OPINIÃO | SNK SUGERE RETORNO DE WOLFGANG KRAUSER, MAS POR QUE ISSO É PREJUDICIAL PARA A HISTÓRIA DE FATAL FURY?
Fãs de Fatal Fury foram surpreendidos no Natal com a liberação de mais um teaser produzido por Masami Obari. Até aí nada demais, não fosse o fato do material focar no clímax da baralha entre Terry Bogard e Wolfgang Krauser, numa clara referência ao segundo filme animado da franquia, Fatal Fury: The New Battle (Fatal Fury: O Desafio de Krauser no Brasil).
Ao avaliar o teaser, tudo leva a crer que os produtores pretendem realizar mais um soft reboot na série, mantendo parte da continuidade original, porém, introduzindo um novo fato para alterar um acontecimento. É inegável que Krauser é parte relevante na cronologia iniciada em Art of Fighting, mas trazê-lo de volta a vida é o caminho certo? E até que ponto isso pode ser prejudicial para a história já construída até aqui.
Diferente do que ocorre nos videogames, a animação de 1993 sugere que Krauser optou por tirar a própria vida ao invés de conviver com a derrota, lançando-se do alto de um penhasco. Todo o desfecho é acompanhado por uma figura misteriosa que está em um barco. O teaser de Obari recria a mesma cena, porém, em um contexto que não sugere a sua morte.
Sendo bem sincero? não me agrada a possibilidade de retorno do Krauser a timeline AoF/Fatal Fury. Me parece que a SNK está perdendo algo que ela tinha de mais forte na criação de seus jogos: A ousadia de apresentar vilões icônicos e dar o merecido fim a eles após o fim de arco. Apesar de brilhantemente nostálgico, o teaser de Obari me traz a impressão de que a desenvolvedora está caindo na mesma dependência da Tekken Project com o Heihachi Mishima.
Ao meu ver, apesar da ambiguidade do final de Fatal Fury 2, faria mais sentido para a história decretar Krauser morto, dada a sua personalidade narcisista de lutador honrado que não admitia ser superado. Obviamente que a linhagem Strohein deve continuar, mas com outro assumindo o comando. Essa questão é bastante enfatizada em Fatal Fury: City of the Wolves e certamente vai nortear os acontecimentos da segunda temporada do jogo.
Eu espero que a SNK apenas utilize esse trecho da história para ressignificar o legado Strohein e apresente o descendente que irá desafiar Terry Bogard. Essa seria a vingança perfeita para honrar o muito que foi Wolfgang Krauser. Caso contrário, a empresa estaria enterrando algo memorável por simples covardia.
E para você? Concorda que os mortos devem permanecer em seus túmulos? Deixe a sua opinião nos comentários.
Minervaldo Lopes
*Idealizador do BLOG DO REAL MINER





Comentários
Postar um comentário