MINISTRA DO ESPORTE CAUSA POLÊMICA APÓS FALA SOBRE JOGOS ELETRÔNICOS



Ex-medalista olímpica de vôlei de quadra, Ana Moser causou uma polêmica após afirmar que jogos eletrônicos não podem ser considerados como esporte. A declaração da ministra do esporte do governo Lula foi dada ao UOL nessa quarta-feira, 11.

Ao veículo, a ex-atleta declarou enxergar o eSports como entretenimento e comparou o treino de jogadores do gênero com a preparação de um cantor para realizar um show. Ela também destacou que as competições não são previsíveis, sendo algo totalmente programável.



"A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando videogame, você se divertiu. O atleta de esports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ele não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte", disse.


A ministra confidenciou ainda que não possui a intenção de realizar investimentos para a modalidade e que a questão do esporte eletrônico, a nível Federal, ainda não é uma realidade no país. Isso exclui qualquer possibilidade de criação de ações por parte do  governo que beneficie atletas, como acesso a bolsas, Lei de Incentivo ao Esporte, ou disponibilização de recursos públicos de forma geral. 




Vale lembrar que Ana Moser não era a primeira opção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a pasta. Inicialmente, o cargo seria chefiado pela também ex-atleta de volêi Isabel Salgado, que chegou a ser nomeada para fazer parte da equipe de transição do governo, mas ela acabou morrendo no dia 16 de novembro do ano passado, vítima de insuficiência respiratória decorrente de uma bactéria no pulmão




A declaração da ministra causou repercussão negativa na internet, principalmente entre atletas do mundo do eSports. Para o pro-player Raphael Puglielli “Zenith”, considerado um dos principais nomes de Street Fighter V no Brasil, falta conhecimento da mandatária da pasta sobre o valor do universo competitivo dos games.




Ele ainda acrescentou que a criação de uma legislação faria com que a modalidade passasse a ser enxergada com outros olhos.




E você, acha que a declaração de Ana Moser foi infeliz? Deixe a sua opinião nos comentários.

COM INFORMAÇÕES DE PORTAL UOL E ADRENALINE.


Comentários

Postagens mais visitadas