ESQUENTA ESPECIAL (PARTE 2)
ESQUENTA ESPECIAL
SNK PLAYMORE
CONFIRMA LANÇAMENTO DE KOF’XIV PARA AGOSTO
Não é de hoje que os
fãs vêm acompanhando os inúmeros pronunciamentos da SNK Playmore
sobre mudanças de política em relação ao mercado de jogos. Além
de tornar suas franquias mais conhecidas, a empresa decidiu retornar
a produção de jogos domésticos, fato este proporcionado após a
aquisição de suas ações pela chinesa Ledo Millenium.
KOF’XIV é o início
desse plano e isso ficou evidenciado na última segunda-feira, 25, no
evento que confirmou de vez a data de lançamento do jogo. Vejamos o
que o novo game trará aos fãs da franquia.
VOLTA AS ORIGENS
O segundo material
liberado pela produtora já foi bem mais completo, revelando detalhes
do que veremos no game. Aqui, temos a nítida noção do que se
passará dentro do torneio. Logo de cara, o trailer mostra um resgate
de elementos clássicos do jogo, desde a sua primeira edição.
Só para ilustrar como
a produtora vem levando a sério essa volta às origens, logo nos
primeiros segundos do trailer, é mostrada a logo da velha SNK.
Muitos dizem que essa mudança se deu ao fato da mesma ter mudado a
sua política de atuação no mercado de jogos, voltando a investir
na produção de games para consoles domésticos e plataformas
mobile.
Comparação das iniciais de cada trailer apresentada pela SNK Playmore. Diferente das ocasiões anteriores, a produtora decidiu apostar no tradicionalismo
Passando a logo, vemos
uma das introduções mais memoráveis da série, onde é declarada a
abertura da competição. Essa animação é uma clara alusão à
primeira edição da série, KOF'94, e essa referência também
esteve presente nas edições 2003 e XIII.
Comparação de introduções. KOF'XIV resgata elementos vindos de KOF'94. O mesmo foi visto em KOF'2003 e KOF'XIII
No prologo da nova
saga, a SNKP conta que o KOF se tornou um negócio lucrativo, o que
acabou resultando no surgimento de inúmeros torneios alternativos
pelo mundo. Consequentemente, isso acabou gerando uma diminuição da
qualidade geral do evento. Para recuperar o prestígio da atração,
um novo anfitrião, um bilionário russo chamado Antonov, decidiu
resgatar elementos tradicionais, tornando-o novamente uma competição
mundial.
TIMES
O material segue
ressaltando mais novidades. A primeira dela é a quantidade de
personagens. Nessa edição, serão 50 lutadores, sendo 48 deles
divididos em 16 times. Os outros dois serão o subchefe, Antonov; e
um chefe final que ainda não teve o nome revelado.
JAPAN TEAM
Formado por Kyo
Kusanagi, Benimaru Nikaido e Goro Daimon. Os dois primeiro já foram
revelados pela produtora, enquanto o terceiro ainda aguarda uma
apresentação formal.
YAGAMI TEAM
Time composto por Iori
Yagami, Mature e Vice. Desse trio, apenas Mature ainda não foi
apresentada de forma oficial.
K' TEAM
Time liderado pelo
protagonista da saga NESTS, K' Dash, tendo como companheiros de
equipe o grandalhão Maxima e a jovem com poderes de gelo Kula
Diamond. Todos os três já foram anunciados de forma oficial pela
SNKP.
FATAL FURY TEAM
Formado pelos irmãos
Terry Bogard, Andy Bogard e pelo lutador de Muay Thai, Joe Higashi.
Apesar de ter dado as caras no teaser de Gesse Howard e Ryo Sakazaki,
Higashi ainda não foi apresentado formalmente pela produtora.
MEXICO TEAM
Formado por Ramon, King
of Dinosaur e Angel. Até o momento, Ramon é o único personagem do
trio que não teve apresentação oficial.
KIM TEAM
Outra formação nova é
o Kim Team, formado por Kim Kaphwan e os novatos Luong e Gang-Il.
Segundo rumores, estes dois seriam casados, sendo Gang o mestre de
Kim.
WOMEN FIGHTERS TEAM
No time das garotas,
temos como integrantes a francesa King, a musa da SNK Mai Shiranui e
a novata Alice. Por sua vez, essa última vem direto dos jogos de
Pachinko da série Fatal Fury. Alice é a única que ainda não foi
apresentada formalmente.
SOUTH AMERICA TEAM
Primeira formação
inédita do jogo. Esse time é formado lutadores da América do Sul,
sendo eles o boxeador Nelson, o ninja brasileiro Bandeiras Hattori e
a bela garota chamada Zarina. Dos três, a jovem com tucano de
estimação foi a única que ainda não foi apresentada aos fãs.
IKARI TEAM
Liderado por Ralf
Jones, a equipe tem ainda como integrantes Leona Heidern e Clark
Steel. Todos já foram apresentados oficialmente.
SOUTHTOWN TEAM
Time com maior
expectativa entre os fãs da série é formado por Geese Howard,
Billy Kane e pelo novato Hein
ART OF FIGHTING TEAM
Equipe já conhecida
pelos fãs, o Art of Fighting Team é formado por Ryo Sakazaki,
Robert Garcia e Yuri Sakazaki. Esta última ainda não foi
apresentada formalmente.
VILLAINS TEAM
Outra formação
inesperada é a que compõe o Villains Team, que tem os já
confirmados Choi Bouger e Chang Koehan. A liderança do trio é do
esquisitão Xanadu, que ainda não foi apresentado oficialmente.
ANOTHER WORLD TEAM
Outra formação
inédita é o Another World Team, formado pela estrela de Samurai
Shodown, Nakoruru; a protagonista da série Dragon Gal, Mui Mui; e a
pirata futurista Love Heart, vinda do jogo Sky Love. Esta última
ainda não foi apresentada oficialmente.
PSYCHO SOLDIER TEAM
Time formado por Athena
Asamiya, Chin Gentsai e Sie Kensou, que retorna a série com um
visual bem mais
jovem, lembrando o personagem Chris, de KOF'97. Kensou ainda não foi apresentado oficialmente no jogo.
jovem, lembrando o personagem Chris, de KOF'97. Kensou ainda não foi apresentado oficialmente no jogo.
OFFICIAL INVITATION
TEAM
Segunda formação
inédita do game é composta por Sylvie Paula Paula, que tem
capacidade de controlar poderes eletromagnéticos; Kukri, um
misterioso homem que possui o dom de manipular poderes da terra; e
Mian, uma misteriosa lutadora que mescla habilidades com um simples
trocar de máscaras. Mian ainda não foi apresentada oficialmente.
CHINA TEAM
Este é supostamente o
time protagonista da saga, formado por Shun'Ei, um jovem com poderes
sobrenaturais; Tung Fu Rue, responsável por treinar os irmãos
Bogard; e Meitenkun, detentor de um estilo de luta chamado de 'Punho
do Sonolento'.
SISTEMA
O trailer aproveitou
também para fazer uma breve introdução do mecanismo de
jogabilidade e modos de batalha que estarão presentes no jogo. Nesse
ponto, é possível notar que a produtora teve um cuidado maior na
composição dos sistemas de lutas, favorecendo tanto os novos
jogadores quanto os antigos.
3-ON-3 TEAM BATTLE
- Para começar, o tradicional sistema de batalhas três-contra-três
foi mantido, que juntamente com o elenco de 50 personagens, dá ao
jogador várias possibilidade de combinações na hora das lutas.
CLIMAX CANCEL –
Marca registrada da franquia, os golpes de Climax sofreram uma
evolução bem significativa. Em The King of Fighters XIV, o jogador
poderá usar Super Special Moves até três vezes, podendo emendá-los
combos, proporcionando maior dano ao adversário.
NEW MAX MODE –
Para essa edição, os programadores decidam melhorar o Max Mode. Ao
ativá-lo, o jogador poderá desferir em seu adversário os EX
Special Moves, que também podem ser emendado com novos combos.
RUSH –
Implementado pela primeira vez na série, esse recurso permite ao
jogador a possibilidade de realizar combos simples, apertando o botão
Quadrado..
MODOS DE JOGO
Para dar uma maior
experiência de jogo, KOF’XIV terá uma série de modos de
batalhas, dos já conhecidos aos mais recentes.
MODO HISTÓRIA
Diferente das edições
anteriores, o modo história de KOF'XIV contará com recursos de
cutscenes em 3D e diálogos entre personagens. Não deverá ser tempo
real como em Mortal Kombat X, mas ainda assim agradou aos fãs.
O recurso de cutscenes
não é algo novo para a SNKP. A mesma proposta já havia sido usada
em The King of Fighters' Maximum Impact, mas não de forma tão
profunda. A forma como os diálogos se dão também é bastante
similar a todo seu antecessor, The King of Fighters'XIII, com a tela
divida ao meio.
Série Maximum Impact já havia trabalhado o sistema de diálogos via Cutscene, e assim como em KOF'XIII, novo KOF também terá Pré-Bouts entre personagens, mas com a inclusão de dublagem
MODO VERSUS
Tradicional modo de disputas contra a CPU ou um com outro jogador, podendo ser solo ou em trios. Muitos fãs questionam a SNKP pela falta do ARCADE MODE na tela de menu, mas eu creio que essa opção deverá estar inserida dentro desse modo. Resta aguardar.
MISSION MODE
Famoso modo de missões
para desafiantes. Escolhendo esse modo, o jogador terá as opções
TRIAL, onde o objetivo é derrotar os times no menor tempo,
TIME ATTACK, onde o desafiante deverá cumprir algumas
tarefas; e o SUVIVAL, onde o lutador deverá derrotar o maior
número de oponentes com apenas uma única barra de life.
TRAINING MODE
Tradicional sala de
treinamento de jogadores. Para essa edição, o jogador poderá
testar suas habilidades tanto na opção off-line com também
on-line.
Ainda falando na sala
de treinamento, o modo como foi composta é muito similar a de Street
Fighter 5. Seria isso uma inspiração?
GALLERY MODE
Ao cumprir parte dos
desafios do jogo, o jogador poderá ter acesso uma infinidade de
itens históricos da franquia, com as artworks produzidas pela
empresa ao longo de mais de 20 anos, entre outros itens.
ONLINE BATTLE
Para integrar da melhor
forma a comunidade gamer da franquia, a SNKP anunciou que KOF'XIV
utilizará todo o potencial de funcionalidades do Playstation 4. O
grande destaque nesse quesito a a inserção do PARTY BATLLE,
que consistirá em reunir seis lutadores de uma só vez, onde cada
jogador assumirá o controle de um personagem.
DATA DE LANÇAMENTO
Para finalizar a
avalanche de informações, a SNKP anunciou a data de lançamento do
jogo, que será lançado oficialmente para o mercado japonês no dia
25 de agosto. Curiosamente, essa é a data de lançamento da primeira
edição da franquia, em 1994.
Quem garantir o jogo
por Pré-Vendas, ganhará de forma gratuita a DLC Classic Kyo, um
material adicional que trás a roupa original do personagem Kyo
Kusanagi, que por sinal ficou muito melhor que o visual novo.
A produtora confirmou
ainda que o jogo também será lançado no mercado americano no dia
23, ou seja, dois dias antes da versão japonesa. O mesmo também
ocorrerá nos territórios chinês e coreano. Ainda não há
definições de quem ficará responsável pela distribuição game no
continente europeu.
Ainda falando sobre o
lançamento da versão americana, a distribuição do jogo ficará a
cargo da Atlus, que já havia feito um magnífico trabalho com
KOF'XIII. Os primeiros que adquirirem o game, também ganharão como
bônus um Steel Case lindíssima, e na versão japonesa um Artbook com todas as artes conceituais e informações
da produção do jogo.
Enquanto a versão americana terá case metálico, a versão japonesa presenteará os primeiros jogadores que adquirirem o game por pré-vendas com um artbook
Segundo alguns sites de
venda, o jogo terá menu e interface interativa em Inglês, Francês,
Japonês, Português Brasileiro e Espanhol. As legendas também serão
nessas línguas e a dublagens serão inteiramente nipônicas.
SITE OFICIAL SOFRE
NOVA REFORMULAÇÃO
Outra novidade revelada
durante a segunda-feira foi à reformulação que a SNKP fez no site
oficial do jogo. Agora, os fãs terão acesso a mais detalhes sobre
enredo do jogo e de seus personagens, sistema de jogo, lista de
golpes, área para download, entre outros.
O destaque maior fica
por conta da área de vídeos, que além de conter todos os vídeos
divulgados até agora, terá alguns materiais especiais, como vídeos
da produção do jogo e pequenos curtas apresentando os times que
estarão nessa edição.
REPERCUSSÃO
Diferente das ocasiões
anteriores, quando a Sony é quem exibia primeiro os materiais do
jogo, essa semana a coisa foi diferente. Dessa vez, a SNKP foi quem
teve o direito de exibir primeiro os novos trailers e os resultados
foram mais que satisfatório.
Ao invés de um, a SNKP
exibiu três materiais diferentes, sendo que em dois deles, a
produtora disponibilizou em idiomas diferentes. No trailer que deu
detalhes sobre as funcionalidades do jogo, foram produzidos legendas
em Japonês, Inglês, Coreano e Chinês. Todos eles tiveram boa
aceitação por parte dos inscritos do canal.
No vídeo com legendas
em inglês, foram mais 96 mil visualizações, com 2.420 likes contra
49 dislikes; No material com legendas em japonês, foram mais de 129
mil views, com 1.714 contra 53 dislikes; No vídeo em chinês, foram
tímidas 1.951 views, com 137 likes contra apenas 01 dislike; e o
vídeo com legendas em coreano teve mais de 27 mil visualizações,
com 212 likes e 12 dislikes.
Já no vídeo focado na
apresentação na apresentação do DLC Classic Kyo, teve apenas
legendas em japonês. O material teve mais de 76 mil visualizações,
com 1.140 likes contra 37 dislikes.
No canal da Sony
Playstation, forma registrados no trailer sobre as novidades do game
teve mais 68 mil views, com 3.187 likes contra 87 dislikes.
Já no canal americano
da empresa Atlus, o vídeo com as novidades do game teve mais de 5
mil views, com 311 likes e 05 dislikes.
Chegamos ao fim da nossa segunda parte.
Aproveitando que ainda resta a última parte deste catadão de
informações pra dá uma passada no Fighters Brasil, maior site
sobre jogos de lutas do País. Ah, e não deixe de se inscrever em
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CONTINUA....
Adm @Jungle_Boy@
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