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CINCO COISAS INDISPENSÁVEIS PARA KOF' XV


Já estamos em 2020, ano que a SNK promete lançar mais um capítulo da série The King of Fighters. A produtora deve apresentar as primeiras novidades sobre o novo game na edição japonesa da EVO (Evolution Championship Series), conforme palavras de seu gerente de relações públicas, Krispy Kaiser.
 
Pegando uma carona no debate promovido pelo amigo José Ricardo Júnior, o Kodidis Blair, da página Power Geyser, listarei cinco coisas indispensáveis para o futuro KOF. Lembrando que cada ponto foi baseado no meu gosto pessoal, sem qualquer pretensão de influenciar alguém.

Antes de mais nada, vale sempre ressaltar que a série já está em sua quarta trama na cronologia principal, e durante esses mais de 20 anos veio colecionando altos e baixos. Tivemos um prólogo interessante, seguido da excelente saga Orochi, passando pela conturbada NESTS, até chegar ao controverso mundo dos Contos de Ash

Após um bom tempo de incubadora, a SNK voltou a ativa com The King of Fighters' XIV, que trouxe um gordo elenco, em uma roupagem totalmente em 3D e uma nova saga. A série até atingiu uma notoriedade válida, mas ainda assim o resultado foi abaixo para o padrão dos dias de hoje. 

Contudo, um novo tratamento gráfico foi prometido e graças ao sucesso de Samurai Shodown, tudo promete ser favorável para a franquia de Kyo Kusanagi & Cia. Sem mais delongas, vamos ao que eu acho interessante ter nesse novo KOF, para atrair jogadores e mais destaque mercado de e-Sports. 


 RETORNO DE ELEMENTOS CLÁSSICOS

Uma das características mais louváveis de KOF é que mesmo contendo elementos de franquias como Fatal Fury e Art of Fighting (Sim, o jogo era inicialmente para ser um crossover), o game tinha sua identidade própria.

Rolamentos, sistemas de defesa e ataque, carregamento de barras são alguns destes exemplos, mas existem duas coisas, ao meu ver, que fizeram KOF cair no meu gosto, sendo o primeiro deles as animações dos lutadores ao fundo.

 Goro indignado ao percebe que Benimaru está sendo golpeado por Kim

Era muito bacana ver os personagens reagindo ao que estava acontecendo durante a batalha, vibrando a cada golpe deferido com êxito por seu companheiro de equipe ou os semblantes de dor e sofrimento quando o contrário acontecia. Esse mesmo artifício está sendo majestosamente aproveitado em The King of Fighters' All Star, mobile game desenvolvido pela Netmable Japan.



Easter Egg dos personagens ao fundo foi resgatado em KOF' All Star

Outro elemento bem característico de KOF, pelo menos até o episódio 11, era as transições de cenários. Era impressionante ver as mudanças de dia para noite, mudanças de clima, abertura de portões, a arena ficando cheia de easter eggs, entre outras situações. Uma pena que esse tipo de artifício foi se perdendo com o tempo, mas é algo que certamente agradaria os fãs, principalmente os mais saudosistas.

 Transição de tempo no cenário do Jardim de KOF' 99 é um dos mais belos de toda a série



 UMA HISTÓRIA REALMENTE IMPACTANTE


Não exista um problema nas tramas abordadas pela SNK. Tivemos a brilhante abordagem da produtora sobre a mitologia de Orochi, e tentativas de inovar a série com mesclas de tradição com tecnologia. Entretanto, falta alinhamento entre as propostas.

O sacrifício de Kyo e Iori contra Orochi, no final de KOF' 97

NESTS, por exemplo, até tinha uma proposta boa, mas foi engolida por excesso de clichês, que acabaram se somando aos problemas internos que culminaram na falência da SNK, e na mudança total na proposta da saga, após o desenvolvimento do game passar para as mãos da coreana Eolith.

A tentativa de Igniz em destruir seus inimigos, em um dos desfechos mais sem sal de todos os KOF's já lançados pela SNK


Já os Contos de Ash ousou em trazer um anti-herói como protagonista. Até aí tudo bem, não fosse a produtora pesar a mão em tantas subtramas que resultaram em um monte mistérios que acabaram ficando sem respostas.

Apesar de ser varrido da histórias, a presença de Ash ainda vive na cabeça de Elisabeth

Espero que a Saga de Shun'Ei seja bem mais interessante que Orochi e com poucos falhas ou lacunas em aberto como vimos em NESTS e Ash. O caminho parece estar bem mais pavimentado, mas é bom alinhar tudo com calma.

Teria Shun'Ei s força para ser um protagonista a altura de seus antecessores?



MELHOR DESENVOLVIMENTO DAS TRAMAS DE CADA TIME
 
Está aqui um dos pontos mais complicados de KOF. O catadão de tantas figuras lendárias acaba fazendo que alguns times só estejam lá por mera necessidade, e não por relevância ao enredo. 

É complicado ver figuras históricas, como Terry Bogard e Ryo Sakazaki, serem escanteados ou colocados como recorrentes de terceiro escalão. As tramas desses times poderiam ser bem mais elaboradas, mesmo que não acrescente muita coisa no enredo base. O mesmo acontece com os personagens de DLC, que poderiam perfeitamente acrescentar riqueza a história da saga (Me contrata SNK, que eu resolvo essa parada).

Alguns times se tornaram alívio cômico a ponto de retirar a relevância que suas séries possuem na mitologia da SNK


 FINAIS EM CG

Nada contra os finais estáticos ou com animações simples, e também não vejo a necessidade de produzir uma história em cinematic, até por entender que é uma questão de padronização da empresa, justamente para diferenciar a série dos demais títulos do gênero, mas é evidentes que uso de CG agradaria os fãs.

Na minha concepção, KOF precisa urgentemente ouvir seus fãs nesse sentido, ou seja, passar a ousar não somente em trocas de times ou adoção de novos mecanismos de batalha. O estético também pode influenciar bastante na tomada de decisão do consumidor.

 NETCODE ADEQUADA

Desde a sua reestruturação, a SNK tem conseguido um bom progresso no que diz respeito a inserção no mundo dos e-Sports, a exemplo do que ocorre com as suas mais tradicionais concorrentes, entretanto, a empresa ainda falha miseravelmente na escolha de sua netcode.

Eu não sou muito expert nesse assunto, mas acompanho sempre que posso cada comentário da comunidade e a netcode é a reclamações mais recorrente. Excesso de lag, instabilidade nas conexões, dificuldade em encontrar oponentes online, e por aí vai. 

Se a pretensão é realmente tornar o jogo atrativo para o online, é preciso melhorar e muito nesse quesito.

E você? Também está ansioso para as novidades de KOF' XV? Deixe a sua opinião nos comentários.



  
 

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