EX-DESIGNER DA CAPCOM REVOLTA INTERNAUTAS AO OPINIAR SOBRE BRIGA ENTRE NINTENDO E POCKETPAIR


Um dos principais nomes da indústria de games, Yoshiki Okamoto se envolveu em uma polêmica na internet ao opinar sobre a ação movida pela Nintendo contra a Pocketpair, empresa responsável pelo jogo Palworld.




Juntamente com a The Pokémon Company, a empresa alega que a desenvolvedora japonesa infringiu patentes relacionadas às mecânicas de captura e uso de criaturas como montarias, presentes em Pokémon. O Gabinete de Patentes dos Estados Unidos já se manifestou publicamente, rejeitando parte das alegações da Nintendo.




Atual presidente da Japan Game Culture Foundation, Okamoto pediu para que jogadores não comprem Palworld, afirmando que o título "cruzou uma linha que não deveria ser cruzada". Ele argumentou ainda que não quer que o mundo se torne um lugar onde práticas de "plágio" sejam aceitáveis.



"Ao jogar o game, você está apoiando-o, então por favor, não o compre", disse ele em seu canal no YouTube.

 

A postura do ex-designer da Capcom causou indignação entre os internautas que acompanham o seu canal, uma vez que ele parece sugerir que qualquer desenvolvedor sendo processado deveria ser tratado como culpado antes mesmo de uma decisão judicial.



"Isso é realmente meio triste de se ver vindo de um veterano da indústria? Muitos jogos fizeram o que a Palworld fez e nunca levaram a empresa a reagir. Mas ele fez sucesso, então, de repente, passou a ser considerado uma ameaça. A Pokémon Company piorou a situação para si mesma com suas patentes recentes e absurdas de jogabilidade ampla. Além disso, acho que você não tem muito espaço para fazer tais comentários contra a Pocketpair, considerando que o único jogo do gênero "Mon" em que você esteve envolvido foi um jogo "pega-pega" para dispositivos móveis que arranca dinheiro das pessoas.", disse o @eb-the-gamer6287

 



"Usar patentes e burocracia para impedir a concorrência é prejudicial à indústria. Que tal a Nintendo fazer um jogo melhor que o Palworld? Mas não, em vez disso, ela cria patentes e processa. Quem se beneficia com isso? A Nintendo é a escória aqui.", escreveu o @TA5E.




"Valeu a pena comprar uma segunda cópia. Não quero viver num mundo onde a Nintendo acha que é dona de todas as ideias que roubou dos outros.", pontuou @bleb87.


Outro ponto questionável da declaração de Okamoto é que aparentemente ele confundiu a natureza da ação movida pela Nintendo, mencionando violação de direitos autorais, quando na verdade a disputa envolve apenas patentes de jogabilidade.




John Buckley, diretor de comunicações da Pocketpair, já havia expressado surpresa com o processo, afirmando que a questão de patentes foi algo que ninguém sequer considerou durante as verificações legais realizadas antes do lançamento de Palworld no Japão.



"Antes do lançamento de Palworld, já tínhamos falado bastante que tínhamos feito verificações legais antes do lançamento do jogo, e todas foram aprovadas [no Japão]. Então, obviamente, quando o processo foi anunciado, todos nós pensamos: 'O quê?'", informou.


COM INFORMAÇÕES DE GAME VÍCIO E GAMESRADAR.


Comentários