PROFISSIONAIS SE UNEM CONTRA USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DUBLAGEM



A utilização da inteligência artificial na dublagem motivou profissionais do setor no país a iniciarem uma campanha de alerta sobre o uso indiscriminado desse tipo de recurso. As manifestações foram iniciadas na semana passada e estão ganhando a adesão de muitas pessoas nas redes sociais.

Nomes consagrados como Charles Emmanuel (Rony Weasley de Harry Potter), Mariana Torres (Wanda Maximoff de Vingadores), Thaís Durães (Katarina Alves de Tekken 7), Francisco Júnior (Aquaman), Bianca Alencar (Mabel Pines de Grafity Falls), Fernanda Baronne (Viúva Negra de Vingadores) e Wellington Lima (Kano de Mortal Kombat 11) utilizaram seus perfis no X/Twitter para enaltecer a campanha Dublagem Viva.


 

 

 

 

 

 


De acordo um estudo realizado pela Universidade de Oxford, 47% dos empregos em todo o mundo sofrerão com reflexos da automatização das Inteligências Artificiais até 2033. A dublagem é uma das profissões mais propensas a corre este risco.

Outro dublador que manifestou preocupação com o tema foi Wendell Bezerra, conhecido nacionalmente por dublar o carismático Son Goku na franquia Dragon Ball e o enigmático Batman do ator Robert Pattinsson.


 

"Os dubladores estão preocupados com essa coisa de inteligência artificial substituindo as vozes. A dublagem viva fala da dublagem feita por seres humanos. Se trata daquilo que você não vê quando assiste um filme, você não vê toda a vida que foi colocada dentro do estúdio", destacou.

 

Até o momento, a petição da campanha Dublagem Viva conseguiu obter mais de 60 mil assinaturas para a regulamentação do uso de inteligência artificial. O movimento conta com apoio de instituições importantes como o Sindicato de Talentos Vocais de Madrid e Sindicato de Atores Vocais dos Estados Unidos.

Quem tiver interesse da saber mais sobre a campanha, basta acessa o site Dublagem Viva.

COM INFORMAÇÕES DE REVISTA QUEM


Comentários

Postagens mais visitadas