Análise de Cenários - The King of Fighters' 94
Nossa... Fazia muito tempo que eu não aparecia por aqui. Estão todos bem? Enfim, depois de uma longa temporada ausente, eis que estou de volta para matar a saudade. Construí esse post com o objetivo de contribuir com o acervo de curiosidades do site http://fighters.com.br/
O Fighters Brasil hoje é considerado o maior site brasileiro dedicado a esse gênero. Se você quer conhecer o trabalho dessa galera amante de jogos de luta, não perca tempo e acesse o site. Além disso, o grupo dispõe de um fórum de discussões, essa é uma ótima oportunidade para trocar ideias. Muito bacana mesmo.
Para aqueles que curtirem essa publicação, fiquem a vontade para reproduzir, porém, é importante frisar que sempre é bom dar os devidos créditos, então, fica ai o meu pedido. Bem, deixamos de conversa e vamos ao que realmente interessa (Vixe, até rimou. Rs)
Fighting Games é sem dúvida um dos gêneros que mais atrai a atenção dos apaixonados por vídeo game. Toda essa força não é por acaso. A cada ano, as produtoras investem em novidades gráficas e em jogabilidade cada vez mais precisas e exigentes, dando liberdade e boas horas de diversão para seus apreciadores.
Um outro aspecto muito bacana nesses games, é como os produtores e equipe técnica, conseguem retratar localidades reais com tanta fidelidade. Os cenários são repletos de incrementos visuais de encher os olhos.
Pensando nesse ponto, montei esse artigo para falar dos cenários desse gênero tão apaixonante. Começaremos inicialmente pela série KOF, contando um pouco sobre a ideologia, a quem pertence e algumas curiosidades pertinente a cada localidade.
Agradecimentos especiais desde já a Andore (KOF Brasil) e Everton Blog pelo referencial.
Japan Team Stage: O cenário japonês retrata fielmente uma das maiores metrópoles do mundo. As batalhas ocorrem em baixo de um viaduto.
Uma grande platéia de curiosos acompanham o desenrolar das lutas, criando um clima muito comum em títulos do gênero. Muitos guardas fazem à ordem do local e é possível ver entre os expectadores uma colegial que parece muito com Yuki, a namorada do protagonista Kyo Kusanagi.
Outro detalhe é a visão ao fundo de prédio com a logo da Neo Geo.
Italy Team Stage: O cenário do time de Terry é o retrato fiel de uma das mais belas cidades do mundo. A beleza arquitetura de Veneza é retratada com muita clareza, repleta itens que compõe aquela cidade. Gôndolas, prédios e barqueiros fazem parte do cenário.
Há também a presenças ilustres da própria série: Cheng Sinzan, Big Bear, Tung Fu Rue, Duck King e Jubei Yamada.
Abaixo, um comparativo da bela arquitetura de Veneza.
México Team: Eis aqui a junção de elementos reais com elementos de outras séries da casa. O cenário do México Team se situa no mesmo país ao qual é atribuído seu nome, porém, a arena de batalhas é nada menos que o Pao Pao Café, o famoso café de Richard Meyer, da série Fatal Fury.
Aqui, os elementos tradicionais de um dos locais mais freqüentados pela roda de lutadores da saga dos irmãos Bogard estão presentes, como as belas estátuas dos dragões, as esferas gigantes, o lustre e o chão xadrez compõem o refinamento do local.
Além das características que retratam de forma fiel a série Fatal fury, elementos tipicamente mexicanos não poderiam faltar. Aqui, representado pelos alegres e sempre entusiasmados “Mariachis”. Um detalhe que é valido ressaltar é que o Pao Pao Café original não pertence ao México, mas os criadores explicam que com o sucesso do empreendimento, seu dono decidiu abrir um filial no país, servindo também de abrigo para o dojo de Takuma Sakazaki.
Entre os grandes figurões presentes, estão Lee Pai Long, Tenjim, Eiji Kisaragi, Ryuhaku Todoh (tTodos da série Art of Fighting), Geese Howard, Billy Kane, Richard Meyer (de Fatal Fury), Roddy e Cathy (de Top Hunter).
Acredita-se que por causa do alto número de pixels desse cenário, somado a um conjunto de fatores, inviabilizaram uma conversão para consoles de mesa, com exceção do próprio Neo-Geo. Uma versão para um console como o Playstation 2 por exemplo, só veio a se concretizar anos depois.
NEWS (26-03-12) – Alguém lembra do primeiro filme de Fatal Fury? Pois bem, o primeiro amor de Terry Bogard parece fazer uma ponta em um dos cenários da série KOF. Segundo o pessoal do site francês Neo-Geo Fans, Lily McGuire faz uma ponta próxima aos grandes figurões do elenco.
Brazil Team: Semelhante ao que foi mostrado por sua concorrente direta (pelo menos naquela época), o cenário brasileiro de KOF’94 também se passa em uma selva.
Compondo o cenário, muita vegetação, o helicóptero da equipe Ikari destruído e muitos nativos a espreitar a luta.
Apesar de belo, aqui temos os pontos mais controversos da história de KOF. Há um mau estudo desempenhado pela produção do jogo, que colocou uma tribo indígena nada parecida com que estamos habituados a ver, e o erro mais gritante foi incluir um Mandril (Uma espécie de primata encontrado apenas na África) passeando pelo cenário.
China Team: O estádio de Athena Asamiya se passa em uma típica vila nas montanhas da China. O clima de festividade do local e as vestimentas dos populares remetem aos filmes de ação Made in China. Ao fundo, podemos ver um templo e as bagagens do time representante do país.
England Team: Outro cenário a se passar em uma localidade real. O cenário do trio formado por King, Mai e Yuri se passa na charmosa Londres. Elementos típicos da monarquia britânica podem ser vistos no local, como os soldados, a banda e a cavalaria da guarda real britânica.
Outros detalhes que podemos observar nesse cenário a grande quantidade de verde e a arquitetura refinada dos jardins londrinos, dos famosos ônibus de dois andares e a vista da London Bridge.
Curioso notar também é que tirando os soldados da coroa britânica, esse cenário é formado exclusivamente por uma platéia feminina. O cenário ainda faz referencia ao anfitrião do torneio (Rugal), representado aqui pelas bandeiras vermelhas com a inicial “R”.
Korea Team: O cenário do time de Kim Kaphwan é o mais simples de todos os cenários dessa edição. As batalhas se passam em um templo antigo. Um detalhe bem interessante é notar a vegetação local sofrendo a agressão de um outono (ou seria inverno) severo, com árvores quase que sem folhas e uma chuva caindo sobre o local.
Apesar de bonito, é o menos interessante dos cenários dessa edição.
U.S.A Team: Talvez esse seja o mais fiel de todos os cenários. As lutas do cenário norte-americano se passam em uma espécie de ferro velho ou terreno abandonado. Algumas pessoas acompanham as lutas e a atmosfera de gueto complementam a parte visual.
O legal desse cenário é notar a vista da baia de Manhattan ao fundo. Destaque para a Ponte do Brooklyn e o já extinto prédio do World Trade Center.
Blacknoah: A batalha final contra o perverso anfitrião da edição 94 se passa em seu porta-aviões chamado Blacknoah. O cenário mescla aparatos tecnológico (telões, radares, uma mesa holográfica, computadores) com um toque clássico (Quadros refinados, tapete vermelho e porta com detalhes em ouro).
O cenário também faz referencias a Rugal, como dois quadros com o seu rosto, o símbolo “R” e a presença de Roden, a pantera de estimação do vilão.
Próxima análise em breve.
Referencial:
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