GET OVER HERE!

TEORIZANDO A HISTÓRIA - O DESTINO DE MILEENA, A EX-KAHNUM DA EXOTERRA

Desde a sua estreia em Mortal Kombat 2, Mileena vem conquistando uma legião de fãs a cada jogo lançado, incluindo este que escreve esse artigo. Ela passou de mero clone da princesa edeniana Kitana a uma lutadora de versátil, uma das mais utilizadas dentro dos torneios de MK.

Com o reboot realizado pela NetherRealm Studius, Mileena ganhou uma nova vida sem abandonar a suas origens. Ela continua sendo uma clone, porém ganhou mais ousadia em sua personalidade, no entanto, Mortal Kombat X foi o game que deu maior relevância dentro da nova linha do tempo.

Mileena se revelando para Jade em Mortal Kombat 9

Após a morte de Shao Kahn, ela passou a ser a sucessora direta dele ao trono, governando a Exoterra de forma tão cruel quanto o imperador morto. Infelizmente, ou felizmente, seu reinado acabou sendo interrompido por Kotal Kahn, um dos conselheiros do império que não concordava com ela conduzia as coisas. 

Mileena coloca a lealdade de D'Vorah a prova na HQ de Mortal Kombat X

Com ajuda de Reptile, D'Vorah e Ermac (Este último virando "a casaca" aos 45 minutos do segundo tempo), Kotal neutralizou seus aliados e a destituiu Mileena do trono. Apesar disso, ela conseguiu reunir aliados como Rain e Tanya, além dos Tarkatâneos, que haviam estavam inconformados com a morte de Baraka. Foram anos de guerras tão intensas que o novo imperador buscou ajuda até com o Plano Terreno.

Conselheiros da Exoterra questionam a autoridade de Mileena como Kahnum
Rain conta a Mileena que Reiko decidiu declarar fidelidade a Havik
Em MKX, um dos trunfos que Mileena, ex-Kahnum da Exoterra, tinha era um misterioso amuleto com uma pedra rubra no centro, que mais tarde descobriríamos ser do Deus Caído Shinnok. Aquele artefato dava poderes ilimitados, mas também a enfraquecia cada vez que era usado. Ela já havia sido traída uma vez por Reiko e também não sabia que também estava sendo sabotada por Rain.
 

Ao lado de Tanya e Rain, Mileena arma uma emboscada para matar Kotal Kahn

Mileena utiliza o amuleto de Shinnok contra Kotal Kahn

Entre tentativas de matar Kotal, contando inclusive com apoio de Kano, em um plano acabou não dando certo, Mileena acabou vendo seus planos acabarem após a Exoterra se aliar ao Plano Terreno, que precisava recuperar o amuleto. Sozinha, uma vez que seus aliados também caíram, no restou mais nada a fazer do que aceitar a morte honrosa, dada por D'Vorah. Era o fim da ex-imperatriz? Talvez não. 



Mileena confronta D'Vorah sobre a tentativa dela de lhe tirar o amuleto de Shinnok


 Mileena prestes a morrer pelas mãos de D'Vorah

O seu final no desafio das torres lembrou aos jogadores o fato dela ser um clone de Kitana. Temendo que a filha de Sindel soubesse a verdade sobre o seu passado, da invasão a Edênia e morte do rei Jerod, Shao Kahn pediu a Shang Tsung que criasse um clone, para ser usada um dia, caso fosse necessário. Até aí nada demais, não fosse a exigência do imperador que este clone fosse alguém extremamente leal a ele. 

Cópia de Mileena em um tubo nos poços de carnes de Shang Tsung
Com isso, o feiticeiro uniu a inteligência dos edenianos com a selvageria dos tarkatâneos, por isso a aparência horrenda de Mileena. Quando foi morta por D'Vorah, sua consciência caiu em um abismo profundo, e ao acordar se deu conta de que estava nos poços de carne de Shang Tsung, local onde foi criada. 

A consciência de Mileena acabou despertando no local onde foi criada

Ela também descobriu a habilidade de compartilhar seus pensamentos com seus outras cópias, fazendo com que formasse um exército extremamente poderoso. Não sabendo até onde os finais nas torres podem influenciar no enredo do jogo, mas já em uma justiça a essa personagem. Mas e em Mortal Kombat 11?

Mileena decide formar um exército com suas cópias

Pois bem, até o momento não há indícios da aparição dela no game, somente um rumor de que ela será possivelmente uma personagem para desbloquear ou em DLC. MK 11 também marca o surgimento direto da colisão entre linhas temporais, onde Kronika deverá trazer aqueles "que despreza o atual curso da história", uma frase dita por ela e que está ligada diretamente a questão de Raiden ter interferido nos designo do tempo. Isso criaria as seguintes situações:

Na linha atual, Mileena está morta, após os eventos de MKX, mas sua consciência foi transferida para uma de suas cópias. A nova Mileena montou seu exército para novamente retomar o poder da Exoterra.

Na timeline alternativa, que estará presente no jogo, Mileena pode não ter sido criada por Shang Tsung, mais sim por Kollector, que parece estar suprindo a lacuna deixada pelo feiticeiro.

Fan-art que por muito tempo os fãs acharam que havia sido produzida pela NetherRealm

Em seu trailer de revelação, Kollector diz a Baraka que Tarkatan deve tributos tributos a Shao Kahn, que rebate afirmando que seu povo honra suas dívidas com sangue e não com ouro. E este, por sua vez, rebate enfatizando que o imperador exigem ambas as condições.

É de conhecimento dos fãs que Shang Tsung é o guia do misterioso viajante do Modo Kripta, o que pode indicar que ele também está morte nessa linha temporal. A segunda teoria é que o feiticeiro pode ter criado Mileena, mas que foi morto em algum momento da história. O mistério aqui é saber que foi o responsável por isso.
 

Mileena mata Shang Tsung e absorve seus poderes em MK9

Em MK9, Tsung é morto por Shao Kahn, tendo seu poder transferido para Sindel, enquanto no desafio das torres ele é morto por Mileena. Teria Mileena matado o feiticeiro nessa linha temporal?

O sonho de muitos fãs é que Mileena esteja no roster principal

Bom, resta saber agora qual foi o destino que a NetherRealm reservou para Mileena. Particularmente odeio pensar na hipótese desta personagem ser escanteada para mero DLC, o que parece está praticamente certo. Espero que o lance dos desbloqueáveis ocorra, o que pode abrir margem para que ela apareça em algum momento no modo história de MK11.  

Comentários

Postagens mais visitadas