TEKKEN 8: INCLUSÃO DE FILTRO PARA DALTONISMO GERA REAÇÃO NEGATIVA NAS REDES SOCIAIS



A possibilidade de inclusão de filtros para jogadores daltônicos em Tekken 8 parece não ter sido bem aceita por portadores de outros tipos de deficiência. O jogo está com lançamento programado para o dia 26 de janeiro de 2024.




De acordo com reportagem da PSX Brasil, alguns membros da comunidade recorreram às redes sociais para expressar suas preocupações. Embora entendam que as ferramentas de acessibilidade ajudam a diferenciar informações importantes na tela, como oponente e barras de saúde, eles acreditam que tal configuração pode prejudicar o acompanhamento das partidas por outras pessoas com deficiência.



"Por favor, pare de me marcar nos filtros de listras 'daltônicas' de Tekken 8. Já me provocou uma enxaqueca de aura e não posso me dar ao luxo de ter outra agora, ou pior. Agradeço a todos vocês 🤟🏼♥️", escreveu a  líder de acessibilidade de jogos da Electronic Arts, Morgan Baker.




"O tweet de Tekken que circula [nas redes sociais] NÃO mostra algo que seja bom para acessibilidade. Já prejudicou ativamente várias pessoas. NÃO compartilhe. Se você sabe que é de alguma forma fotossensível, não veja isso", reforçou o consultor e defensor de acessibilidade para a indústria de jogos eletrônicos, Ian Hamilton.


A polêmica em torno do assunto surgiu logo após a publicação de um vídeo que mostra como a ferramenta funcionará na prática.

Nele, é possível ver uma combinação com o fundo estilizado a partir de um painel de quadrinhos sem cor. O lutador da esquerda é definido por linhas pretas verticais que se movem de forma consistente, e o oponente da direita é definido por linhas pretas horizontais que acompanham o movimento do jogador.



Diante da polêmica, o diretor da Tekken Project, Katsuhiro Harada, se manifestou no X/Twitter. Ele afirmou que a equipe de desenvolvimento do jogo recebeu feedback possitivo em relação as configurações de acessibilidade, e que em nenhum momento eles afirmaram ou divulgaram que essas opções cobrem a visão de cores de todos os jogadores.



"Algumas pessoas, embora muito poucas, entenderam mal as opções de acessibilidade que estamos tentando ou apenas viram o vídeo sem realmente testá-las na demonstração.

Temos 'vários tipos de opções de visão de cores' para jogadores com visão de cores diferentes, não apenas um padrão. 

Além disso, há também um ajuste de brilho para efeitos e um ajuste geral de brilho e, com eles, há uma grande variedade de ajustes.

Além disso, nunca afirmamos ou divulgamos que essas opções cobrem a visão de cores de todos os jogadores (embora isso tenha sido comentado por uma comunidade favorável como resultado).

Essas opções de visão colorida são uma parte rara do gênero de jogos de luta, mas ainda estão sendo pesquisadas e pretendemos expandi-las no futuro.

Atualmente, recebemos feedback positivo de muitos participantes da demonstração, mas entendemos que esta opção NÃO aborda a visão de cores de TODOS os jogadores do mundo (disse novamente).

Gostaríamos também de informar que temos trabalhado com vários institutos de pesquisa e comunidades para desenvolver esta opção antes mesmo de desenvolvermos a 'versão de acessibilidade do TEKKEN 7 (não está à venda)' e TEKKEN 8", explicou.  


A inclusão de filtros para daltônicos parece não ser a única fonte de críticas a Tekken 8. Segundo o site Meu Playstation, jogadores veretanos reagiram mal a possibilidade do game contar com o chamado "Estilo Especial", um recurso de automatização de sistema de jogabilidade, semelhante ao que a Capcom fez em Street Fighter 6.



"Ok, pessoal, quando iniciantes de TEKKEN jogam TEKKEN 8 e jogadores veteranos também jogam novos personagens, por favor tentem jogar com "Estilo Especial" LIGADO (se você usa PS5, pressione a tecla L1 para LIGADO, pressione-a novamente para DESLIGADO)", sugeriu Harada no X/Twitter.

 



"Nenhum veterano usará um estilo especial por razões óbvias e a principal delas é... isso estraga seus combos e possibilidades", respondeu o internauta Guillaume Peronnin.


Tekken 8 será lançado para Playstation 5, XBox Series X|S e Steam.


Comentários

Postagens mais visitadas