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SAIBA COMO SERIAM ORIGINALMENTE OS PROJETOS DE KOF' XII E KOF' MIRA 2 

As últimas semanas foram surpreendentes para os os gamers que acompanham as redes sociais da SNK e de membros que já fizeram parte do staff da empresa. O material a seguir nos dá uma pequena noção de como seria a produção de The King of Fighters' XII e The King of Fighters' Maximum Impact Regulation A 2.

Os dois projetos que eram aguardados pelos jogadores da franquia KOF, mas que acabaram se perdendo em meio a falta de planejamento, crise financeira e, porque não dizer, divergências criativas dentro da própria empresa. 


KOF' MIRA, KOF' XII e Samurai Shodown Sen eram os três maiores projetos da SNKP em 2006, mas um não viu a luz do dia

UM JOGO OPOSTO AO QUE SAIU - The King of Fighters' XII havia sido concebido para ser o título de renovação gráfica da franquia, no entanto, o alto custo orçamentário e o pouco domínio da equipe com o padrão gráfico adotado comprometeu tanto o andamento dos trabalhos a ponto de fazer a SNK (na época SNK Playmore) lançar um jogo incompleto no mercado.


Print de tela da página de recrutamento de profissionais para atuarem na produção de KOF' XII

Somado aos pontos citados acima, também podemos acrescentar nessa questão as mudanças feitas a ideia original do jogo. Pelo menos é o que sugere os tweets de Akihiko Ureshino, um dos mais antigos ex-funcionários da empresa.

Akihiko Ureshino trabalhou em quase todos os jogos da série KOF

Conforme o próprio Ureshino, o game contaria com oito times, sendo quatro formações clássicas ou originais e outras quatro inéditas ou semi-inéditas. Muito do que se revelou, bate com o que foi mostrado no artbook do jogo na época em que foi lançado.  

Os times clássicos ou originais, nesse caso, seriam: o Japan Team, com Kyo Kusanagi, Benimaru Nikaido e Goro Daimon; Art of Fighting Team, com Ryo Sakazaki, Robert Garcia e Takuma Sakazaki; Ash Team, com Ash Crimson, Shen Woo e Duo Lon; e Ikari Warriors Team, com Ralf Jones, Clark Steel e Leona Heidern.

Formação clássica do Japan Team

Formação clássica do Art of Fighting Team

Formação original do Ash Team

Formação clássica do Ikari Warriors Team

Já as formações inéditas ou semi-inéditas seriam formadas pelos seguintes times: New Fatal Fury Team, com Terry Bogard, Kim Kaphwan e Big Bear; High School Girls Team, com Athena Asamiya, Malin e Momoko; Elisabeth Team, com Elisabeth Blanctorche e mais dois novatos; e o Yagami Team, com Iori Yagami, Oswald e um novato usando kimono.


Em relação a KOF' XI, a novidade no New Fatal Fury seria a inclusão de Big Bear


O time das colegiais seria reprisado em XII, com Momoko no lugar de Hinako


No projeto original, Elisabeth Blanctorche uniria forças com dois novos lutadores


Além de Oswald, o novo time de Iori contaria com um personagem novo


O fato é que algumas informações ditas por Ureshino batem com o que a própria SNK publicou tempos após os lançamentos de XII e XIII. Tínhamos, por exemplo, os modelos de sprites de Oswald, Momoko e Malin, sendo esta última com um visual novo.


Comparativo de Sprites clássicos com o Pixel Arts adotado em XII

Paralelo a divulgação desses pixels, a produtora também mostrou o de Chang Koehan, o que nos leva a crer que ele também chegou a ser trabalhado para o game, mas acabou ficando de fora.

Chang em Pixel Arts e no sprite clássico

Ureshino comentou ainda que Mature sempre esteve nos planos da empresa como personagem extra para o game, fato que acabou se concretizando no projeto final. A sua inclusão, inclusive, foi a causa para que a equipe descartasse o New Yagami Team.


Mature sempre esteve nos planos da equipe como personagem extra

Com essas informações, a sensação que fica é que a SNK ainda testou outras possibilidades. Temos, por exemplo, uma escalação com 20 personagens, sendo três deles novatos. 


Uma das páginas do guia oficial de KOF' XII mostra que a equipe tentou outras formações de times

Especula-se ainda que pelo menos quatro times estariam fechados (Cinco com o trio de novatos), e outros dois poderiam se formar com o andar do projeto, fechando em sete times e dois personagens solos, totalizando 23 lutadores, fora um chefe final. Os times fechados seriam os seguintes:

JAPAN TEAM - Clássica formação do time de protagonistas da Saga Orochi. É interessante notar aqui que os sprites de Kyo, Benimaru e Goro já estão no modelo de Pixel Art.


Japan Team

ASH TEAM - Formação original do time de 2003 seria repetido. O detalhe aqui é que os produtores idealizaram Ash Crimson em sua pose de batalha clássica.

Ash Team

Comparativo de poses de batalha: Sugerida, Clássica e Definitiva

NEW FATAL FURY TEAM - Como no plano original, Terry Bogard e Kim Kaphwan foram mantidos. A troca aqui é apenas a de Big Bear por Raiden. Se bem que é o mesmo personagem, mas com identidade diferente.

Raiden optou por aparacer em KOF no time de Terry e Kim

IKARI WARRIORS TEAM - Formação clássica com Ralf Jones, Clark Steel e Leona Heidern. O interessante aqui é que os produtores pensaram em manter seus visuais originais, entretanto, a estrutura física de Jones e Steel  estão excessivamente robustas.

Ikari Team apareceria com os uniformes clássicos

Visual idealizado contra visual final

NEW TEAM - Uma das adições novas do jogo seria esse trio de personagens inéditos. liderados por uma mulher elegante; um homem que por muito tempo os fãs juravam ser Jacques, o mordomo de Elisabeth; e uma garota misteriosa. Uma pena que acabaram descartados pela equipe de produção.

Uma misteriosa equipe foi cogitada para aparecer em KOF' XII

Esboço da misteriosa garota que estrearia em XII

AOF TEAM (NÃO DEFINIDO) - Ryo Sakazaki e Robert Garcia eram cartas certas no jogo, entretanto, o time de produção ainda não havia definido se manteriam a ideia de trazer Takuma Sakazaki (fato que se concretizou em XIII) ou optariam por outro lutador da franquia. O ponto interessante aqui fica por conta da pose de batalha de Ryo, que está muito mais próxima do Second Mr. Karate.

O AOF Team só tinha Ryo e Robert confirmado

Pose de batalha idealizada para Ryo é muito próxima do Second Mr Karate

ATHENA TEAM (NÃO DEFINIDO) - Aqui restaria a incógnita sobre os parceiros de Athena Asamiya. Se eles optariam por manter o High School Team ou trazer de volta o Psycho Soldies. Aqui também vemos que os produtores idealizaram uma Athena menos infantilizada visualmente.

Athena era a única confirmada de seu time em XII

Produtores idealizaram uma Athena bem menos infantilizada

PERSONAGENS SOLOS - Ao que tudo indica, Iori Yagami e Elisabeth Blanctorche seriam personagens solos,o que faz todo o sentido. Iori quer recuperar os seus poderes e Elisabeth age por conta própria para encontrar Ash. Ambos também teriam poses de batalhas novas e Beth entraria com seu traje de XI.

Iori e Elisabeth estavam seriam possivelmente personagens solos

A pose de batalha de ambos mudaria em XII

DLC'S - Também foi revelado, na época, que KOF' XII possivelmente teria DLC's de personagens, pelo simples fato de artes finalizadas de K' Dash e Mai Shiranui terem sido divulgadas. 

Artes indicavam que K' e Mai estavam nos planos para XII

Entretanto, acredita que o projeto final culminaria naquilo que veríamos em XIII. Fato este é reforçado com o surgimento de dados no arquivo da versão de X-BOX 360. Nele, podemos ver os seguintes nomes: Vice, Hwa (Hwa Jae), Takuma, Saiki, Dark Ash, Mai, King, Yuri (Yuri Sakazaki), Classic Iori e Billy (Billy Kane. Esse personagens, segundo a publicação, foram planejados, mas acabaram não incluídos no projeto final.

Player select de KOF' XIII mostra que parte do elenco estava sendo idealizado para o XII


Outro fato é que meses após o lançamento de XIII, houve a publicação de vídeos da suposta versão Beta do game com as cenas do modo história. Até aí nada de anormal, não fosse as mesmas serem reproduções das introdução de Saiki, só que com os fundos do estádio de KOF' XII.

CENA ORIGINAL DE KOF' XIII - SAIKI SE REVELA

SUPOSTA CENA BETA DE KOF' XII - SAIKI SE REVELA


ANGEL E OUTROS EM MAXIMUM IMPACT - Outro projeto que também voltou a mesa de discussões entre os fãs foi The King of Fighters' Maximum Impact Regulation A 2, continuação do port da série 3D para os arcades.

Para quem não se lembra, o anúncio de MIRA 2 foi feito paralelamente a confirmação de que a SNKP estava começando a trabalhar no projeto de KOF' XII. No entanto, conflitos internos e a recepção morna a série Maximum Impact fez com que a produtora cancelasse a continuação do jogo, incluindo a última parte desta trilogia.


Além de KOF' XII, a SNKP também trabalhava na continuação de Regulation A

De acordo com ex-diretor da série e ilustrador da SNK, Falcoon, a equipe que trabalhou em Regulation A 2 considerou incluir oito personagens, quatro deles velhos conhecidos, sendo eles Angel, Hotaru Futaba, Joe Higashi e Tizoc. Os quatro restantes seriam inéditos.

Angel, Hotaru, Joe e Tizoc foram cogitados para aparecer em MIRA 2

Ainda segundo Falcoon, a SNKP ainda cogitou a inclusão de Samchay Tomyamgun, da franquia Fighters History, por este ser compatível com o estilo de Joe Higashi. Entretanto, sua presença dependeria das negociações com a antiga detentora dos direitos intelectuais da série, a Data East, assim como ocorre no game anterior, quando a produtora concedeu a permissão para usar o personagem Makoto Mizoguchi, de Fighters History Dynamite.

Samchay Tomyamgun seria trazido para o universo de Maximum Impact

Falcoon complementou explicando que a ideia era adaptar a vinda do personagem sob outra realidade, visto que teoricamente os lutadores de Fighters History são bem mais velhos que os de KOF. No fim das contas, o projeto acabou não vingando.

Esse foi a nossa análise especial sobre o tweet daqueles que estava diretamente envolvidos nos projetos. E você, o que achou das informações reveladas por Ureshino e Falcoon? Acha mesmo que se fossem levadas adiante dariam certo? Deixe sua opinião nos comentários.



Real Miner



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