OPINIÃO
UMA A MANCHA SOBRE A EVO E ATÉ QUE PONTO ELA PODE SER PREJUDICIAL PARA O EVENTO
Um dos principais nomes do Staff da EVO (Evolution Championship Series), Joey Cuellar, foi afastado de suas funções nesta quinta-feira, dia 02, após a publicação de uma série de denúncias relacionadas a crimes de assédio sexual e pedofilia.
A pergunta que a Fighting Games Community se faz nesse momento, após a avalanche que informações reveladas durante todo o período do dia de hoje é até que ponto essa mancha pode arruinar o prestígio conquistado pela EVO ao longo de duas décadas.
Antes de mais nada vamos relembrar os fatos para que você tenha compreensão de quão delicada é a situação que envolvem todas as partes.
A DENÚNCIA
As acusações que resultaram no afastamento do co-fundador da EVO foram feitas por Mikey~CrackPr0n, um competidor que relatou que era menor de idade na época em que os supostos abusos foram cometidos. Por meio de sua conta no Twitter, o rapaz revelou que era comum os competidores mais velhos pedissem para que os novatos fizessem coisas estúpidas em troca de comida e fichas para jogar.
"Nós eramos jovens sem dinheiro e 100-200 fichas (20-40 dólares) eram muito. Então todos nós fazíamos sem pensar duas vezes. Pular na piscina por 10 minutos por 40 dólares? Vamos nessa!", disse.
Em outro trecho da carta publicada em sua conta no microblog, Mikey revelou que teria sido desafiado por Mr Wizard a medir o tamanho do próprio órgão genital. Na época ele tinha 17 e a proposta teria ocorrido após discussões sobre a média peniana dos asiáticos.
"As pessoas estavam falando sobre apostas que venceram e coisas que fizeram, então contei essa história. Viscant riu e eu lembro das palavras exatas que ele disse. 'Você ganhou US$ 20 para dar a Wizard uma noite de masturbação'. Eu estava tipo 'Hein?' e Viscant disse: 'Você não sabia? Joey é gay'.", ressaltou.
CONSEQUÊNCIAS
Por meio de nota, a organização da EVO informou que afastamento de Cuellar é temporário até que os fatos sejam esclarecidos, e que uma de suas preocupações é promover um ambiente seguro para todos os seus competidores.
"O teor dessas acusações contrariam diretamente a missão da EVO de criar um ambiente seguro e acolhedor para todos os nossos participantes e colaboradores. Nós levamos essa responsabilidade a sério", destacou.
Mesmo que a organização da EVO seja conhecida como uma das mais competentes no que diz respeito gestão de crise, existem questões que podem afetar o planejamento do evento, que este ano terá apenas disputas online em razão da pandemia do Novo Coronavírus.
Comunicado da EVO confirmando o afastamento de Cuellar
Mr Wizard é um dos principais nomes da EVO e polêmicas dessa magnitude podem arranhar a imagem do evento, fazendo com haja perda de patrocinadores e boicote por parte de competidores e membros da comunidade.
Consequentemente, com a queda de prestigio do público e de financiadores há poucos dias das disputas, as desenvolvedoras de jogos que estão com competições inseridas no evento podem optar por adiar a apresentação de novos títulos, como é o caso da SNK, que deve usar a EVO para revelar novidades sobre The King of Fighters' XV.
Caso isso ocorra, as desenvolvedoras também seriam criticadas por sua base de apoiadores, uma vez que vários projetos tiveram seus cronogramas atrasados por conta da COVID-19. Infelizmente, só resta torcer para que essa nuvem negra passe o quanto antes, mas pelo andar dos fatos, os próximos dias deverão ser ainda conturbados para a comunidade de jogos de luta.
*Atualizado às 08h46 do dia 03/07
*Atualizado às 08h46 do dia 03/07
Comentários
Postar um comentário