QIDDIAY INVESTMENT COMPANY COMPRA A RTS, DONA DA EVO


 *Atualizada às 1h26 desta quarta-feira, 3 de setembro, com as notícias sobre a aquisição de ações de mercado da SNK, Capcom, Nexon Co. e Nintendo pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita.

A Qiddiay Investment Company tornou-se nesta terça-feira, 2, a dona da RTS, a coproprietária da Evolution Championship Series, maior evento de eSports de luta do mundo. A companhia é gestora de um megaprojeto planejado para Riad, apoiado pelo Fundo de Investimento Público do governo da Arábia Saudita.




Por meio do LinkedIn, o principal chefe de estratégia na Qiddiya, Muhannad Aldawood afirmou que a aquisição da RTS representa um passo estratégico que fortalecerá a empreitada a empresa nos negócios de eSports, abrindo novas oportunidades em todo o ecossistema da indústria de jogos.



"Isso permitirá que Qiddiya continue alimentando o crescimento contínuo do Evolution Championship Series (EVO), o maior evento de jogos de luta do mundo desde 1996, com potencial ilimitado.", destacou.


Vale lembrar que no fim do mês passado, a NODWIN Gaming, empresa sediada na Índia, revelou ter adquirido a participação da Sony Interactive Entertainment na EVO por um valor não divulgado, com a empresa deixando de ser proprietária para se tornar apenas patrocinadora do evento. A gigante japonesa havia comprado a empresa em março de 2021.



"Esta parceria marca uma nova colaboração, reunindo os recursos e experiência que nos permitirá elevar o alcance global, escala e envolvimento dos fãs em torno deste torneio de jogo icônico", destacou a Sony na época, em seu site oficial.


O valor investido pela Qiddiya na RTS não foi revelado, no entanto, a companhia já aparecia como parceira global da EVO desde o ano passado, tendo ainda fixado escritórios na cidade de Nova York este ano para fazer negócios com empresas norte-americanas.




Vale lembrar que a RTS não é a única aquisição mais recente feita com o apoio do Fundo de Investimento Público do governo da Arábia Saudita.

Em fevereiro de 2022, a Bloomberg revelou que o Governo do país comprou 5% das ações de mercado da Capcom e Nexon Co. por US$ 1 bilhão.

Em abril do mesmo ano, o príncipe herdeiro Mohammad bin Salman, de 40 anos, adquiriu 96% da SNK Corporation, por meio da EGDC (Electronic Gaming Development Company). As negociações vinham ocorrendo desde novembro de 2020.

Um mês depois foi a vez da Nintendo entrar no radar, com Salman comprando uma fatia de 5,01%, tornou-se o quinto maior acionista da empresa.



Se por um lado o setor de eSports ganha ainda mais impulsão financeira, por outro lado os projetos apoiados ou de propriedade da Arábia Saudita são frequentemente criticados por ajudar o governo a praticar "lavagem esportiva" ou usar diversas formas de entretenimento para encobrir seu histórico em relação a violações de direitos humanos, direitos das mulheres, direitos da comunidade LGBTQAPN+, ações militares em territórios com conflitos armados, e outros.


CONFIRA A DECLARAÇÃO COMPLETA DE MUHANNAD ALDAWOOD




"Animado em compartilhar que Qiddiya | القدية adquiriu a propriedade total da RTS, um passo estratégico que fortalecerá ainda mais nossos negócios de esports e abrirá novas oportunidades em todo o ecossistema de jogos mais amplo. E o mais importante, isso permitirá que Qiddiya continue alimentando o crescimento contínuo do Evolution Championship Series (EVO), o maior evento de jogos de luta do mundo desde 1996, com potencial ilimitado.

Este marco abre caminho para estabelecer novos patamares na evolução do EVO para alcançar as aspirações da comunidade de jogos de luta.

Grato à nossa incrível equipe Steven Roberts, Omar Elsayed, Mike Milanov Nathavout (Rocky) Khanuja por sua dedicação, juntamente com a excelente liderança de Stuart Saw, Kim Phan e Richard Thiher. Também agradecimentos especiais ao nosso valioso parceiro e verdadeiro amigo Akshat Rathee."

 

COM INFOEMAÇÕES DE ESPORTS ADVOCATE E VGC.


Comentários