THE FUTURE IS NOW
PROJETOS DE GAMES DA SNK QUE ACABARAM CANCELADOS
Quando determinada franquia de jogos começa a fazer sucesso, é inevitável que a detentora de seus direitos queira expandir este universo para outras mídias ou gêneros. Séries como The King of Fighters e Metal Slug, por exemplo, são bons exemplos disso. Mas o que acontece quando cria-se uma expectativa demais nos fãs e planejamento vai por água abaixo?
Pensando nesse aspecto, BLOG DO REAL MINER traz para você os projetos de games da SNK que acabaram cancelados nem prévio aviso.
THE KING OF FIGHTERS' ONLINE (UNOTECNOLOGY)
Sob a responsabilidade da empresa sul-coreana UnoTechnology, The King of Fighters' Online estava sendo produzido para ser um MMORPG cujos os jogadores poderiam interagir entre si e propor batalhas, no melhor estilo League of Legends, em um universo totalmente em 3D.
O game foi anunciado pela primeira vez no final do ano 2000 e a empresa tinha planos de lançá-lo internacionalmente. Kyo Kusanagi, Athena Asamiya, Iori Yagami, Leona Heidern, Kim Jae Hoon e Kula Diamond foram os personagens confirmados na época.
A UnoTechnology ainda chegou a realizar uma beta aberta no território coreano, no entanto, devido à má recepção do público, a empresa acabou encerrando a fase de testes antes do tempo previsto. Ela ainda tentou chamar a atenção do público, ressaltando que estava trabalhando em atualizações para melhorar a experiência online, mas a falta de interesse dos jogadores fez com que o projeto fosse cancelado.
A título de curiosidade, a UnoTechnology era conhecida anteriormente como Viccom, desenvolvedora asiática de jogos que foi uma das principais parceiras da SNK nos anos dourados dos fighting games.
THE KING OF FIGHTERS' ONLINE (DRAGONFLY)
Com o cancelamento do projeto da UnoTecnology, a desenvolvedora DragonFly, também da Coreia do Sul, acabou adquirindo o licenciamento da marca KOF para a produção de um jogo nos mesmos moldes. Esse projeto estava sendo produzido em parceria com outra empresa, a Triple A Games.
Pelos primeiros trailers lançados em 2007, o jogo prometia fazer bastante sucesso, tento o seu lançamento planejado para o primeiro semestre de 2010. Até então, o casting de personagens contava com as presenças de Kyo Kusanagi, Terry Bogard, Joe Higashi, Athena Asamiya, Mai Shiranui, Rugal Bernstein, Omega Rugal e Kula Diamond.
Apesar das críticas positivas, principalmente em relação aos gráficos, o game acabou sendo abortado sem qualquer tipo de explicação. Mas um fato curioso nisso tudo é que a DragonFly fez uma nova tentativa de inserir o projeto dentro de um universo MOBA, mas dessa vez mirando o público tailandês.
Essa nova tentativa de emplacar o KOF' Online contou com o apoio de outra empresa, a True Digital Plus, e as duas até que foram bem sucedidas, conseguindo lançá-lo em outubro de 2013. O jogo reunia personagens de 94 a XIII , incluindo novas skins para todos eles.
De elenco clássico, do game contava com as presenças de Kyo Kusanagi, Benimaru Nikaido, Goro Daimon, Terry Bogard, Andy Bogard, Joe Higashi, Ryo Sakazaki, Yuri Sakazaki, Heidern, Ralf Jones, Leona Heidern, Whip, Athena Asamiya, Sie Kensou, Chin Gentsai, Bao, Chizuru Kagura, Mai Shiranui, Kasumi Todoh, Hinako Shijou, Kim Kaphwan, Chang Koehan, Choi Bounge, May Lee, Iori Yagami, Eiji Kisaragi, Billy Kane, Vanessa, Ryuji Yamazaki, Shermie, Chris, Rugal Bernstein, Maxima, Kula Diamond, Foxy, Lin, Malin, Tizoc, Ash Crimson, Duo Lon, Oswald e Shion.
Além disso, a equipe de desenvolvimento introduziu dois personagens originais, sendo eles Buakaw Banchamek, baseado no kickboxer de peso médio tailandês Sombat Banchamek; e Mr. Po, um homem gordinho que utiliza uma espécie de bazuca contra os seus adversários.
Atualmente não mais possível acessar os arquivos relacionados ao game no site oficial, nem mesmo em sua página no Facebook, que foi deletada, o que pode indicar o fim de suporte ao jogo.
METAL SLUG ZERO ONLINE
Além da série KOF, a DragonFly também também havia conseguido a permissão da SNK para produzir um jogo multiplayer online baseado no universo de Metal Slug, nascendo assim o projeto Metal Slug Zero Online.
A produção do game, em parceria com a WIZHANDS, teve início em julho de 2007, com um enredo que se passaria no ano de 2035. A jogabilidade seria no padrão side-scrolling, com Marco Rossi, Tarma Roving, Fiolina Germi, Eri Kasamoto, General Morden, Rumi Aikawa, Hyakutaro Ichimonji e Jack Brothers inseridos no elenco.
O jogo estava em fase beta, com laçamento programado para 2009, mas ele acabou cancelado.
THE KING OF FIGHTERS' WORLD (SHANDA GAMES)
Voltado inicialmente para o mercado chinês, The King of Fighters' World era um projeto da empresa Shanda Games que tinha The King of Fighters' XII como base gráfica. O jogo permitiria aos jogadores personalizar um avatar com base nos personagens da série, mesclando elementos do Beat' em up com o gênero MMPRPG.
Na época de sua produção, a Shanda revelou que os acontecimentos de World se passavam logo após a destruição da NESTS, com os torneios do KOF proibidos pelos governos de todos os países do mundo. No entanto, vários anos depois surgiria o The King of Fighters' Card Battle, permitindo aos participantes duelos sem que eles sofressem danos físicos.
Com um estrondoso sucesso, o simulador começou a fazer parte de competições esportivas ao redor do mundo, no entanto, como em todo KOF, fenômenos estranhos começaram a surgir, como o misterioso desaparecimento de participantes. Era a partida daí que o jogador começaria a desvendar os mistérios relacionados ao KOF-CB, tendo contato com os principais personagens da série.
O game contaria com a presença dos seguintes personagens: Kyo Kusanagi, Shingo Yabuki, Saisyu Kusanagi, Terry Bogard, Rock Howard, Iori Yagami, Mature, Vice, Goenitz, Ryo Sakazaki, Robert Garcia, Takuma Sakazaki, Yuri Sakazaki, Athena Asamiya, Sie Kensou, Chin Gentsai, Bao, Leona Heidern, Ralf Jones, Clark Still, Mai Shiranui, Andy Bogard, Eiji Kisaragi, K' Dash, Maxima, Kula Diamond e Foxy.
A Shanda chegou a promover uma série de ações para divulgar KOF' World, mas ao que tudo indica, o projeto sofreu da mesma maldição de KOF' XII, com um tempo de produção muito pesado, sendo cancelado em definitivo.
GAROU MARK OF THE WOLVES 2 (SNK)
Na época em que foi lançado, Garou: Mark of The Wolves fez um estrondoso sucesso, tanto que a SNK já tinha uma continuação em mente. O projeto estava 70% concluído, com 20 personagens definidos, sendo seis deles novatos, no entanto, devido aos problemas financeiros que mais tarde culminaram na falência da empresa, Garou 2 foi cancelado antes mesmo de ter seus detalhes revelados.
Anos depois, em entrevista a Nintendo Light, o diretor de Samurai Shodown, Nobuyuki Kuroki, que na época dirigiu a produção de Garou, afirmou que pensa em reviver a franquia, podendo fazer um rebut dela, assim como fez com SamSho.
THE KING OF FIGHTERS' MAXIMUM IMPACT REGULATION A2
Maximum Impact é até hoje um dos arcos mais intrigantes já produzido pela SNK. O game não faz parte da cronologia da série principal, sendo feito para comemorar o aniversário de 10 anos da franquia. Mesmo que tenha tido uma recepção morna, digamos assim, ela conseguiu garantir notoriedade para a desenvolvedora, que naquela época estava começando a se reestruturar financeiramente.
Após o sucesso de Maximum Impact 2, a SNK decidiu portar o game para os arcades, sendo rebatizada de The King of Fighters' Maximum Impact Regulation "A". Ele também fez relativo sucesso, fazendo com uma continuação fosse providenciada. Infelizmente uma série problemas fizeram com que a ideia fosse abortada, prejudicando também a finalização da Saga dos Irmãos Meira, que deveria ter o seu arco encerrado com Maximum Impact 3.
Em março do ano passado, mas especificamente no dia 07, o diretor da série MI, Falcoon, revelou no Twitter que a equipe de desenvolvimento considerou incluir oito novos personagens, quatro deles velhos conhecidos, (Angel, Hotaru Futaba, Joe Higashi e Tizoc) e outros quatro inéditos.
Ainda segundo Falcoon, a empresa cogitou incluir Samchay Tomyamgun, da franquia Fighters History, entre os personagens do jogo, onde faria uma rivalidade com o estilo de luta de Joe Higashi. Entretanto, tudo dependia do aval da detentora dos direitos intelectuais da série, a Data East, assim como ocorre em Regulation A, quando a produtora concedeu a permissão para usar o personagem Makoto Mizoguchi, de Fighters History Dynamite.
Ainda segundo Falcoon, a empresa cogitou incluir Samchay Tomyamgun, da franquia Fighters History, entre os personagens do jogo, onde faria uma rivalidade com o estilo de luta de Joe Higashi. Entretanto, tudo dependia do aval da detentora dos direitos intelectuais da série, a Data East, assim como ocorre em Regulation A, quando a produtora concedeu a permissão para usar o personagem Makoto Mizoguchi, de Fighters History Dynamite.
THE KING OF FIGHTERS' XII (SNK)
The King of Fighters' XII é um game que, mesmo sendo um Dream Match (por motivos óbvios), faz parte do canon oficial da série, mas até hoje os fãs tem calafrios sempre que o game é citado em rodas de conversa, devido ao seu lançamento assoberbado e a entrega de um produto completamente inacabado.
Um outro detalhe que até hoje irrita dos fãs de KOF é que o projeto inicial era totalmente o oposto do que foi lançado. Pelo menos é o que dá a entender as declarações de Akihiko Ureshino, um dos mais antigos ex-funcionários da SNK.
No dia 19 de fevereiro de 2019, ele revelou que o projeto inicial de KOF' XII previa a inclusão de oito times, sendo quatro formações clássicas ou originais e outras quatro inéditas ou semi-inéditas.
As formações clássicas, segundo ele, seriam formadas por Japan Team; com Kyo Kusanagi, Benimaru Nikaido e Goro Daimon; Art of Fighting Team, com Ryo Sakazaki, Robert Garcia e Takuma Sakazaki; Ash Team, com Ash Crimson, Shen Woo e Duo Lon; e Ikari Warriors Team, com Ralf Jones, Clark Steel e Leona Heidern.
Já os outros times haviam sido definidos da seguinte forma: New Fatal Fury Team, com Terry Bogard, Kim Kaphwan e Big Bear; High School Girls Team, com Athena Asamiya, Malin e Momoko; Elisabeth Team, com Elisabeth Blanctorche e mais dois novatos; e o Yagami Team, com Iori Yagami, Oswald e um novato usando kimono.
Ureshino comentou ainda que Mature sempre esteve nos planos da empresa como personagem extra para o game, fato que acabou se concretizando no projeto final. A sua inclusão, inclusive, foi a causa para que a equipe descartasse o New Yagami Team.
O fato é que ficou demonstrado que a SNK tentou várias opções naquela época, com uma delas tendo sido apresentada no Artbook de KOF' XII. Mas, no fim das contas, a desenvolvedora decidiu lançar o game que nós conhecemos, para a decepção geral de todos.
Comentários
Postar um comentário