EVO, CEO E COMBO BREAKER BANEM PRO-PLAYER "INFILTRATION" LEE APÓS FALA RACISTA NA TWITCH


Os organizadores da EVO (Evolution Championship Series), CEO Gaming e Combo Breaker, três das maiores competições da FGC (Fighting Game Community), anunciaram o recentemente o banimento do sul-coreano Seon-Woo "Infiltration" Lee. A decisão ocorreu logo após pro-player proferir uma fala racista durante uma transmissão na Twitch.  

 


 

No trecho em questão, o jogador explicava o seu ponto de vista sobre utilizar termos racistas ou homofóbicos durante as competições que participou, e que não via motivos para que seus amigos levassem as ofensas para o lado pessoal. 

 

 

 

A utilização da palavra "Nigga", uma gíria depreciativa voltada para insultar pessoas negras, causou repercussão imediata a ponto da Twitch bani-lo da plataforma.

Por meio de sua conta oficial no Twitter, Infiltration alegou com os organizadores dos eventos citados não deixaram claros em relação ao principal motivo de seu banimento. Ele acabou relacionando as decisões com fatos ocorridos no passado.

 


“Eu defendo a posição em que pessoas maduras podem criar e chegar a uma solução com discussões, em vez de se esquivar e ignorar as consequências aplicando julgamentos unilaterais”, completou.

 

Essa não é a primeira vez que o competidor sul-coreano é banido de campeonatos oficiais. Em 2018, ele foi banido da Capcom Cup de 2018 e 2019 por conta de uma acusação de violência doméstica. Na ocasião, a desenvolvedora foi taxativa em afirmar que se novos problemas surgissem, o atleta poderia ser banido para sempre de qualquer torneio organizado por ela.

Até o fechamento da matéria, nenhuma organizadora se manifestou oficialmente sobre o caso. 

 

CONFIRA A NOTA COMPLETA DE INFILTRATION (VIA TWITLONGER)


"Saudações a todos, aqui é INFILTRATION.

Desejo sinceramente o melhor de sua saúde e bem-estar, pois estou ansioso para conhecê-los em breve.

Eu esperava que a oportunidade dada pudesse ter sido já em maio, no Combo Breaker.

Isso me deu motivação para treinar para o torneio, pois estava contando os dias até o meu voo. Para minha surpresa, recebi um e-mail às 9h KST, 20 de maio de 2022, dos organizadores do EVO.

O resumo do e-mail dizia respeito à minha consideração sobre minha entrada nos torneios deles. Em suma, eles não estão permitindo minha entrada em seus torneios e processarão meu reembolso.

Enquanto eu estava em choque ao receber essas informações, eu queria saber exatamente quais foram as listas de verificação que eles passaram para tomar a decisão de interromper minhas atividades adicionais ao entrar em torneios abertos. Mas sem a devida explicação, tudo o que eles forneceram foi um link de página da web que mostra seu código de conduta.

E cerca de 6 minutos depois, recebi um e-mail semelhante dos organizadores do Combo Breaker, com o mesmo resumo em relação à negação da minha entrada em seus torneios. Mais uma vez, não havia nenhuma explicação dos meus atos que fosse contra seus termos.

Para mim, minha última entrada no EVO foi há 3 anos, em 2019 e desde então não fiz nada conflitante em termos de ações que possam
mostraram sinais de ofensa ou hostilidade em relação a qualquer pessoa ou que influencie sua natureza de torneio e eventos.

Minha última entrada no Combo Breaker foi em 2018, há 4 anos. O mesmo neste caso em que não fiz nada para se preocupar com os eventos deles naquela época e continuei assim até agora.

Sem a devida explicação, Evo e Combo Breaker acabaram de aplicar seus termos privados à força para negar minha entrada.

Da mesma forma, no ano passado, em 1º de julho, os organizadores do Ten/0 criaram um torneio online para Guilty Gear Strive e minha entrada para esse evento também foi descartada com problemas semelhantes que eles criaram para negar minha entrada. Eles não me forneceram uma explicação naquele momento também.

2 anos atrás, houve um torneio offline organizado pelos Core-A Studios para Granblue Fantasy Versus e Street Fighter V, para o qual não pude ser convidado em seu convite.

Só pude especular sobre essa decisão, mas depois um de seus organizadores me explicou que
‘Nosso patrocinador HitBox fez uma condição para não permitir que o Infiltration entrasse neste torneio para prosseguir com o evento’.

Houve inúmeros incidentes em que me foi negada a entrada para entrar em qualquer evento aberto ou por convite
sem qualquer tipo de discussão ou conversa vindo em minha direção e bloquear minhas entradas à força nesses eventos é uma violação dos meus direitos de ser um participante.

Se esses atos unilaterais continuarem a ocorrer, veremos mais e mais jogadores acabando como vítimas desses organizadores.
Embora ainda esteja em choque e frustrado, acredito com razão que isso pode ser resolvido com uma conversa adequada.

Defendo a posição em que pessoas maduras podem criar e chegar a uma solução com discussões, em vez de se esquivar e ignorar as consequências aplicando julgamentos unilaterais.

Mas, em última análise, os eventos mencionados nos e-mails acima foram CEO, ECT, ICFC, EVO, Combo Breaker e espero que seus organizadores se manifestem e expliquem exatamente qual é a causa da ação que negou minha entrada.

Também desses organizadores, exijo um pedido de desculpas adequado que causou estresse financeiro e mental no meu planejamento de várias viagens ao exterior para chegar a esses eventos e reverter sua decisão de negar minha entrada.

Eu não estou escrevendo isso para minha própria ganância egoísta, e é mais para um futuro melhor de um FGC mais saudável e ponha um fim a essa tradição discreta de bater em indivíduos sem dar uma chance adequada de explicar.

Por favor, compartilhe este post e mostre seu apoio a um FGC mais claro e aberto, algo que acredito fortemente que será uma comunidade mais positiva do que é agora.

Obrigado por ler".

 

 

COM INFORMAÇÕES DE NERD MALDITO, EVENTHUBS, JUGO MOBILE E THE CLUTCH.

 

Comentários

  1. Como diria Baby da Silva Sauro... denovo! Primeiro misoginia, agora acusações de racismo e homofobia, é praticamente impossível tolerar discriminações do tipo, ainda mais recorrentes. Só tem uma coisinha certo que dá pra tirar de positivo nisso, é o quão nociva é para todos os setores essa "cultura do cancelamento" sem possibilidade da ampla defesa e do contraditório. O "Tribunal da Internet" é sempre implacável, seja qual dos lados esteja com a razão em qualquer situação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas