ESPECIAL GET OVER HERE!

TEORIZANDO A HISTÓRIA: O QUE ESPERAR DO ENREDO DE MK 11?

Que Mortal Kombat é uma das franquias que ajudaram a consolidar o gênero de luta na indústria dos games disso todo mundo já sabe, entretanto, desde que foi comprada pela Warner, a saga estrelada por Raiden, Liu Kang e Johnny Cage tem se reinventado a cada lançamento, graças ao árduo trabalho de produção e divulgação feita pela NetherRealm Studius.

Prestes a lança a sua 11ª edição, MK entra para estabelecer um novo marco no gênero. Antes mesmo de ser adquirida pela Warner, seu co-criador, Ed Boon, já havia iniciado o conceito de história cinemática com Mortal Kombat Vs DC Universe, dando destaque para todos os personagens presentes neste título. Ainda que de forma amadora, os fãs conseguiram captar a intenção da equipe, e os games que seriam produzidos futuramente apresentaria melhoras absurdas.

Já sob nova direção, MK surpreendeu ao apresentar Mortal Kombat 9, e a ousadia não ficou limitada somente ao refinamento de um modo história envolvente. Para aparar as arestas deixadas ao longo dos lançamentos anteriores, ou seja, do primeiro MK até o fatídico Armageddon, os produtores decidiram reiniciar a franquia do zero, passando a adotar uma nova linha do tempo, onde alguns fatos aconteceriam como na timeline anterior e outros não. Até aí acreditávamos as coisas seguiriam a tônica clássica, mas novas mudanças estariam por vir.


Em cena de MK9, Raiden invoca uma magia para prevenir seu outro eu sobre o perigo da Armagedom 

Em MK9 tivemos a queda de Shao Kahn, assim como aconteceu na linha temporal clássica, entretanto, figuras importantes como Liu Kang, Jax, Kitana e Kung Lao acabaram morrendo no processo. Seriam fatalidades, não fosse o peso das inúmeras interferências de Raiden. Passando tudo isso, temos Mortal Kombat X, com um salto de alguns anos e o surgimento de uma nova equipe de heróis que são pressionados pela relevância de seus antepassados na proteção do Plano Terreno. 


A nova legião de heróis de X uniu a Special Forces, Shaolin e Shirai Ryu no mesmo grupo

Além de novos protagonistas, X também nos revelou reviravoltas surpreendentes, como os novos imperadores do Inferno e a guerra pelo trono da Exoterra, além de mais uma melhora a forma como a história é contada. Apesar disso, o game não conseguir trazer a mesma empolgação sentida em 9, mas ainda assim valeu a pena acompanhá-lo.


Em X, Mileena assumiu o posto de Shao Kanh, mas acabou sendo destituída

Agora estamos prestes a presenciar o início de Mortal Kombat 11, que parece tomar inspiração em um elemento característico das histórias em quadrinhos da DC Comics, que pertence ao grupo Warner: O Choque de Linhas Temporais.

MK 11 também promete ser o game da franquia com maior duração de modo campanha, com absurdas oito horas de duração, o que abre margem para contar a história de forma mais completa, talvez para corrigir os erros de seu antecessor.


CHOQUE DE GERAÇÕES

Ao que tudo indica, a adoção do artifício de tempo já estava sendo apresentada aos fãs da franquia bem antes do anúncio oficial de produção do jogo. Em Injustice 2, por exemplo, tivemos a participação especial de Raiden e Sub-Zero no elenco de personagens em DLC, e nos diálogos de ambos, muitas referências ao universo MK e suas linhas temporais. 

Dito isso, MK 11 passa a nos mostrar o plano de Kronika em corrigir as interferência causadas pelo Deus do Trovão, mas a forma como ela quer executar isso é que traz ainda mais ameaça a existência dos mundos.  


As areias do tempo guia o destino dos reinos, mas a perfeição do meu trabalho foi totalmente corrompida pelas ações do Raiden... Eu convoco a todos que desprezam o atual curso da história. Ao unir passado e presente, talvez consigamos aliados de ambas as eras

Nas frases de Kronika, temos aqui a motivação para os acontecimentos do jogo. A guardiã do tempo está irritada com as constantes interferências que Raiden realizou ao longo da história. Tudo isso casa com a introdução do game, onde vemos um Deus do Trovão diferente, provavelmente sobre a influência da corrupção que Shinnok tentou fazer com o Jinsei, a câmara responsável por manter o equilíbrio do Plano Terreno.


Raiden confidencia a Shinnok que não terá misericórdia de seus inimigos 

Kronika surge diante de Shinnok

Cansado da diplomacia sem a devida reciprocidade, Raiden decide que vai se antecipar contra qualquer tipo de ameaça contra os humanos, fato inteiramente ligado a cena pós-crédito de MK X, onde os imperadores do Inferno, Liu Kang e Kitana, passam a representar algum tipo de perigo.


Após decapitar Shinnok, Raiden parte para o Netherrealm

Raiden adverte Liu Kang e Kitana sobre qualquer tentativa deles de atacar o Plano Terreno

Raiden pune o Deus Ancião caído, e parte para dar o ultimato aos senhores do submundo. O que ele não sabe é que seu destempero dará início ao plano obscuro de Kronika em eliminar as linhas temporais que estão em desacordo com sua vontade.

ARCOS DA HISTÓRIA

Levando em consideração que os produtores do jogo já anteciparam que o game promete ter oito horas de duração de campanha, e que os títulos anteriores foram divididos em capítulos, presumo que teremos, pelo menos quatro arcos, sendo eles os seguintes: Special Forces, Torneio de Kronika, Lin Kuei & Shirai Ryu e Lótus Branca.

Mesmo que haja essa divisão de arcos, todos eles se complementam no mesmo enredo, entretanto, ao meu ver, essa divisão permite que o jogador se conecte a todos os protagonistas que serão controlados no jogo, além de enriquecer mais a mitologia de MK.

SPECIAL FORCES

Como já foi dito em ocasiões anteriores, inclusive em entrevistas, os primeiros capítulos de Mortal Kombat 11 serão iniciados por Cassie Cage. Juntando todos os materiais revelados sobre o modo história, e a recente divulgação do trailers de Jacqui Briggs e Old Skool Vs New Skool, deduzi-se que a Special Forces dominem essa primeira parte da campanha.

Temos aqui a seguinte teoria: Após castigar Shinnok, Raiden parte para o submundo para advertir os imperadores Liu Kang e Kitana. Essa atitude resultará da declaração oficial de que Netherrealm atacará o Plano Terreno.



A Special Forces será preparada, criando três grupos para aniquilar qualquer intenção dos imperadores dos mortos. O primeiro será formado por Cassie e Jacqui, o segundo por Raiden, que criará distrações para que a terceira equipe, formada por Sonya Blade, possa agir dentro do castelo dos imperadores.


Exército do Netherrealm, liderado por Kabal e Jade, combate o ataque da Special Forces 

Por conta da relação conturbada que ainda vivem, é provável que Sonya escanteie Johnny Cage para apoio técnico. O plano culminará com a derrota do exército de Onis e a explosão do castelo dos imperadores do Netherrealm. No entanto, haverão dos preços altos a serem pagos pela Special Forces: A interferência de Kronika e a morte da general Blade, teoria esta que é reforçada em um diálogo entre Cassie e Raiden.


Kronika interfere nos planos da Special Forces


Intro sugere que Cassie culpa Raiden pela possível morte de Sonya Blade


O TORNEIO DE KRONIKA

Nos trechos já revelados do modo história do jogo, fica bem evidente que Kronika está recrutando aliados de todas as eras "corrigir" as besteiras feitas por Raiden. Sob a ilusão de um reino de prosperidade, ela passa a viajar pelas eras, unindo passado e presente de forma bizarra.

Aqui nos temos a seguinte teoria: Assim que reverteu a destruição do palácio de Netherrealm, Kronika se apresenta a Liu Kang e Kitana, explicando seu plano para destruir Raiden, uma vez que sabe que ambos o desprezam por acreditar que suas condições de espectros foram causadas por suas interferências no curso da história. 


Kronika busca aliança com Liu Kang e Kitana do submundo

Feito isso, ela parte para outras linhas temporais, sendo uma delas a de um Shao Kahn em plena ascensão. Ao seu lado, vemos alguns velhos aliados, no entanto, houve mudanças significativas aqui.


Kronika e seus emissários busca aliança com o imperador Shao Kahn 

Kotal Kahn, D'Vorah, Eron Black e Kano parecem de alguma forma colaborar com o reinado do imperador. No entanto, ao contrário do que ocorreu na primeira linha temporal de MK, que seguiu do primeiro ao armageddon, Skarlet cumpre aqui a função de general de guerra. Esse fato é reforçado em uma troca de falas entre ela e Baraka.

Clima de disputa toma conta de praticamente todas as intros entre Baraka e Skarlet

Ainda sobre Baraka, por justamente não ter papel de destaque dentro do esquadrão da Exoterra, acredito que os tarkatâneos deverão agir com uma força independente, que tem negócios com Shao Kahn, mas que só agem conforme o interesse. 

O acampamento dos tarkatâneos é citado em vários diálogos

Já em relação ao Kotal Kanh, mesmo sendo um aliado de imperador, dá para notar que ele não se sente confortável estando nessa posição. Talvez isso explique a luta que teve no coliseu da Exoterra, trecho que foi mostrado recentemente no painel de uma feira de quadrinhos na cidade de Chicago.


Imagens gravada de um celular mostrou a intensa batalha entre Shao Kahn e Kotal Kahn

Esse trecho também deve ter ligação com a conversa que ele tem com Raiden, onde o Deus do Trovão propõe uma aliança para deter Shao Kahn, já que ambos sabem dos riscos prometidos pro Kronika.


Raiden propõe uma aliança para deter Shao Kahn

Sobre a atuação de Kitana, em duas introduções, Kitana é colocada com grau de relevância comparável ao de Shao Kahn e Mileena

Sonya tenta negociar algo com Baraka, sob a chancela de Kitana

A referência ao nome "Kitana Kahn" pode indicar que ela deve ser de alguma outra linha do tempo, onde ela assumiu o trono da Exoterra, ou nessa linha temporal ela é simplesmente a rainha de Edênia.  


Baraka se refere a Kitana como "Kitana Kahn"

Jade continua a desenvolver o mesmo papel que a tornou conhecida do público, ou seja, amiga pessoal e protetora de Kitana, e isso em ambas as linhas temporais. No entanto, não é possível saber se no torneio de Kronika ela está ligada a Exoterra ou a Edênia.


Jade continua a desempenhar papel de protetora/assassina pessoal de Kitana

É provável que arco culmine na vitória de Raiden e seus pupilos contra Shao Kahn, e isso deve fazer com que Kronika interfira de forma mais agressiva, fazendo com que os heróis do presente confrontem aqueles do passado, e isso incluir também o pessoal da Special Forces (Jacqui, Jax, Cassie e Johnny), que provavelmente serão perseguidos pela Black Dragon e um grupo mercenário ligado a Eron Black.


A chegada da Special Forces do presente é marcada por perseguições pela Black Dragon e mercenários de Eron Black


LIN KUEI & SHIRAI RYU

Em MK X, presenciamos a libertação de Hanzo Hasashi e Kuai Liang da escravidão mental imposta por Quan Chi. Isso deu a eles a oportunidade de refazerem suas vidas, tanto que um conseguiu recriar o Shirai Ryu e outro reformou o Lin Kuei, livrando-o da influência da iniciativa cibernética.


Ao reverter a magia de Quan Chi contra Cage, Raiden consegue libertar Scorpion e Sub-Zero

Também nesse período Hasashi descobriu que seu irmão, Bin Han, não teve nenhuma ligação com a morte de seu clã, o que incluiu sua esposa e filho, e que tudo foi orquestrado por Quan Chi. Tudo parecia esclarecido, no entanto, alguém não parecia estar conformado com essa trégua.


Hasashi descobre a verdade sobre os verdadeiros culpados pelo extermínio de seu clã

A teoria aqui indica que essa pessoa seria Frost, que tentou matar Hanzo durante sua visita ao templo Lin Kuei. A jovem poderia ser o elo de ligação do retorno dos ninjas cibernéticos em MK 11, e possivelmente o poder para recriar esse sádico plano teria o dedo de Kronika.


(Acima) Frost no ataque a Hanzo, (Abaixo) Kronika ao lado de uma figura que muitos acreditam ser ele

Já sabemos que teremos a volta da iniciativa cibernética e Kronika poderia colocar ainda mais lenha na fogueira, trazendo de volta Noob Saibot. Isso corrobora com o que o próprio Ed Boon revelou recentemente, de que a equipe trabalhou exaustivamente num background que pudesse dar relevância ao retorno do personagem a franquia.


Hanzo e Kuai Linag dentro de uma instalação da iniciativa cibernética

LÓTUS BRANCA 

Essa seria a parte final da trama, com os heróis em busca do controle da ampulheta de Kronika. Com o fracasso de Shao Kahn no torneio, a guardiã do tempo partiria para o tudo ou nada, e nessa missão ela contaria com o apoio de Kitana, Kung Lao, Liu Kang e Geras.


Raiden terá que encontrar uma maneira de guiar os heróis até a fortaleza de Kronika

Os jovens Lao e Kang seriam, então designados para a missão de encontrar a ampulheta e reverter as distorções causadas por Kronika, com foi aconselhado a Raiden no templo dos Deus, conselho este que deve ter sido sugerido por Cetrion, uma possível nova personagem do jogo.


A crise temporal só terminará com o controle da ampulheta de Kronika

Liu Kang e Kung Lao jovens enfrentaria suas versões maduras, venceriam, partiriam para lutar contra Geras, venceriam com dificuldade, e enfrentariam Kronika. Acredito que nessa última batalha eles tenham a apoio do Raiden do presente, que enfim enxergaria os problemas que causou. Kronika será derrotada e as linhas temporais entrariam em equilíbrio.


Antes de Kronika, os heróis devem enfrentar Liu Kang e Kung Lao espectros, e Geras

Os heróis velhos voltariam a sua linha temporal, os espectros provavelmente também voltarão ao normal, e Sonya estaria novamente viva, o que fará com que Cassie tente se reconectar a sua mãe, graças a experiência que teve com outra Sonya.    


OS SEGREDOS DA KRIPTA

Outro mistério que tem atormentado a cabaça dos fãs diz respeito ao misterioso homem que aparece na cena inicial da Kripta. Muitos acreditavam que este seria Rain, edeniano que deseja usurpar o reino de Shao Kahn. Entretanto, acredito que se trate de um personagem aleatório.


Cena inicia da Kripta mostra um misterioso forasteiro adentrando o salão do palácio de Shang Tsung

Também acredito que sua participação não vai se resumir apenas na Kripta. Este homem deve, em algum momento, aparecer dentro do enredo, observando os ocorridos. Vale lembrar que as ruínas da ilha de Shang Tsung também serão ambientadas no game e este personagem vai explorar os segredos do local, sendo guiado pela alma do feiticeiro, que já foi confirmado como DLC.
  
Estaria o misterioso forasteiro observando os acontecimentos de MK11?


GET OVER HERE!

Bom, essas são as minhas apostas para o enredo de Mortal Kombat 11. E você? tem alguma teoria sobre o jogo? Deixe aí o seu comentário.

Até a próxima! 

Comentários

Postagens mais visitadas