BLOG ENTREVISTA

BLOG DO REAL MINER ENTREVISTA: OSVALDO FERREIRA


É com muita satisfação que o Blog do Real Miner dá início a série especial de entrevistas com os vencedores do concurso de personagens não oficiais de The King of Fighters, uma iniciativa promovida pela página Power Geyser, formada por amantes das séries da SNK.

O concurso não só teve um viés de promover a interação dos seguidores da página, mas também mostrar um pouco do talento de fãs de franquias memoráveis. A intenção de repercutir os resultados obtidos e conhecer um pouco melhor dos trabalhos apresentados, o blog sugeriu aos administradores da Power Geyser formar um TOP 5 de criações. 

Seguindo este formato, entrevistas foi previamente discutida com os administradores e os vencedores, sendo este TOP 5 definido da seguinte maneira: Os três vencedores do concurso, que foram selecionados pela Power Geyser, e os dois últimos escolhidos por voto popular, no grupo oficial de The King of Fighters' XIV no Facebook.

Com essa definição, lançaremos as entrevistas durante o decorrer dos dias, provavelmente duas por semana. Finalizada as explicações, passemos então a conhecer melhor a mente por trás de tantas criações formidáveis.

Dando início a série de entrevistas, vamos conhecer um pouco mais daquela que é a única personagem 100% brasileira dessa listas. Ela é Michele Dias, uma jovem praticante de MMA que não somente luta para garantir a sobrevivência de sua mãe, mas busca entender os motivos de seu pai tê-las abandonado.

A mente por trás de Michele atende pelo nome de Osvaldo Oliveira, 24 anos, natural da cidade de Guarujá, litoral de São Paulo. O jovem é formado em Design Gráfico e atualmente trabalha com ilustração e quadrinhos.

BRM - Como grande parte dos participantes do concurso, és um fã de KOF? Como foi o seu primeiro contato com a série?

OF - Sim, com certeza, mesmo não jogando muito bem (Risos). Eu conheci a série através do Capcom vs Snk. Meu irmão mais velho  tinha comprado o jogo para o PSX e eu achei a King e o Ryo sensacionais. Daí fui atrás de todos os KOFs e outros jogos da SNK para jogar mais e me divertir. 

Uma coisa que gosto muito também nos games são as trilhas sonoras e as artes do Shinkiro. Eu amava abrir a Gamers, Gamepower e afins para ler as matérias antigas sobre os games e ficar olhando as artes dele. Ainda tenho um carinho especial pelo KOF 99, por causa uma matéria super detalhada e ilustrada sobre o game. Era muito legal. 

Osvaldo Ferreira com o ilustrador Thiago Skyked

BRM - Michelle Dias parece ser uma das poucas personagens com inspiração real dentro do casting inscrito no concurso. Fale um pouco dela. Como surgiu a inspiração para cria-la? 

OF - Então, eu não ia participar do concurso na verdade. Estava bem atarefado na época e ia ficar difícil fazer algo para mandar para eles. Daí um dos membros da página veio me perguntar e disse que iam estender o prazo. Fiquei uns dois dias pensando no que poderia fazer, pensei em usar personagens de um projeto pessoal que tenho, mas não teria cara de KOF. Foi aí que pensei em desenvolver algo com “cara de SNK”. 

Dentro dos jogos da SNK, Fatal Fury é minha série favorita. Os games tem todo um clima próprio, sabe? Tenho a sensação de que esse clima foi portado para KOF. Eu tinha visto uma live de Fatal Fury Wild Ambition no NeoGeo 64 enquanto tava trabalhando, e uma coisa que me chamou a atenção foi a parte em que o jogador foi terminar o game com a Tsugumi. Eu achei ela maneira e quis me basear nela e no game. Por isso as estrelas na jaqueta e a frase “Never Give Up!”, que é citada quando você pega continue, entre outros conceitos.

Osvaldo Ferreira é formado em Design Gráfico e tem 24 anos

BRM - Você teve outras ideias ou Michele foi a primeira opção de personagem que lhe veio na mente? 

OF - Como fiz  tudo correndo, praticamente ela foi a primeira ideia mesmo. Seria Michelle Diaz (com “Z”) de primeira, mas um professor meu de desenho disse que ia perder a cara de Brasileira no nome, então mudei para Dias (com “S”). 

Eu queria que fosse uma lutadora que se conectasse a outros personagens mais “esquecidos” da SNK, para trazer eles de volta. Por isso ela tem relacionamento com tanta gente, o Terry (pela amizade com a Tsugumi, que surge no final dela no Wild Ambition), o Kyo (por ter vencido o Rugal no passado, no caso a amizade Moe seria uma forma de conectar os dois ao Adelheid), o Gai (pelo estilo de luta). Acredito que funciona bem para o game, já que tem personagens como Robert e Sie Kensou, e Tsugumi com o Raiden, que tem intros especiais e nunca entendi o porquê (Risos). 

Michelle Dias e os amigos Gai, Tsugumi Sendo e Moe Habana

BRM - Uma das características mais legais de Michelle é a sua ligação com outros personagens, mas um em especial chama a atenção de todos. Porque ligá-la a uma rivalidade pessoal com Adelheid Bernstein? Foi uma preferência pessoal?

OF -  Eu particularmente gosto muito do Adelheid e acho injusto ele não aparecer mais como jogável na franquia. Achei que seria legal dar uma importância para ele como “o cara sabe o paradeiro do pai de Michele”, sabe? Ao contrário do que colocá-lo numa rivalidade “do mal” entre eles. Seria mais algo pela luta em si, já que, pelo que sugere o final dele no KOF2003, a maldade do pai foi para a Rose. 

Pensei que poderia ser algo no sentido dele querer que ela esteja preparada para a informação que vai receber. Por isso ela teria que chegar na final para saber a tal revelação, algo como o pai dela ser um grande vilão por trás do cartel Nests, ou que talvez  ele fosse a reencarnação do Gaia, ou até mesmo um Hakkeshu que trabalhou com o Yashiro, sei lá (Risos).

BRM - Estamos em uma era onde o protagonismo feminino vem crescendo dentro do trade do entretenimento. Já temos isso no cinema e os jogos eletrônicos também tem apostado no chamado "Girl Power". Acredita que KOF carece de uma protagonista para uma futura nova saga? 

OF - Acho que sim. Eu não me lembro de protagonistas femininas depois da Moe Habana, da série EX do gameboy. Como KOF sempre tenta pegar coisas da atualidade para colocar no jogo, tipo o Kyo ser um adolescente dos anos 90, que não queria assumir responsabilidades e lutava com uniforme escolar japonês; ou o K’ que era o “cara revoltado com o sistema”, na época que tinha um monte de especulação sobre o que ia rolar com o futuro com os computadores e tal. Talvez agora pudesse ter uma protagonista que refletisse as coisas dos dias atuais, com todo esse movimento “Girl Power” mesmo.

Michelle Dias não apenas um rostinho bonito

BRM - Na sua avaliação, qual é o principal diferencial de Michelle sobre os concorrentes que participaram do concurso?

OF - Na parte visual, acredito que não tenha realmente um grande diferencial. Busquei fazer algo que pudesse ser lembrado, usando cores fortes, referências nas roupas, uns acessórios absurdos como aquele cinto dela. Percebi isso quando vi a Malu (Risos). Apesar disso, acho que o carisma dela [Michelle] seria um diferencial, 

Eu tentei fazer uma personagem divertida, que tivesse bons amigos, alguém que na vida real você gostaria de conhecer e, ao mesmo tempo, fosse alguém legal de jogar, que rendesse uns combos maneiros para ficar legal nos contras do fliperamas.

BRM -  No concurso realizado pela Power Geyser, Michelle acabou ficando em segundo lugar, perdendo apenas para o Ziad Al-Seyad, de Eduardo Constantino. Como você recebeu o resultado? Ficou desapontado ou orgulhoso de ter chegado tão longe? 

OF - Eu fiquei muito feliz da minha personagem ter ficado em segundo, pois eu não esperava  muita coisa na verdade (Risos). E ainda saber que teve bastante gente que votou para que ela ficasse em primeiro me dá certeza de que fiz um bom trabalho na criação dela.

BRM - Espera que novos concursos venham a ser realizados?

OF - Eu quero muito que venham mais concursos. Foi muito divertido exercitar a criatividade assim, e gostaria muito de ter mais oportunidades como esta.

Arte exclusiva de Michelle Dias para o blog, por Osvaldo Ferreira

Ficou curioso para conhecer os trabalhos do Osvaldo Ferreira? Saiba é bem fácil ver suas criações, seja pelas redes sociais ou em seu perfil no ArtStationSe gostou dessa publicação, não de compartilha-la ou mostrar para os seus amigo, e fiquem ligados para o lançamentos das próximas entrevistas.


Real Miner


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas