EM ANÁLISE - KOF' DESTINY

SAIBA O QUE ROLOU NO EPISÓDIO 5



Ao contrário do que foi visto nos quatro episódios anteriores, o quinto capítulo de The King of Fighters' Destiny apostou em uma narrativa mais lúdica, explorando a mitologia do homem que deu razão a existência do torneio KOF. Estamos nos referindo a Geese Howard, considerado um dos maiores vilões da história dos fighting games.



Mesmo sendo mais curto que Angelina, Side History: Geese Howard é sem dúvida bem mais convidativo, pois coloca o fã ligado no passado do vilão, desde o descobrimento da origem nobre de seu pai até a expulsão da escola de Tung Fu Rue. 

É perceptível que os fatos aqui ocorrem de forma um tanto quanto diferente na linha do tempo AOF-FF, algo que já vinha comentando em alguns grupos que participo. Sem mais delongas, vamos a análise.


EPISÓDIO 5 - HISTÓRIA SECUNDÁRIA: GEESE HOWARD


"Meu nome é Geese Howard", "No passado eu era conhecido por outro nome", "Não me lembro mais qual era". É com essas três frases que o vilão inicia a narrativa sobre o seu passado. Só por esse trecho, fica claro que, ao contrário do que ocorre na linha do tempo original, onde Geese e Maria Howard nem faziam ideia do nobre sobrenome por trás de Rudolph Von Zanac, aqui ambos acabaram sendo acolhidos pelos Stroheim, uma das famílias mas importantes da Alemanha, uma consideração que não tardou muito para ser desfeita.




Como já era de se esperar, Rudolph acabou expulsando Geese e Maria, sendo que esta última morreria mais tarde, vítima de uma grave doença. Wolfgang Krauser, seu meio-irmão e herdeiro legítimo dos Strohein, acabou ganhando o direito de comandar esse grande império, fazendo com que o vilão fosse cobrar o direito de também herdar parte da fortuna da família.



Já no castelo dos Stroheim, Geese ordena que Krauser o deixa falar com seu pai, mas o jovem o ridiculariza, ressaltando que o loiro não pertence a família. Os dois lutam e Howard acaba levando a pior, mesmo com a experiência da idade contando a seu favor.




"Me mate agora!", "Se não, eu irei voltar e matarei você um dia", avisa o derrotado Geese. Com um sorriso sarcástico, Krauser diz que não o matará, pois gostando ou não, ambos são irmãos, exigindo assim que o loiro saia do castelo, já que sua permanência ali ele era desnecessária. A partir daquele momento, todos os sentimentos de consideração de Howard com os Stroheim virariam ódio e ele buscaria todos os meios para vingar-se do que havia lhe acontecido.



Como forma de adquirir domínio sobre os mais variados estilos de artes marciais, Geese passou a viajar pelo mundo em busca de mestres dispostos a ensina-lo. Em uma dessas ocasiões, ele acabou conhecendo a escola Hakkyokuseiken, de Tung Fu Rue. Os treinos do velho mestre, juntamente com o seu outro colega de escola, Jeff Bogard, pareciam ter dado-lhe a paz que necessitava, mas tudo mudaria novamente, após a súbita decisão de Tung sobre uma misteriosa técnica.



   
Por nutrir o ódio descomunal dentro de si, Tung considerou Geese inapto para ter o direito de aprender as técnicas de um misterioso pergaminho, transferindo essa honra para Jeff. Inconformado com isso, o loiro decidiu que roubaria o tal objeto, entrando em confronto com o colega de escola.




"Velho idiota. Ambos somos os seus discípulos", "Porque você é o único a herdar a técnica secreta e o pergaminho?", questiona Geese. Jeff responde afirmando saber como o colega de escola está se sentindo, mas que a decisão caberia somente ao mestre. Mesmo demonstrando habilidades, o loiro é facilmente derrotado.




  
Mesmo sabendo que não feriu Geese com potência total, Jeff mostra preocupação com o loiro, que não demonstra nenhum tipo de respeito ao contra-ataca-lo sorrateiramente. "Devo ficar mais forte para me vingar. Farei com que o pergaminho secreto seja meu", responde Howard, jogando poeira nos olhos de Bogard. 




Apesar desse golpe baixo, Jeff consegue neutralizar qualquer tentativa de reação do vilão. Ele questiona o porque seu "irmão mais próximo" está agindo de forma desprezível. Howard rebate afirmando que não precisa de um irmão, remetendo aos fatos que ocorreram com ele no embate contra Krauser, que irmãos "sempre tiram" o que é dele. Jeff responde dizendo que está desapontado com Geese.


Assim como aconteceu na luta contra Krauser, Geese pede para que Jeff o mate, e este por sua vez responde que não o mataria, porque gostando ou não, eles eram irmãos, mas que o loiro deveria sair dali, já que não era mais necessário para aquele lugar. 


     


Foi a partir dessas duas experiências que Geese compreendeu que o poder que tanto almejava deveria ser tomado para si e que voltaria um dia para tomar o que lhe pertencia por direito. "Este mundo estava fechando todas as portas na minha cara. Tudo o que posso ver é a escuridão. Mas nesta vasta e ilimitada escuridão, eu finalmente encontrei o meu caminho", encerra o vilão, olhando para a porta da residência dos Bogard, justamente no dia em que Terry completava 14 anos.




É com essa cena que a iDragons encerra o quinto episódio de KOF' Destiny. Pela preview do sexto capítulo, veremos que a ameaça Orochi começa a preocupar Kyo Kusanagi. Uma cena intrigante nesse teaser mostra Saisyu nervoso na frente de alguém, que a meu ver deva ser Shizuka.



Teremos ainda mais detalhes da união de Yuri Sakazaki com Mai Shiranui e King, que enfrentarão um grupo de punks barra pesada em Londres. É esperar para ver.



VEJA O EPISÓDIO



NOTA EXTRA

Tem repercutido de forma um tanto negativa o cerco que a SNK tem feito em alguns canais brasileiros do YouTube que exibem os episódios legendados de Destiny. A vítima da vez foi o PSX Brasil, um dos mais sérios canais que abordam jogos eletrônicos no site.

Infelizmente, a SNK só disponibiliza os episódios, seja na Steam ou em seu canal no YouTube, com legendas em japonês ou inglês, forçando que alguns fãs façam a tradução do material. Parece que a produtora não tem levado em consideração que os canais que andam sendo alvo de strikers são justamente aqueles que dão os devidos créditos de propriedades, como é o caso do PSX BR.

Como grande entusiasta dos produtos da SNK, espero que a mesma reveja sua atitude e passe a apoiar mais o canais que sempre a respeitaram. Entenda toda a treta acessando aqui


 Bye Bye
ADM @Jungle_Boy@
  

Comentários

Postagens mais visitadas