PRECISAMOS FALAR SOBRE O CASO MONARK E A INFLUÊNCIA DE PRODUTORES DE CONTEÚDO NA VIDA DAS PESSOAS


Repercutiu de forma negativa das declarações dadas pelo youtuber Bruno Aiub, o Monark, sobre ser favorável a criação de um partido nazista no Brasil. O fato ocorreu na segunda-feira (7), durante um podcast dos Estúdios Flow, e hoje (8) o assunto foi destaque nos principais sites de notícias do país.

Na ocasião, o programa debatia assuntos relacionadas a política brasileira, sobretudo a polarização da disputa eleitoral envolvendo a direita e a esquerda, tendo como convidados os deputadores federais Kim Kataguiri (PODE-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP). Monark  também afirmou que uma pessoa pode ter o direito de ser "anti-judeu", o que irritou coletivos judaicos e entidades jurídicas.




Além disso, como consequência chuva de críticas dos internautas, muitos patrocinadores e clientes que fazem uso dos estúdios do Flow decidiram encerrar seus vínculos comerciais e o influenciador acabou sendo desligado do quadro de societários da empresa.

Por meio de um vídeo, Monark pediu desculpas e justificou que as falas problemáticas ocorreram por conta do cansaço de gravar um programa de 4 horas de duração e que na ocasião estava bêbado. A Procuradoria Geral da República (PGR), por meio de seu procurador geral, Augusto Aras, determinou a abertura de uma investigação para apurar o caso.




Cabe destacar que fazer apologia ao nazismo no Brasil é considerado crime, com pena de até cinco anos de prisão. O processo de investigação proposto pela PGR também se estenderá ao deputado Kim Kataguira, que disso no mesmo podcast que a Alemanha cometeu um erro aos criminalizar o partido nazista, desconsiderando assim a existência do holocausto. 

O fato é que essa não é a primeira vez que o apresentador do Flow provoca revolta nas pessoas na internet, e o mesmo chegou a ser alertado por um de seus entrevistados sobre os problemas que isso poderia trazer pra si e para a empresa onde atuava.




O caso Monark nos deixa uma importante lição sobre a importância da responsabilidade com a emissão de comentários e como isso é importante para a formação de uma sociedade. O jovem não entendeu que é um formador de opinião e que o conteúdo que produz tem influência direta sobre as pessoas que o assistem.

Monark também não compreende que é necessário ter conhecimento e postuta em debates cujo assuntos precisam ser levados com seriedade. 

Minervaldo Lopes
*Idealizador do BLOG DO REAL MINER


Comentários

  1. Quanto se tratam de pessoas públicas com alcance a pessoas de mais variadas ideologias, crenças, tudo tem que ser feito de forma calculada, pensando duas vezes antes que possa ser destruído o castelo de areia que conhecemos como fama e status.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas