ESQUENTA KOF'XIV
ESQUENTA KOF'XIV
PLAYSTATION EXPERIENCE 2015
Podemos dizer que a primeira aparição jogável de KOF’XIV foi
o grande presente de natal para os fãs da série. Melhor para os
norte-americanos, que tiveram a oportunidade de sentir o gostinho do novo
projeto da SNK Playmore.
Burn To Fight: The King of Fighters’ XIV parece
enfim elevar a moral de uma das séries mais importantes da indústria dos videogames
Como já havia sido anunciado anteriormente, KOF’XIV faria sua
primeira exibição jogável na Playstation Experience 2015, tradicional feira de
entretenimento da Sony Company. Diferente de anos anteriores, a SNKP decidiu
tornar este um título exclusivo do Playstation 4, o que acabou frustrando os
planos dos donos de Xbox One.
O mais interessante nisso tudo é que a empresa nipônica
decidiu seguir um caminho inverso do que costumava fazer, decidindo promover
seu primeiro beta test em solo ocidental. No geral, os primeiros testes sempre
ocorriam no Japão. Será que a SNKP decidiu enfim dar ouvidos ao mercado
exterior?
Stand da SNKP na PSE: Vale lembrar que fora da terra do sol nascente, a
popularidade da série é mais forte em países latinos, como México e Brasil.
NOVIDADES
A cada novo KOF, a SNKP sempre trata de trazer novidades para
os fãs da franquia. Para essa edição, a empresa manteve a essência típica da
série, com alguns incrementos. Para começar, o game segue o esquema 3X3 Battle
System, com lutas divididas em times. Haverá ainda um modo Online, com partidas
disputadas na rede e o inédito Party Battle, que possivelmente colocará seis
jogadores numa mesma partida.
Graficamente falando, não houve grandes mudanças, mas o que
deu para notar nos vídeos da gameplay é que o game está bem semelhante ao seu
antecessor, tanto em termos de velocidade, quanto nos aspectos gráficos, mesmo
seguindo uma tendência 3D/2D.
Como o projeto ainda está em sua fase de desenvolvimento, é
possível que esses pequenos aspectos mudem com o tempo, mas o nível de
detalhamento deu u salto positivo, mesmo estando ainda abaixo do poder da nova
geração.
No aspecto conceitual, vemos que muita coisa foi
reaproveitada de KOF’XIII, como a velocidade e stands dos personagens, que
sofreram um ‘UP’ com a modelagem 3D. Os layouts das barras de life e letreiros
de rounds lembram os da série Tekken e a Tela de Character Select, com o rosto
dos personagens lembra Street Fighter 4
Por falar em personagens, a SNKP confirmou que serão 16 times
nesta edição, que com dos dois últimos desafios, resultam em 50 personagens, conforme
o quantitativo apresentado na suposta lista divulgado no início desse ano.
No anúncio da PSE, a produtora anunciou os retornos de Billy
Kane, King, Kula Diamond, Ralf Jones e Angel, que foi a grande surpresa da vez,
já segundo os mais antigos, as propriedades da personagem pertenciam à coreana
Eolith, que produziu duas sequencias da franquia.
Tela de seleção de personagens do jogo confirma que
teremos 16 times. No beta Test, apreciamos a performance de seis deles. No
aspecto visual, apenas o Andy Bogard é o mais fraco de todos.
NEWCOMERS
BILLY KANE - Billy
esteve presente na versão para consoles de KOF’XIII e aqui, retorna em seu
visual mais refinado. O mais interessante de tudo é que há uma bandeira da Noruega
em sua perna, sendo que o personagem é de naturalidade britânica.
Como esperado, Billy reaparece em KOF’XIV com visual
novo, que mescla alguns aspectos de suas aparições anteriores. Note que há um
lenço amarrado em sua perna, que lembra a bandeira da Noruega.
KING - Mais magra, King pareceu estar ainda crua.
Provavelmente, nos próximos eventos, a dona do King’s Bar deverá estar mais
mudada. Seu visual é idêntico ao que foi visto em KOF’96/97.
Assim como Andy Bogard, King deverá ser outra a passar
por melhoras na textura de personagens.
KULA DIAMOND – Amada por muitos jogadores, Kula está de
volta. Visualmente, sofreu pouquíssimas alterações e dos novos confirmados, foi
a única a ter direito de participação no beta test.
Kula retorna bem mais rápida
Novo detalhe em branco de Kula Diamond faz lembrar a
personagem Rei Ayanami, do anime Neo Genesis Evangelion.
RALF JONES – Assim como na sua última aparição, Jones retorna
em sua forma mais ‘Parruda’. Visualmente, teve mudanças mínimas.
Cor da pele e bandana vermelha foram mantidas, mas o
colete militar se foi. Em compensação, os outros detalhes estão próximos do que
vimos na saga Orochi.
Detalhes novos no traje de Ralf estão bem parecidos
com o de Chris Redfield, de Resident Evil 5/Marvel Vs Capcom 3.
ANGEL – De todos os veteranos anunciados, Angel foi sem
dúvida a que causou maior impacto entre os fãs. Também foi a personagem que
menos apresentou mudanças desde sua última aparição na cronologia da série, em
2001.
Aparentemente, a SNKP não fez nenhuma mudança no
design de Angel, que retorna após anos de ausência.
BACKGROUND
Além da Neo Geo Land e Stadium, o jogo terá ainda o Aquarium
Stage, muito similar ao que foi visto em KOF’2000.
Diferenças dos estádios vistos em 2000 e em KOF’XIV
ENREDO
A única coisa revelada nesse sentido foi que 14 marca o
início de um novo arco. Ainda não sabemos se teremos novos protagonistas ou se
o game marcará o retorno de Kyo ao posto. Abaixo, segue possíveis teorias que
podem servir de base para o novo game:
Em pelo menos duas trilogias, Orochi figurou
como o centro das atenções dos eventos do torneio. De 94/95 a 97, tivemos a
ameaça dos Hakkenshus, seguidores da lendária serpente e na Saga Ash, o
misterioso grupo ‘Aqueles da Terra Distante’ pretendiam usar o poder da divindade
para alterar o curso do tempo em favor de Saiki.
Como existe a possibilidade do retorno de Mature e Vice, é
possível que haja um grupo querendo o poder de Orochi para algum fim.
Ao final da segunda trilogia, a organização
criminosa Nests, responsável por clonar Kyo Kusanagi e destruir Southtown, acabou
sendo desarticulada. Desde então, o paradeiro de seus remanescentes se manteve
um mistério.
Com a volta de Angel, é possível que tenham formado uma
espécie de Nova Nests, com novas ambições em mente.
Ainda no final da Saga Nests, tivemos um
fato interessante no enredo do Psycho Soldies Team. Foi revelado que Bao e
Kensou eram portadores do ‘Espírito do Dragão’, uma misteriosa entidade mística,
dotada de extremo poder e isso chamou a atenção do traidor do Hizoko Clan, Ron.
Seria interessante ver o desenrolar dessa saga.
Nos Contos de Ash, tivemos como
elemento principal as distorções temporais. Ao sacrificar a própria vida, Ash
Crimson deixou de existir, apagando da memória parte de tudo que aconteceu
nesta saga. No entanto, os remanescentes do ‘Aqueles da Terra Distante’
continuam livres, sendo Shion o último líder a permanecer vivo.
Além disso, Heidern e Elizabeth são os únicos que não foram
afetados pelas distorções temporais criadas por Ash, o que pode abrir a
possibilidade do retorno desses personagens nessa nova saga, mesmo que os
indícios mostrarem o contrário.
ACEITAÇÃO
Esse é simplesmente o melhor desempenho do jogo até o
momento. No canal Playstation, o vídeo já passou da marca das três mil curtidas
e os dislikes nem chegaram à casa dos 500. Pelo visto, a tendência é só
melhorar.
Melhor resultado em aceitações do momento
E a mesma coisa ocorreu no canal da SNK Playmore, que decidiu postar o vídeo na madrugada de segunda-feira. O número de Likes é absurdamente superior ao de Dislikes.
Acessos ao vídeo ainda é tímido, mas os números são praticamente idênticos ao que vimos no canal Playstation
Bom, creio teremos novidades somente para o próximo, mas de
alguma maneira o jogo tem tudo para voltar a figurar entre os melhores do
gênero. Aguardemos os próximos capítulos
Até a próxima....
Adm @Jungle_Boy@
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