#GetOverHere – JOHN TOBIAS SUGERE QUE MORTE DE JOHNNY CAGE NÃO ESTAVA NOS PLANOS DA EQUIPE DE MK
Mortal Kombat é considerada uma das franquias mais rentáveis dos videogames e grande parte desse sucesso se deu graças à mente criativa de Ed Boon e John Tobias. Hoje, os dois já não são mais parceiros, com apenas Boon a frente da série.
Apesar da separação, Tobias continua sendo idolatrado pelos fãs de MK, e sempre que possível conversa com eles sobre curiosidades da franquia. No início deste mês, por exemplo, ele falo a respeito da ausência de Johnny Cage no elenco do terceiro jogo, Mortal Kombat 3, lançado em 1995.
“Muitas coisas mudaram para nós entre MK1 e MK2. Uma coisa que não mudou foi uma limitação de memória. Embora tivéssemos mais para MK2, ainda não tínhamos o suficiente, o que nos forçou a escolhas difíceis...”, escreveu em sua conta no Twitter.
De acordo com Tobias, pela
limitação de hardware, somada a necessidade de incluir novos personagens, a
equipe precisou fazer alguns cortes, mas como tudo deveria ser racionalmente
pensado, ele e Boon decidiram observar a popularidade do elenco para saber
quais medidas tomariam.
Entre as ferramentas utilizadas
por eles estava um comando secreto que permitia acessar os dados da máquina e verificar
quantas vezes um personagem foi utilizado durante um período de jogatina.
Aparentemente, os dois tomaram com base apenas a popularidade de combatentes da
área de Chicago.
"Nossa escolha de cortar Sonya e Kano em MK2 foi puramente baseada nas auditorias do jogo MK1. Mas, aprendemos desde então que os jogadores se ligavam emocionalmente aos seus personagens favoritos. O clamor dos jogadores perdendo Kano e Sonya em MK2 alimentou seu retorno no MK3", afirmou.
No caso de Johnny Cage, Tobias sugere
que pelo fato dele ter sido o personagem menos usado em máquinas de arcade de
Mortal Kombat 2, a equipe precisou recorrer a algum artifício para justificar a
sua ausência na sequência. Nesse caso, ele acabou morrendo nas mãos do exército
de Shao Kahn, durante a invasão da Exoterra ao Plano Terreno.
“Johnny Cage (apesar dos boatos e absurdos) foi cortado porque foi o personagem menos selecionado em MK2; como eram, acredite ou não, Raiden e Baraka. Kitana, Mileena e Scorpion não foram cortados de MK3. Eles foram retidos em antecipação ao lançamento do Ultimate MK3 alguns meses depois. UMK3 foi uma atualização gratuita para operadores de arcade para resolver problemas em torno do lançamento doméstico do MK3, mantendo o jogo de arcade atualizado para os jogadores”, completou.
Não é preciso dizer que essa
decisão acabou gerando parte da bagunça cronológica que acabou ocorrendo na
atualização MK Trilogy, que contou com Cage como personagem jogável, e nos
jogos seguintes, com o ator hollyoodiano aparecendo vivo.
“Fizemos tudo que podíamos para explicar o porquê de personagens terem sumido e ficou ainda pior quando tentamos explicar por que eles voltaram. Peço desculpas pela montanha-russa de ficção usada para navegar pelas mortes/mortos-vivos de personagens naqueles primeiros jogos. Mas, se eu fosse do tipo que aponta o dedo, apontaria meu dedo para os jogadores de MK de Chicago MK dos anos 90. Eles foram os verdadeiros responsáveis por quem viveu e quem morreu”, completou.
COM INFORMAÇÕES DE: EVENTHUBS.
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