ESPECIAL DO BLOG - AS 10 MORTES MORTES TRISTES DOS JOGOS DE LUTA
Parte importante da indústria de jogos, os Fighting Games sempre reservam surpresas para os amantes de videogames, seja por conta de uma jogabilidade frenética ou por um enredo marcante. Esse gênero foi evoluindo ao longo dos tempos, acompanhando sempre as tendências tecnológicas.
Esse fato inclusive fez com que a forma de contar uma história também se modificasse, fazendo com que o jogador se sinta dentro do que está acontecendo, despertando os mais variados sentimentos. É com isso em mente que o BLOG decidiu trazer uma lista especial falando desses aspectos.
Neste artigo, vamos falar dos desfechos mais tristes que ocorreram nas principais franquias do gênero. Antes de mais nada, é sempre bom ressaltar que essa lista é baseada na impressão pessoal do autor que vos escreve. Dito isso, vamos ao que interessa!
Começamos por Kitana, princesa do reino de Edenia. Por muitos milênios, ela acreditou estar do lado certo, cumprindo fielmente as ordens de seu "pai", o imperador Shao Kahn da Exoterra. No entanto, em Mortal Kombat 9, tudo mudou após ela ser alertada de seu verdadeiro passado e sobre o plano de vir a ser substituída por Mileena, caso soubesse da verdade.
Desde essa descoberta, Kitana passou a lutar ao lado dos guerreiros do Plano Terreno, com o claro propósito de derrubar a tirania de Shao Kahn e evitar que o imperador conquistasse mais um reino. O que ela não esperava é que sua falecida mãe, Sindel, fosse ressuscitada para ajudar em seu plano de dominação.
Corrompida por um poder incontrolável, Sindel reduziu o panteão de Raiden a zero, comprometendo ainda mais os planos do seres terrenos na tentativa de impedir as investidas de Shao Kahn. Kitanta ainda tentou fazer com que a mãe se lembrasse de seu passado como governante de Edenia, mas Sindel simplesmente sentenciou a própria filha a morte, taxando-a de traidora que decidiu juntar-se a uma causa patética.
No final de tudo, Sindel também acabou morta em um sacrifício feito por Nightwolf. A princesa edeniana ainda teve a chance de se despedir de Liu Kang, lamentando o fato deles não terem se conhecido em outras circunstâncias.
Introduzida no primeiro jogo de Mortal Kombat, Sonya Blade estabeleceu um forte legado dentro da mitologia da série, mas foi no reboot da franquia, em Mortal Kombat 9, que a personagem passou a exercer papel de protagonismo.
Com a morte de Jax Briggs durante o confronto contra Sindel, coube a ela o dever de fortalecer a presença das Forças Especiais como elite de defesa do Plano Terreno. Isso é perceptível logo no início de Mortal Kombat X, onde somos apresentados a uma general mão de ferro. Entretanto, como efeito colateral do decoro militar, ela acabou se afastando de sua família.
De todos os personagens criados para Mortal Kombat, Hanzo Hasashi é sem dúvida o que possui a história mais sofrida de todas. Seu clã, o Shirai Ryu, acabou sendo vítima de uma trama maléfica arquitetata por Quan Chi e os Lin Kuei, o que acabou resultando em seu completo extermínio.
Enviado para o Submundo após sua morte, o lutador acabou virando um dos poderosos lacaios do feiticeiro, servido a todos os seus propósitos. O ódio de Hasashi pelo clã rival foi alimentado por séculos, fazendo com que ele somente perseguisse a ambição de poder vingar a morte de sua família.
Durante o reboot da franquia, o agora espectro Scorpion conseguiu ficar frente a frente com Bi-Han, membro do Lin Kuei e que supostamente o teria assassinado. Raiden ainda tentou mostrar ao lutador que existia uma forma de libertar sua alma do rancor, mas a sede de vingança do rapaz falou mais alto.
Parecia que Hanzo Hasashi estava setenciado a permanecer com um espectro do Submundo para sempre, mas em Mortal Kombat X, ele acabou se libertando das amarras de Quan Chi. Com isso, ele aprendeu que o caminha que lhe daria paz seria reconstruir o Shirai Ryu, tendo como um de seus pupilos o jovem Takeda Takahashi, filho do espadachin cego Kenshi.
Durante os acontecimentos de Mortal Kombat 11, Hanzo decide se juntar ao grupo do Plano Terreno, primeiramente ajudando Kuai Liang a frustrar os planos de Sektor e Frost, que haviam se aliado a titã Kronika. Em seguida, ele assumiu a missão de buscar a ajuda de Kharon, para que os heróis pudessem chegar até a fortaleza que guardava a ampulheta do tempo.
Infelizmente, o destino mais uma vez quis que Hanzo Hasashi partisse. O lutador acabou sendo envenenado durante luta contra D'Vorah. No entanto, ele conseguiu convencer a sua versão corrompida a desistir de buscar a vingança a qualquer custo e recomeçar seu clã assim como fez em sua era presente.
Street Fighter V foi responsável por nos apresentar um pouco mais de Marz, uma jovem que fez parte do grupo de assassinas conhecido como Dolls. Assim como suas companheiras, ela também sofreu lavagem cerebral para seguir as ordens de Bison.
No jogo, é mostrado que cada Doll possui uma habilidade em especial, sendo a de Marz a perícia em coleta de informações e táticas de reconhecimento. Em termos de personalidade, a jovem é a que demonstrar ter a maior dificuldade de entrosamento, e isso se deve a sua excessiva timidez.
Durante os eventos de A Shadaloo Falls, Marz é designada por Bison para roubar uma das peças que podem desativar as Luas Negras, mas ela acaba sendo derrotada por Karin Kanzuki. Por sorte, ela é resgatada por suas companheiras de grupo, Aprile e Noembelu.
Em outro momento, Marz tenta impedir Rashid de desativar as Luas Negras na sede da Shadaloo, mas é derrotado. Nesse processo, ela acaba se livrando do controle mental de Bison. Ela também acaba salvando o lutador das garras F.A.N.G, com a jovem e o vilão caindo de uma plataforma, sugerindo assim a sua morte.
Street Fighter V também marcou o retorno de Charlie Nash, ex-capitão da Força Aérea dos Estados Unidos e melhor amigo de Guile. Na série Alpha, ele havia sido encarregado de rastrear Bison e descobrir a existência de soldados da Shadaloo no exército militar americano. Como consequência, acabou abatido no fim da missão, sendo dado como morto por bom tempo.
Em A Shadaloo Falls, é revelado que Nash sobreviveu, sendo acolhido por uma misteriosa organização intitulada de Sociedade Secreta. A porta-voz desse grupo, Helen, revelou que havia uma maneira de derrotar Bison, mas que para isso era necessário que eles recuperassem conjunto de peças brancas xadrez que mais tarde descobriríamos que seriam vitais para desativar as Luas Negras que alimentavam o poder do líder da Shadaloo.
Nos pontos finais da história, Nash conseguem se infiltrar na nova sede da organização, confrontando Bison de forma direta. Apesar de perceber que as Luas Negras haviam sido desativadas por Rashid, o ex-militar acaba sacrificando a própria vida para matar o vilão, o que não funciona como deveria.
Filho de um ex-campeão de taekwondo, Baek Doo San fez sua estreia em Tekken no segundo game da franquia. Seu histórico de vida foi marcado por uma série de infortúnios, como o desaparecimento da mãe e a morte acidental do patriarca da família por suas próprias mãos.
Baek chegou a ser dado como morto nos eventos de Tekken 3, mas reapareceu no o quinto capítulo da série. A explicação dada foi a que ele acabou ficando sob os cuidados de militares, em uma base secreta, enquanto esteve em coma.
Em Tekken 6, Baek retorna aos combates para reforçar as técnicas de luta de seu pupilo, Hwoarang, e reforçar a Resistência, um grupo formado por lutadores que se opuseram contra a Mishima Zaibatsu, que estava sendo comandada por Jin Kazama.
Apesar de seu status oficial dentro da série ser desconhecido atualmente, o seu final no jogo sugere que ele acabou morto ao salvar a vida de Hwoarang de um ataque da entidade Azazel.
Considerado como um dos maiores vilões do Universo DC, Lex Luthor teve participação decisiva nos eventos de Injustice: Gods Amoung Us. O enredo do jogo inicia com a Liga da Justiça sendo levada para a Terra-1, uma realidade totalmente oposta a da Terra Principal.
Nela, Metropolis acabou sendo afetada por um ataque terrorista orquestrado pelo Coringa. O dispositivo que destruiu a cidade foi ativado após Superman matar Lois Lane, ocasião em que herói acabou agindo sob efeito de um alucinógeno. A jornalista estava esperando um filho do kriptoniano.
Enfurecido, Kal-El mata Coringa, dando início a supremacia em que os superpoderosos decidem governar a terra com mão de ferre, sob o pretexto de impor ordem ao mundo. Nessa realidade, Lex Luthor é um homem sem aspiração para a vilania, tendo a confiança inquestionável do Superman.
Apesar de sua forte ligação com o Regime, Luthor também financia as ações da Insurgência, grupo formada por heróis e vilões que não concordam com a forma de governança do Superman. Ao longo de toda a jornada, ele auxilia seu membros nas ações futuramente culminaria na deposição do kriptoniano.
O fim de Luther ocorreria mais tarde, horas após a operação de resgate do Batman da Terra Principal na Ilha Stryker. A Insurgência havia conseguido o êxito de destruir a Torre de Vigilância e rapaz tinha o plano de disparar uma arma de kryptonita contra o Superman. No entanto, o plano falha quando sua armadura é danificada por um ataque de Shazam.
Decepcionado, Superman fala que foi o único a trazer para Luthor, que retruca afirmando que a paz da qual o tirano se refere é uma piada. Após isso, ele tem o pescoço esmagado pelo kriptoniano, morrendo instantaneamente. No entanto, a ação de Kal-El causa a revolta dos cidadãos da terra.
Protagonista da terceira saga de The King of Fighters, Ash Crimson dividiu a opinião dos fãs por diversos motivos, principalmente por não ser um herói convencional.
Ao longo de seu arco, ele conseguiu arrancar dois dos três tesouros sagrados, além de se colocar em atritos com seus ex-companheiros e equipe e sua amiga de infância, Elisabeth Blanctorche. Mas no fim das contas, tudo tinha um motivo.
Seu ancestral, Saiki, desejava reescrever a história de seu clã, um grupo de seres místicos que havia sido quase extinto pelos Blanctoche. Temendo pela segurança de sua amiga, Ash decide enganá-lo, um plano que quase acabou dando certo.
Como única alternativa, Ash Crimson decide apagar a existência de Saiki, o que também provocaria o seu fim. Por sorte, a atitude dele ocasionou um paradoxo temporal que mais ter resultaria em seu retorno a vida.
E você, concorda com a nossa lista ou acha que tem alguma morte triste que ficou de fora? Deixe a sua opinião nos comentários.
Minervaldo Lopes
Idealizador do BLOG
Comentários
Postar um comentário