ESPECIAL TGA: QUEM É O FAVORITO DO ANO NA CATEGORIA MELHOR FIGHTING GAME?
Previsto para acontecer na próxima quinta-feira (9), a The Game Awards é atualmente a maior cerimônia da indústria de jogos do mundo. Este ano, há uma grande promessa de termos muitos jogos sendo revelados durante o evento.
Na cena da FGC (Fighting Game Community), cinco jogos disputam o título de melhor jogo de luta de 2021. Acompanhe abaixo o perfil dos indicados deste ano.
DESENVOLVEDORA: CyberConnect2
PUBLISHERS: Aniplex (Japão) e SEGA (Demais Países)
DIRETORES: Kazuyoshi Futatsuka e Yohei Ishibashi
Lançado no dia 13 de outubro deste ano, Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba - The Hinokami Chronicles é uma produção do estúdio CyberConnect2. Foi anunciado pela primeira vez em março de 2020.
Baseado na adaptação do anime de 2019 da série, o game conta a história de Tanjiro Kamado, um jovem que decide se unir a Demon Slayer, uma corporação que combate forças demoníacas. Kamado entrar para essa entidade com propósito de ajudar sua irmã, Nezuko, que acabou se tornando um demônio.
No Japão, Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba - The Hinokami Chronicles é publicado pela Aniplex, enquanto que a SEGA é responsável por distribuir o jogo para outros países. Atualmente está disponível para Playstation 5, Playstation 4, XBox Series X/S e PC Steam.
Por fim, Demon Slayer recebeu críticas mistas após o seu lançamento. No site Metacritic, por exemplo, a versão mais bem avaliada foi a de XBox Series X/S, com 82/100, enquanto a IGN deu 7/10 e o Destructoid 6.5/10.
DESENVOLVEDORA: Arc System Works
PUBLISHERS: Arc System Works (Japão e Estados Unidos), Bandai Namco (Europa e Ásia) e SEGA (Versão Arcade)
DIRETOR: Akira Katano
Franco favorito da categoria, Guilty Gear - Strive - foi anunciado mundialmente em agosto de 2019, no entanto, já estava em desenvolvimento deste 2018. O game é uma produção da Arc System Works, sendo o encerramento do arco protagonizado por Sol Badguy.
A Arc System Works tinha planos para lançar o game em maio de 2020, mas acabou transferindo para este ano em razão dos impactos da Covid-19 em seu cronograma de desenvolvimento.
A empresa anunciaria ainda um segundo atraso, dessa vez por conta da necessidade de ajustar as mecânicas de partidas online, transferindo o seu lançado de 9 de abril para 11 de junho. O game pode ser desfrutado nos consoles Playstation 5, Playstation 4 e PC Steam.
A recepção da crítica ao jogo foi bastante positiva. A versão de PS5 recebeu nota 87/100 do Metacritic, enquanto a IGN deu 9/10 e o Destructoid deu 8.5/10.
DESENVOLVEDORA: French-Bread, Type-Moon e Aniplex
PUBLISHER: Delightworks
DIRETOR: Kanome Serizawa
Baseados na visual novel Tsukihime da Type-Moon, Melty Blood é uma série que tem se firmado entre os melhores jogos de luta da atualidade, e Type Lumena é o título mais recente, tendo sido lançado mundialmente no fim de setembro deste ano.
O game é uma espécie de reboot da série que aproveita os acontecimentos mais recentes do remake Tsukihime - A Piece of Blue Glass Moon.
Além do Playstation 4, o jogo também foi lançado para XBox One, Nintendo Switch e PC Steam.
Com relação a receptividade da mídia, Melty Blood: Type Lumina, também foi bem avaliado por grande parte da crítica. A versão Steam recebeu 8.8/10 da Metacritic, 9/10 do Inverse e 9/10 do Noyse Pixel.
DESENVOLVEDORA: Ludosity e Fair Play Labs
PUBLISHER: GameMill Entertainment
DIRETORES: Diego Rodriguez e Sergio Chacon
Lançado em outubro deste ano, Nickelodeon All-Star Brawl reune um time de estrelas nos cartoons pertencentes a Viacom Inc, uma das gigantes do entretenimento dos Estados Unidos.
O game tem a mesma premissa da franquia Smash Bros da Nintendo, com jogadores lutando em diferentes estágios e tentando derrubar seus oponentes para fora dos limites da arena.
Ao todo, o título tem 20 personagens jogáveis, estando disponível para Playstation 5, Playstation 4, XBox Series X/S, XBox One, Nintendo Switch e PC Steam.
No Metacritic, o game recebeu nota 65/100 e 7/10 no IGN e Destructoid.
DESENVOLVEDORA: SEGA AM2 e Ryu Ga Gotoku Studio
PUBLISHER: SEGA
DIRETOR: Yoshihiro Tsuzuku
Originalmente lançado em 2006, Virtua Fighter 5 ganhou em julho deste ano uma atualização intitulada Ultimate Showdown.
Em setembro de 2020, durante a Tokyo Game Show Online, a SEGA acabou confirmando a produção de um título da franquia voltado para o cenário de e-Sports. O projeto também marcaria a celebração de 60 anos de criação da empresa.
Utilizando a Dragon Engine, Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown foi lançado somente em versão digital para Playstation 4. Ele teve nota 78/100 no Metacritic, 7/10 no Gamespot e 8/10 no Destructoid.
O BLOG também aproveitou para saber a opinião de youtubers e produtores de conteúdo que acompanham a cena da FGC. Todos são unânimes em relação ao favoritismo de GG Strive entre os indicados, mas há quem aposte em surpresas.
"Guilty Gear Strive é o melhor entre esses. Músicas, online e gráficos são muito bons. Além de que, no meu feed, apareceu bem mais que os outros. Mas acho q pode acontecer uma supresa e ser Kimetsu no Yaiba - The Hinokami Chronicles, pois o anime e o mangá são bastante aclamados", Edilmar Castro (@dilcasty), editor do canal Ready Go!.
"Guilty Gear Strive [leva] sem dúvida, não só pelos acertos, mas a concorrência que não está nem um pouco acirrada este ano. Tem defeitos? Sim, mas no quesito 'Jogo de Luta', o destaque é ele mesmo!", Jacob Cunha (@PaiGeekJacob), idealizador do canal PaiGeek Jacob.
"Guilty Gear Strive leva na minha opinião, por conta do online, excelentes gráficos e jogabilidade. Porém também sinto que eles não merecem, já que o conteúdo do jogo é bem fraco em outros âmbitos não competitivos. Os outros jogos são bons, mas não sinto que exista concorrência", Rafael França (@RafaelWoo), idealizador do canal Jogos de Luta.
"Pra mim é o Strive. Dos títulos desse ano ele é o melhor pra mim. Mas não duvido do Demon Slayer, pelo tamanho da franquia", DioRod (@D1oRod), criador de conteúdo do canal DioRod.
"Amei Type Lumina e fiquei feliz demais que este e VF5US estão entre os indicados. Mas acho que quem ganhará será de fato GG Strive", Gui Santos (@guisantos0007), idealizador do canal Gui Santos - Games Retro & MUGEN.
"Strive ganha por três motivos: 1) Visual espetacular, cel shading superior ao de Xrd no qual já era um divisor de águas; 2) Experiência online maravilhosa, apesar do lobby; 3) Qualidade das músicas. Por serem cantadas, parece que você tá comprando um álbum de metal além do jogo", Adriano Lopes (@adrianolopes_sp), designer e criador de conteúdo.
"Por mais que eu seja fã confessa de VF, Guilty Gear deve levar e merecido", Bianca Manrique (@biachunli), idealizador do blog Cantinho da Bia Chun-li.
E pra você, quem vai se sagrar como o melhor jogo de luta de 2021? Deixe a sua opinião nos comentários.
Comentários
Postar um comentário