JUNGLE BOY PERGUNTA



JUNGLE BOY PERGUNTA
 
É POSSÍVEL TER PROTAGONISMO FEMININO EM KOF?






Em agosto, os fãs de KOF começarão a conhecer um pouco mais da nova saga da franquia principal. Até o momento, sabemos que o enredo girará em torno do misterioso poder do dragão e que o grande vilão do torneio terá o dom de transitar entre as dimensões do tempo, podendo trazer qualquer pessoa que quiser, não importando a época em que se encontra.

Como é de costume, em toda saga KOF, somos apresentados sempre a um novo protagonista. Dessa vez, a responsabilidade de elevar a franquia a patamar memorável é Shun'Ei, um adolescente chinês que pode manifestar poderes sobrenaturais, sendo este um dos novos jovens aprendizes do mestre Tung Fu Rui, famoso personagem da série Fatal Fury.


Jovem com poderes sobrenaturais, o adolescente chinês Shun'Ei foi escalado para ser o protagonista da nova saga de KOF


Este será o quarto protagonista de KOF, o quinto se colocarmos Alba Meira, de KOF Maximum Impact, na contagem. Uma coisa que fica evidenciada a cada título lançado é que a SNK sempre teve uma preocupação excessiva na composição de seus 'cabeças de elenco', cuidado este que vem desde os tempos de Fatal Fury e AOF.


Apesar de não fazer parte da cronologia principal, Alba Meira também é um dos protagonistas mais queridos de KOF


Em sua primeira saga, a produtora nos apresentou Kyo Kusagani, típico estudante de colegial, meio desencanado com a vida, mas com enorme talento para as artes marciais. Apesar de se esquiva das situações chatas, a responsabilidade sempre o cobrou seriedade, e é ai que vimos o amadurecimento do jovem, que leva consigo o legado de pertencer ao clã responsável por aprisionar o demônio Orochi.


O estudante japonês Kyo Kusanagi foi o primeiro protagonista da série e grande responsável por popularizar a franquia no mercado de jogos


MUDAR É PRECISO

Diferente das outras produtoras, que sempre depositaram confiança em um único personagem ou arco de história, a SNK procurou não ficar na sua zona de conformo. Essa colocação é reforçada com o início da segunda saga da franquia, batizada de NESTS. Aqui, a mitologia japonesa foi abandonada, e elementos mais atuais, como terrorismo e clonagem foram inseridos, além de um novo e misterioso protagonista.

Não muito diferente de Kyo Kusanagi, K' Dash também tinha seus conflitos, mas o seu idealismo partida de uma outra premissa. Capturado quando pequeno, o jovem passou por vários horrores nas mãos do mais novo grupo de criminosos da série. Após encontrar apoio de outro rebelde, K' resolve por fim as ações do grupo que o prendeu, livrando o mundo de mais uma ameaça.



Com um ar sombrio, o justiceiro K' Dash lutou para destruir o Cartel NESTS na segunda trilogia da série



Apesar de não ter se desfeito da sombra de Kyo, que aqui teve seu DNA usado pela NESTS para criar outras armas, só o fato da SNK ter apostado em um novo protagonista, já rende a ela alguns aplausos. Uma pena que a saga em si tenha sido prejudicada com a série de erros sucessíveis que levaram a produtora a falência.

O DESPERTAR DO AMOR E ÓDIO

Já restabelecida após o processo de compra pela coreana Playmore, era hora de prosseguir com um novo projeto. No entanto, com um mercado ainda mais competitivo, era necessário ir mais além para chamar a atenção do público. Eis que surge a polêmica saga dos Contos de Ash, com uma mesclagem mais mística.



Debochado e extremamente sorrateiro, Ash Crimson fugiu do velho clichê de protagonistas bonzinhos de jogos de luta



Para dar um tom mais chamativo a nova saga, a produtora escalou Ash Crimson, um protagonista diferente de qualquer outra que já se viu em jogos de luta. De aparência duvidosa, Ash fugiu do clichê lutador sério e honrado, adotando o estilo 'agindo por conta própria'.

Debochado e extremamente alcoviteiro, Ash foi capaz de despertar nos fãs sensações de amor e ódio, algo nunca visto antes dentro da própria franquia. No final de tudo, a frieza sádica do lutador teve uma explicação lógica, a tentativa de impedir que a pessoa mais querida por ele fosse vítima das tramoias do vilão Saiki, que era ancestral do jovem.


E O PROTAGONISMO FEMININO?

Tudo que disse anteriormente foi só para ilustrar a capacidade da SNK de criar protagonistas atraentes e extremamente carismático, onde cada um tem característica única e motivações distintas. Apesar disso, há públicos que a produtoras inda não ousou em adentrar, como por exemplo, o protagonismo feminino.



Como também enfatizado linhas atrás, a produtora sempre teve excessiva preocupação na composição de seus protagonistas, principalmente com KOF, que desde 94 passou a ser a sua 'menina dos olhos'. Porque então não explorar o universo feminino dentro da franquia?



Athena, Dragon Gal e Sky Love: Três títulos da SNK que foram protagonizados por mulheres



Jogos como Athena, Dragon Gal e Sky Love são alguns belos exemplo disso. Apesar de não serem tão visados, esses títulos apresentaram personagens carismáticas e de personalidades fortes. Dentro do próprio KOF, temos Elizabeth Blanctorch, que diferente de lutadoras antigas, desempenhou uma atuação mais decisiva dentro dos acontecimento de uma saga, algo que a SNK poderia trabalhar melhor para futuras lutadoras.



Elizabeth Blanctorch, da saga Ash, foi a personagem mais próxima que tivemos de uma potencial protagonista. Quem sabe a SNK não a chame de volta (Arte Muse-KF)



Apesar de estarmos falando de um universo predominantemente masculino, creio que uma protagonista seria uma boa sacada para inovar a franquia para a próxima saga, podendo inclusive atrair um novo e belo público. Talento, a SNK tem de sobra, resta apenas se jogar de cabeça.


ADM @Jungle_Boy@

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