu queria que meu documentário focasse seu impacto no jogador em geral, que gostava dele em seu SNES e Mega Drive e lia as revistas de jogos para se acostumar, ficava animado com o filme de ação ao vivo e acabava decepcionado e encontrava alegria em descobrir o filme de animação, tornando-o mais acessível a um público maior", destacou.

 

Atualmente, a franquia está na ativa com Street Fighter 6, game disponível para Playstation 5, XBox Series X|S e Steam.

COM INFORMAÇÕES DE ADRENALINE.


Comentários