ESPECIAL DESTINY
CURIOSIDADES E REFERÊNCIAS EM KOF' DESTINY - #1
Como parte da sua política de expansão da marca "The King of Fighters", a SNK lançou no dia 06 de agosto a série The King of Fighters' Destiny, uma série de animação em 3D produzida pela empresa iDragons Creative Studius.
Disponibilizada em serviços de streaming, o anime também pode ser acompanhada no canal oficial da SNK no YouTube. A série chegou de forma bem tímida, com uma animação até um tanto abaixa das produções atuais, mas apesar disso vem registrando bom desempenho onde está sendo disponibilizada e também está tendo receptividade positiva entre os fãs.
Recontando de forma bem coesa os acontecimentos da linha cronológica da franquia, Destiny tem se apresentado bem fiel a mitologia de cada personagem, além de criar situações que acabam amarrando algumas pontas soltas deixadas ao longo dos torneios retratados nos games, além de estar repleta de referências a este títulos.
Pensando nessa questão, decidi fazer esse material especial listando parte dessas referências, além de apontar algumas curiosidades. Até o momento temos já disponibilizados nove episódios, e com o tempo vamos comentar cada um deles.
Inicio esse especial pelas 12 referências encontradas na abertura da série, Vejamos quais são elas.
#1 (OS TRÊS TESOUROS) - Antes do início de cada episódio, é contado de forma bem resumida a história por de trás da lenda de Orochi. Nela, é possível ver a batalha dos três clãs conhecidos como os Tesouros Sagrados, grupo que ajudou a selar a ameaça o demônio lendário e de seus seguidores (Hakkeshu) ao mundo. Esta animação lembra muito um dos trechos iniciais da abertura da versão consoles de The King of Fighters' XIII (Os jogos de Rose Bernstein).
#2 (CONVITES AO AR) - Já bem no começo da abertura, temos vários convites do torneio voando sobre a tela. Esse tipo de animação traz com referências os games The King of Fighters' Maximum Impact (O torneio de Duke Burkoff), The King of Fighters' 94 Re-Bout (Os jogos de Rugal Bernstein), The King of Fighters' XII (O prelúdio de Saiki) e a abertura da versão consoles de The King of Fighters' XIII (Os jogos de Rose Bernstein).
#2 (CONVITES AO AR) - Já bem no começo da abertura, temos vários convites do torneio voando sobre a tela. Esse tipo de animação traz com referências os games The King of Fighters' Maximum Impact (O torneio de Duke Burkoff), The King of Fighters' 94 Re-Bout (Os jogos de Rugal Bernstein), The King of Fighters' XII (O prelúdio de Saiki) e a abertura da versão consoles de The King of Fighters' XIII (Os jogos de Rose Bernstein).
#3 (O SELO) - Ainda na continuação da animação do convite, vemos o selo do anfitrião do torneio, que neste caso carrega consigo a letra "R". Nos jogos da franquia, este mesmo símbolo está presente nas aberturas de The King of Fighters' 94 (Os jogos de Rugal Bernstein), The King of Fighters' 95 (O poder de Omega Rugal), The King of Fighters' 2003 (O surgimento dos Those From The Past), The King of Fighters' Maximum Impact 2 (O sindicato Addes), The King of Fighters' XII (O prelúdio de Saiki), as duas operings de The King of Fighters' XIII (Os jogos de Rose Bernstein) e The King of Fighters' XIV (A competição de Antonov).
#4 (AS CHAMAS) - Passando ao frame seguinte, vemos um dos convites circular em uma única área, até cair nas mãos de Kyo Kusanagi, o protagonista desta temporada. Com suas chamas, o jovem destrói o convite, algo muito semelhante ao que vemos em The King of Fighters' 94 (Os jogos de Rugal Bernstein), The King of Fighters' 2003 (O surgimento dos Those From The Past), The King of Fighters' XII (O prelúdio de Saiki) e The King of Fighters' XIV (A competição de Antonov).
#5 (BUMBUM CENSURADO) - Das personagens mais icônicas dos fighting games, Mai Shiranui é sem dúvida uma das três mais provocantes. Seu traje minúsculo é sua marca registrada, que quase não mudou com o passar dos anos.
Pelo fato das propriedades intelectuais da SNK pertencerem a chinesa Ledo Millenium, muitas decisões precisam passar pelo crivo desta empresa. Além disso, somado ao fato de Destiny ser focada no mercado asiático e pela China possui uma política de censura sobre a exposição de corpos femininos, uma partezinha do traje de Mai acabou sofrendo uma pequena mudança.
#6 (ATHENA LOLICON) - Considerada um dos personagens símbolos da SNK, Athena Asamiya também é apresentada na introdução de Destiny, e como já era de se esperar, seu visual apresenta novidades.
Sua roupa na série parece uma junção dos trajes de The King of Fighters' 97 com The King of Fighters' XIV, além de conter uma gola chinesa similar a da Mui Mui. Um detalhe que também merece destaque é que tanto a roupa quanto o aspecto facial de Athena lembram o das lolicons, as jovens japonesas que se vestem como bonequinhas, uma composição visual que atiça o imaginário dos homens japoneses.
#7 (TRAJES CLÁSSICOS MANTIDOS) - Nem todos os personagens de KOF tiveram seus trajes originais totalmente alterados. Esse é o caso de Benimaru Nikaido e Andy Bogard, que aparecem em Destiny com visuais similares ao da Saga Nests; Goro Daimon, com o sua clássica roupa da Saga Orochi; e Joe Higashi, com vestimenta típica dos lutadores de Muay Thai.
Também se mantiveram visualmente fieis as suas origens os personagens Iori Yagami, com seu traje de 95 a XI; Saisyu Kusanagi; Heidern e Brian Battler.
Outros personagens que também quase não tiveram alterações em seus visuais foram Kim Kaphwan, King, Geese Howard e Ryo Sakazaki.
#8 (TRAJES CLÁSSICOS MODIFICADOS) - Já entre os personagens que tiveram trajes alterados estão Kyo Kusanagi, que ganhou um uniforme escolar mais estilizado; Sie Kensou, que aparece com roupa de treino clássico na cor vermelha; Terry Bogard, com um clássico mais customizado; e Clark Steel, que ganhou uma roupa militarizada mais parecida com a SWAT.
#9 (USO DE LOGOMARCAS DOS JOGOS) - Apesar de seu uma livre adaptação, a série também faz uso de logomarcas dos jogos produzidos pela própria SNK. Nas imagens que mostram as batalhas entre os times, é possível ver as logos de The King of Fighters' Maximum Impact, o primeiro jogo 3D da franquia; e The King of Fighters' World, o MMO RPG para Android.
#10 (FRASES NA JAQUETA DE BILLY KANE) - Billy Kane foi outro personagem que não teve alterações de vestuário. Sua jaqueta é a mesma adotada na série Real Bout Fatal Fury e The King of Fighters' 97/98/2002/Neo Wave. Na parte de cima, vemos a palavra "Real Bout", seguida do símbolo de "Proibido Fumar". Abaixo dela, temos "The Future Is Now", que é o slogan da própria SNK.
#11 (PERGAMINHO) - Assim como na história original, a busca de Geese Howard pelo poder absoluto em The King of Fighters' Destiny parte do desejo dele em tomar para si o Pergaminho Secreto dado por Tung Fu Rue a Jeff Bogard. Esse motivo levaria o loiro a tirar a vida daquele que por muito tempo foi seu parceiro de treino.
#12 (MUDANÇAS EM ANGELINA) - Que a história de Angelina é praticamente a mesma de Lily McGuire, do primeiro OVA de Fatal Fury, isso todo mundo já sabe. Entretanto, parece que os produtores de Destiny resolveram dar uma minimizada, para não ficar tão na cara a sensação de Ctrl C + Ctrl V na nova personagem.
No primeiro trailer com a abertura da série, é possível ver uma Angelina de cabelos longos, algo que foi mudado durante o processo de produção, já que na abertura final a loira aparece de cabelos mais curto e amarrado, o que ficou até melhor.
Bom, por enquanto são essas as referências encontradas. Com o tempo, vamos conferindo outros detalhes que surgiram nos episódios. Fiquem atentos e continue acompanhando o blog.
Real Miner
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