GET OVER HERE!
OS FATOS MARCANTES DO ENREDO DE MORTAL KOMBAT 11
Mortal Kombat 11 já está entre nós. O novo game produzido pela NetherRealm só vem a mostrar o quanto a série vem se consolidando com uma das franquias mais importantes do gênero.
Mecânica de combate, carisma e densidade dos personagens são os elementos de destaque desse título, que é uma continuação direta dos fatos que ocorreram em seu antecessor, Mortal Kombat X.
Essa análise demorou para sair em razão das minhas tarefas pessoas, nas após um tempinho, traga-lhes a minha impressão pessoal do enredo, citando não só os 10 fatos mais marcantes, mas também os pontos que deixaram a desejar e que poderia ter sido esclarecidos.
Estão preparados? Então GET OVER HERE!
OS DEZ FATOS QUE MARCARAM MK11
1) A MORTE DA GENERAL BLADE - Logo de cara, somos sacudidos com a morte daquela que sem dúvida foi a personagem mais importante desde o reboot da série. Em MK9, Sonya Blade reprisou a sua participação como na timeline clássica, ganhando destaque em MKX, quando ascendeu de major para general.
Após idas e vidas, desde o casamento mal sucedido com Johnny Cage ao conturbado relacionamento com a filha, Cassie Cage, Sonya finalmente encontrou o equilíbrio de sua filha. Além de se entender com Cage, ela conseguiu ver progressos no comportamento de Cassie, que de sargento passou para a patente de comandante. Tudo seguia bem até Raiden declarar guerra contra o Submundo.
Devido a sua devoção pelo Deus do Trovão, que a essa altura estava sob o efeito da corrupção do Jinsei, a General Blade decidiu dar seu voto de confiança, acreditando que uma intervenção dos planos dos imperadores Liu Kang e Kitana seria a melhor opção para impedir a ameaça contra o Plano Terreno. Infelizmente o plano deu errado em um certo momento e Sonya foi a vítima.
Ciente que a missão deveria continuar, ela ordena que Cassie sai da Catedral de Shinnok. Mesmo relutante, a comandante Cage preciso cumprir a promessa dada por sua superior. A cena em que Johnny descobre que Sonya não sobreviveu é de cortar o coração.
2) O INÍCIO DA COLISÃO TEMPORAL - Logo após a morte de Sonya, Kronika iniciou a sua jornada para construir a Nova Era. Para isso, precisava recrutar aliados valiosos, pois sem eles não poderia fazer nada.
O começo da colisão temporal é uma das cenas mais majestosas do jogo. É de arrepiar ver Johnny estar frente a frente com o seu eu de outra linha do tempo, bem mais jovem por sinal, e Kotal Kahn vendo antigos aliados e inimigos surgindo na sua frente, no Coliseu de Kotal, onde aconteceria a execução de Kollector. Fora que isso acabou desencadeando o embate épico entre ele e Shao Kahn.
Aliás, também vale lembrar que a colisão do tempo também causou o desaparecimento do Raiden corrompido, algo que mais tarde foi explicado como um fenômeno particular que se aplica a eles.
3) REVELAÇÕES DE UM FUTURO SOMBRIO - Uma das coisas mais bacanas neste MK é que os criadores tiveram um cuidado a mais para ressaltar a humanidade dos personagens, sobretudo aqueles que tiveram suas vidas afetadas pelas intromissões de Raiden.
Kung Lao, Liu Kang, Jade e até mesmo o Raiden mais jovem pareciam atônitos ao descobriram o que se tornaram no futuro. No entanto, as atitudes de cada um seguiram uma particularidade ímpar.
Enquanto Kung Lao se mostrou cético com as preocupações de Raiden, demonstrando inclusive dúvidas sobre as orientações de Raiden, Liu Kang e Jade se mostram bem mais conscientes de que, independente do destino que suas duplicatas tenham tomado, ainda assim acreditam nas orientações do Deus do Trovão.
4) LIN KUEI E SHIRAI RYU ALIADOS - Também foi bastante louvável o rumo que os criadores deram para os destinos dos clãs de Kuai Liang e Hanzo Hasahi. Por mais de 20 anos de criação da franquia,ambos os grupos foram inimigos declarados, mas tudo mudou durante os acontecimentos de MK X.
Ver ambos trabalhando juntos para destruir a ameaça da nova iniciativa cibernética, dessa vez liderada por Frost, trouxe aos fãs uma sensação nova. Até porque a rivalidade dos clãs já havia se tornado um elemento saturado.
5) OS LAÇOS DA FAMÍLIA CAGE - A relação dos Cage também foi aprofundado durante o enredo do jogo. Mesmo com a morte da antiga Sonya, os conflitos pessoais entre os Johnnys, Cassie e a jovem Sonya continuaram em pauta durante alguns capítulos.
Foi legal ver Sonya lidando com o fato de saber da existência de uma filha, e justamente com o cara mais panaca do mundo, na sua avaliação. No final das contas, ela até acabou desenvolvendo um instinto maternal por Cassie.
Também foi interessante o amadurecimento do velho Cage e a tentativa dele em colocar juízo ao seu eu narcisista e astro de filmes de ação. Uma comédia só.
6) A ASCENSÃO DE KITANA - Os diálogos de introdução de alguns personagens já indicavam que Kitana teria uma importância no jogo e isso realmente se confirmou no modo história. Ao tomar conhecimento do seu passado, a edeniana se alia os protetores do Plano Terreno, decido combater a tirania de Shao Kahn ao lado de Jade.
A ascensão de Kitana se concretiza assim que ela mesma derrota o imperador e vendo justiça em sua atitude, Kotal decidiu abdicar do trono e torná-la a nova Kahn (ou Kahnum) da Exoterra. Além disso, a filha de Sindel conseguiu o feito de convencer tarkatâneos e shokans a apoiá-la na ofensiva contra o submundo, que está sendo liderado por Kronika.
7) AS ESCOLHAS DE JAX - Jax Briggs é provavelmente um dos personagens que mais sofreram durante a nova saga. Morto em MK9, transformados e escravizado por Quan Chi em MKX, conseguiu se livrar do domínio do feiticeiro, mas ainda assim foi vítima das circunstâncias.
Em MK 11, teve de se aposentar de forma melancólica, perdeu a esposa em algo que não foi explicado, e ainda tem que lidar com o fato de não aceitar o destino escolhido por sua filha, Jacqui Briggs. Sem muitas alternativas, acabou também se deixando seduzir pela promessa de um novo futuro por Kronika
8) A MORTE DE HANZO HASASHI - Outra baixa que ao meu ver foi injusta foi a de Hanzo Hasashi. O ex-espectro decidiu seguir a vida, apoiando-se na reconstrução do Shirai Ryu, ganhando entre seus novos discípulos o jovem Takeda Takahashi, filho de Kenshi,
Antes de morrer, ele ainda conseguiu convencer seu eu da linha temporal alternativa de que Kronika não cumpriria com o acordo de trazer sua esposa e filho de volta a vida na nova era.
9) AS VISÕES DE VÁRIAS ERAS - Quando MK9 foi lançado, os criadores deixaram bem claro que este seria um reboot da franquia, justamente para arrumar as pontas soltas deixadas ao longo do tempo. Nela vimos o conflito de Raiden em tentar prevenir a chegada de um futuro sombrio, porém, o Deus do Trovão foi perdendo seus aliados um a um, entre eles Liu Kang.
Em uma parte da história de MK11, esse fato vem a tona com uma cena com vários flashes, de várias eras, onde Kang e Raiden duelam até a morte. Esse foi o ponto que é o semideus percebe o quanto sua alma estava sendo corrompida pelo ódio que alimentaria guerras infinitas.
Percebendo o perigo dos seus atos, Raiden decide tomar uma atitude que mudaria os rumos da história, entendendo que sempre foi o padrão do curso de Kronika criar situações que não permitissem ele e Liu Kang fossem aliados.
10) O NOVO PROTETOR - Mesmo Kronika tendo uma morte, ao meu ver decepcionante (A cena do Desafio das Torres é bem mais convincente), ver Liu Kang vencê-la e de quebra se tornando o novo protetor do Plano Terreno foi bem legal.
O seu desempenho na luta também vai determinar quem vai ajudá-lo na recomposição das linhas temporais, ou seja, se o Deus do Fogo vai ter o auxílio do agora mortal Raiden ou da imperatriz Kitana (Esse último bem melhor).
Apesar de MK 11 nos mostrar uma história interessante, ela também não está livre de algumas críticas, principalmente por conta do mal aproveitamento de alguns de seus personagens ou plots que não funcionaram como deveriam. Vejamos alguns deles.
NOOB SAIBOT - Quando os produtores confirmaram a óbvia presença de Noob Saibot (uma imagem vazada já denunciou isso), um deles acabou revelando que o personagem teria uma história marcante. Infelizmente o que se notou foi uma participação pífia, sob a alegação de uma promessa para o surgimento de um clã das sombras perigoso. Até mesmo Frost pareceu mais convincente.
JAX - É compreensível que a morte pelas mãos de Sindel e a escravização pelas mãos de Quan Chi tenham mexido com a cabeça da principal figura da Special Forces, que após ser libertado da magia do feiticeiro por Raiden, decidiu se afastar de tudo que o ligou a essa experiência traumática.
No entanto, a tentativa de intervir na vida de Jacqui Briggs me soou forçada demais para alguém de seu calibre, mesmo tendo o agravante da morte de Vera Briggs. A coisa piorou mais ainda quando ele foi convencido facilmente por Kronika, que lhe prometeu um reinício de vida. Simplesmente desnecessário.
SHAO KAHN - O fuck imperador da Exoterra foi bastante celebrado quando foi confirmado dentro do elenco principal, entretanto, a sua participação foi muito fraca para a sua relevância. O único momento memorável que teve foi em um confronto contra Kotal Kahn, e depois disso nenhuma participação marcante, o que é uma pena.
KRONIKA - Também é compreensível a idealização da NetherRealm em apresentar sua primeira vilã final, Kronika, mas infelizmente a personagem sofre com um fraco poder de convencimento sobre suas ações.
Ela praticamente ludibriou quase 70% do elenco do jogo, e a sua morta foi simplesmente sem emoção, mas apesar disso, não é a pior das personagens.
KOLLECTOR E CETRION - O elenco de MK11 ficou caracterizado como aquele com o maior número de personagens veteranos, se comparado a seu antecessor, cujo poucos agradaram. Entretanto, os novatos desta edição que prometiam enriquecer a trama simplesmente foram engolidos pelas circunstâncias que enredo apresentou.
Kollector no jogo é um mero mais um lacaio sem grande relevância, e Cetrion, que seria o elo mais forte por ser uma Deusa Anciã e filha da vilã mostrou-se apática e sem uma expressividade a altura. Infelizmente esses dois tomaram o espaço de veteranos que poderia dar uma contribuição melhor para a história.
OS ESPECTROS RESTANTES - Sem em MKX tivemos a exploração exaustiva do plot do submundo, em 11 essa história foi praticamente ignorada. Foi angustiante, inclusive, não ver personagens com Stryker, Sindel, Smoke e Nightwolf, que poderiam melhorar ainda mais o enredo do jogo. Infelizmente a NetherRealm Studius ficou devendo essa para os fãs
OS OUTROS - Outros personagens clássicos que muitos esperavam também sequer tiveram aproveitamento dentro dos eventos do game. Com exceção de Mileena, o outros nem mencionados foram.
Os produtores até compensaram essas ausências colocando-os na Kripta ou referenciando-os em falas de introdução e nos itens para customização, mas não é o suficiente.
KOTAL E JADE - Não que eu não tenha gostado deste novo casal, muito pelo contrário. Acredito que a química entre o agora Ex-Kahn da Exoterra e a guarda costas imperial de Kitana é formidável, mas o modo como ela foi apresentada me parece não tão bem planejada.
Sabemos que Kronika trouxe os lutadores do passado para o presente, e que entre esses kombatentes estava Jade. Como explicar a relação entre uma pessoa do passado com outra do presente.
Pode haver sim a possibilidade de ambos terem se relacionado em suas respectivas linhas temporais, mas soa estranho Kotal não ter se abatido com a morte de Jade do presente, e de uma hora para outra ter reacendido sua paixão mirando a Jade do passado. Mas isso não atrapalha a interpretação dos fatos do shipper que isso gerou (#JATAL).
Bom, deixando bem claro que isso é apenas a minha avaliação sobre o enredo do game, mas quero saber qual é a sua opinião. Aproveite e deixe o seu comentário a respeito desse assunto.
Colisão temporal colocou frente a frente a Special Forces do passado e presente
Heróis e vilões do passado na presença de Kotal Kahn
Aliás, também vale lembrar que a colisão do tempo também causou o desaparecimento do Raiden corrompido, algo que mais tarde foi explicado como um fenômeno particular que se aplica a eles.
Raiden corrompido foi a primeira vítima da colisão temporal de Kronika
3) REVELAÇÕES DE UM FUTURO SOMBRIO - Uma das coisas mais bacanas neste MK é que os criadores tiveram um cuidado a mais para ressaltar a humanidade dos personagens, sobretudo aqueles que tiveram suas vidas afetadas pelas intromissões de Raiden.
Kung Lao questiona o destino de sua duplicada do presente
Liu Kang e Kung Lao decidem dar um voto de confiança as intenções de Raiden
Jade confronta a sua duplicada na colmeia de D' Vorah
Sub-Zero e Scorpion decidem trabalhar juntos para impedir os planos de Frost
Ver ambos trabalhando juntos para destruir a ameaça da nova iniciativa cibernética, dessa vez liderada por Frost, trouxe aos fãs uma sensação nova. Até porque a rivalidade dos clãs já havia se tornado um elemento saturado.
Frost ressurgem totalmente cibernetizada
5) OS LAÇOS DA FAMÍLIA CAGE - A relação dos Cage também foi aprofundado durante o enredo do jogo. Mesmo com a morte da antiga Sonya, os conflitos pessoais entre os Johnnys, Cassie e a jovem Sonya continuaram em pauta durante alguns capítulos.
Foi legal ver Sonya lidando com o fato de saber da existência de uma filha, e justamente com o cara mais panaca do mundo, na sua avaliação. No final das contas, ela até acabou desenvolvendo um instinto maternal por Cassie.
Sonya do passado consola Cassie, sua filha em uma outra realidade
Diferente do que vimos em X, Cage de MK11 está mais amadurecido e menos piadista
A ascensão de Kitana se concretiza assim que ela mesma derrota o imperador e vendo justiça em sua atitude, Kotal decidiu abdicar do trono e torná-la a nova Kahn (ou Kahnum) da Exoterra. Além disso, a filha de Sindel conseguiu o feito de convencer tarkatâneos e shokans a apoiá-la na ofensiva contra o submundo, que está sendo liderado por Kronika.
Kitana convence Sheeva a se aliar a ela contra Shao Kahn
7) AS ESCOLHAS DE JAX - Jax Briggs é provavelmente um dos personagens que mais sofreram durante a nova saga. Morto em MK9, transformados e escravizado por Quan Chi em MKX, conseguiu se livrar do domínio do feiticeiro, mas ainda assim foi vítima das circunstâncias.
As circunstâncias fizeram com que Jax se aposentasse mais cedo
Jax acaba seduzido pela promessa de Kronika
8) A MORTE DE HANZO HASASHI - Outra baixa que ao meu ver foi injusta foi a de Hanzo Hasashi. O ex-espectro decidiu seguir a vida, apoiando-se na reconstrução do Shirai Ryu, ganhando entre seus novos discípulos o jovem Takeda Takahashi, filho de Kenshi,
Hasashi convence Scorpion do passado a esquecer a promessa de Kronika
Após ser envenenado por D' Vorah, Hasashi morre nos braços de Scorpion
Raiden do presente sendo corrompido pela magia do amuleto de Shinnok
As várias visões da luta entre Liu Kang e Raiden
Raiden entendeu que o padrão criado por Kronika sempre impediu ele e Kang de serem aliados
10) O NOVO PROTETOR - Mesmo Kronika tendo uma morte, ao meu ver decepcionante (A cena do Desafio das Torres é bem mais convincente), ver Liu Kang vencê-la e de quebra se tornando o novo protetor do Plano Terreno foi bem legal.
A morte de Kronika pelas mãos do Deus do Fogo Liu Kang
O seu desempenho na luta também vai determinar quem vai ajudá-lo na recomposição das linhas temporais, ou seja, se o Deus do Fogo vai ter o auxílio do agora mortal Raiden ou da imperatriz Kitana (Esse último bem melhor).
Liu Kang poderá reconstruir as linhas temporais ao lado de Raiden ou de Kitana
PONTAS SOLTAS E ELEMENTOS MAL APROFUNDADOS
Apesar de MK 11 nos mostrar uma história interessante, ela também não está livre de algumas críticas, principalmente por conta do mal aproveitamento de alguns de seus personagens ou plots que não funcionaram como deveriam. Vejamos alguns deles.
NOOB SAIBOT - Quando os produtores confirmaram a óbvia presença de Noob Saibot (uma imagem vazada já denunciou isso), um deles acabou revelando que o personagem teria uma história marcante. Infelizmente o que se notou foi uma participação pífia, sob a alegação de uma promessa para o surgimento de um clã das sombras perigoso. Até mesmo Frost pareceu mais convincente.
Noob Saibot teve uma participação muito rasa dentro do jogo
No entanto, a tentativa de intervir na vida de Jacqui Briggs me soou forçada demais para alguém de seu calibre, mesmo tendo o agravante da morte de Vera Briggs. A coisa piorou mais ainda quando ele foi convencido facilmente por Kronika, que lhe prometeu um reinício de vida. Simplesmente desnecessário.
SHAO KAHN - O fuck imperador da Exoterra foi bastante celebrado quando foi confirmado dentro do elenco principal, entretanto, a sua participação foi muito fraca para a sua relevância. O único momento memorável que teve foi em um confronto contra Kotal Kahn, e depois disso nenhuma participação marcante, o que é uma pena.
Shao Kahn em sua única cena digna no enredo de MK11
Ela praticamente ludibriou quase 70% do elenco do jogo, e a sua morta foi simplesmente sem emoção, mas apesar disso, não é a pior das personagens.
Kronika não é uma vilã a prova de falhas
Kollector no jogo é um mero mais um lacaio sem grande relevância, e Cetrion, que seria o elo mais forte por ser uma Deusa Anciã e filha da vilã mostrou-se apática e sem uma expressividade a altura. Infelizmente esses dois tomaram o espaço de veteranos que poderia dar uma contribuição melhor para a história.
As participações de Kollector e Cetrion não chegaram ao patamar que prometiam
Stryker, Sindel, Smoke e Nightwolf não deram as caras em nenhum momento no game
OS OUTROS - Outros personagens clássicos que muitos esperavam também sequer tiveram aproveitamento dentro dos eventos do game. Com exceção de Mileena, o outros nem mencionados foram.
Ainda seria possível sonhar com a Mileena?
Os produtores até compensaram essas ausências colocando-os na Kripta ou referenciando-os em falas de introdução e nos itens para customização, mas não é o suficiente.
Kenshi, Ermac, Rain e Reptile: Apenas um aparece vivo na Kripta
KOTAL E JADE - Não que eu não tenha gostado deste novo casal, muito pelo contrário. Acredito que a química entre o agora Ex-Kahn da Exoterra e a guarda costas imperial de Kitana é formidável, mas o modo como ela foi apresentada me parece não tão bem planejada.
Sabemos que Kronika trouxe os lutadores do passado para o presente, e que entre esses kombatentes estava Jade. Como explicar a relação entre uma pessoa do passado com outra do presente.
Pode haver sim a possibilidade de ambos terem se relacionado em suas respectivas linhas temporais, mas soa estranho Kotal não ter se abatido com a morte de Jade do presente, e de uma hora para outra ter reacendido sua paixão mirando a Jade do passado. Mas isso não atrapalha a interpretação dos fatos do shipper que isso gerou (#JATAL).
Depois de #JOHNYA, #LIUTANA e #JACKEDA, a NetherRealm criou o #JATAL
Bom, deixando bem claro que isso é apenas a minha avaliação sobre o enredo do game, mas quero saber qual é a sua opinião. Aproveite e deixe o seu comentário a respeito desse assunto.
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