ESPECIAL SNK

TEORIZANDO KOF' XIV: HÁ COMO DAR RELEVÂNCIA AOS DLC'S NO ENREDO?


Lançado em agosto de 2016, The King of Fighters' XIV deu início a um novo arco dessa franquia que já tem mais de 20 anos de estrada. Além de uma gama de lutadores clássicos, novos rostos também foram revelados, mas papo da vez é em relação aos lutadores disponibilizados em DLC.

Recentemente, a SNK lançou sua segunda pack de personagens, totalizando oito lutadores para um elenco de 50 rostos. Há uma possibilidade remota de mais uma fornalha, mas acredita-se que a produtora começará a focar em KOF' 15

Com exceção da novata Najd, os demais são figuras da casa, escaladas justamente por sua simpatia perante ao público (Blue Mary que o diga). Apesar disso, a sensação que se tem em relação a esses personagens é que eles foram postos apenas para "florear" o jogo, já que suas razões dentro do enredo não são tão exploradas como deveriam. Isso fica evidenciado pela ausência de endings, que os empobrecem perto dos demais que são fixos.

Diferente de franquias concorrentes, a SNK optou por uma abordagem superficial, ou seja, apenas para agradar seus fãs. A NetherReal Studios, por exemplo, sempre deu uma maneira de aliar alguns finais individuais de seus personagens ao modo Campanha ou jogando pistas do que os jogadores poderão conferir em uma continuação. 

Citemos aqui a personagem Tanya. Oriunda de Mortal Kombat, a rebelde edeniana sempre foi sinônimo de traição. Essa personalidade se deu pelo fato de seu pai ter sido condenado a morte pelo rei Jerod, rei de seu lar e pai da princesa Kitana.

Em seu game de estreia, Mortal Kombat 4, ela aliou-se a deus caído Shinnok e ao feiticeiro Quan Chi. Um de seus atos nesse jogo foi atrair o campeão do torneio, Liu Kang, para a morte, mas o plano deu errado e ela teve que buscar outros meios para se dar bem. Ela também tentou destruir a rainha Sindel em Deception, mas acabou sendo morta por Jade, e em Armaggedon aliou-se a liga do mal, mas morreu esmagada pela pirâmide de Blaze.

Como Raiden conseguiu interferir nos acontecimentos de uma outra linha temporal, os eventos acabaram sendo alterados, tanto que em Mortal Kombat 9, ela é apenas uma prisioneira de Outworld, que acabou se aliando a Mileena, quando esta assumiu o trono, mas acabou sendo deposta por Kotal Kahn.

A aliança com Mileena a beneficiaria, uma vez que se ajudasse a recuperar seu trono, sua Edênia seria livre, mas com a imperatriz louca morta nos eventos de Mortal Kombat X, Tanya novamente replanejar sua conquista e o que ficou evidenciado é que uma nova aliança entre ela e Kotal pode surgir, uma vez que seu final indica isso.

  Em benefício de seus planos, Tanya sacrifica Rain em sua ending em MKX

Mas em KOF' XIV? Há como fazer uma ligação dos DLC's ao enredo do game? Digo que sim. Para situa-los no tempo, vamos recontar os fatos: 

KOF' XIV começa anos após os acontecimentos de KOF' XIII. Com o paradoxo criado por Ash Crimson, o torneio acabou ficando de lado, ocasionando o surgimentos de competições clandestinas. Vendo uma preciosidade dessas em total limbo, um russo bilionário chamado Antonov decide comprar os direitos do torneio, adequando a suas regras, convidado os maiores lutadores do mundo e se autointitulando o "Primeiro Campeão"

Os olhos da mídia novamente se voltaram para a competição, mas um KOF sem uma treta sobrenatural não seria um KOF, e assim aconteceu. Graças aos efeitos do paradoxo, um misterioso ser dotado de ódio surgiria dentro da competição. Almas de várias eras se juntariam para criar este ser, chamado de Verse. 

Tal fenômeno também atrairia três garotas de linhas temporais distintas, sendo uma delas a sacerdotisa NakoruruOutro lutadores do torneio, Shun'Ei, discípulo de Tung Fu Rue, parece ter uma ligação especial com essa entidade. 

Vários heróis se unem para impedi-lo, mas ao que parece, Verse não estava completo e sua derrota resultou na queda de vários fragmentos misteriosos, abrindo a possibilidade de velhos inimigos voltarem a vida. 

Os DLC's podem não terem participado do torneio, mas suas presenças podem indicar que estes estiveram atuando nos bastidores. Vejas as possibilidades:



WHIP

APARIÇÃO NO ENREDO: Whip aparece nos finais dos times K e Ikari Warriors. No primeiro, ela participa da reunião junto com Heidern, Leona, Ralf, Clark, Kula, K' Dash e Maxima. O encontro discute as informações coletadas por Maxima sobre Verse, além um dado extra sobre acumulo de fundo financeiro pelo homem ciborgue. 

Esquadrão Ikari observam a partida do K' Team

Já no final do time Ikari, Heidern passa as informações a base tem sobre os fenômenos envolvendo Verse. Após a reunião, eles conversam sobre a possível ressurreição de velhos inimigos. Entre aqueles que poderiam voltar dos mortos está Gaidel, pai de Leona, que está preocupada em sucumbir a "Revolta do Sangue". A equipe a tranquiliza afirmando que a ajudaria a superar o problema. 

A piadinha de Ralf não bem recebida por Whip, que afirma estar sendo assediada sexualmente


TEORIZANDO A DLC: Como não existe KOF sem treta, Heidern provavelmente fez questão de garantir que seus melhores soldados estivessem no torneio. Entretanto, a aparição de figuras como Ryuji Yamazaki, Geese Howard e Oswald, deixou o clima de festividade mais hostil. Isso pode ter influenciado no recrutamento de Whip para atuar nos bastidores da competição e a prova disso é a troca de diálogo entre ela e o psicopata de Southown.

Yamazaki afirma que os Ikari sempre estregaram seus negócios e o Whip percebe que a vigilância foi descoberta

  
RYUJI YAMAZAKI

APARIÇÃO NO ENREDO: Ryuji Yamazaki não aparece em nenhum dos finais disponíveis no jogo e sequer é mencionado por algum dos lutadores. Sua última aparição oficial na cronologia da série foi em KOF' 2003, o Time dos Foras da Lei, com Billy Kane e Gato Futaba; e em um cartaz de "Procurado" no cenário de Londres em KOF' XIII. Participa de KOF' XIV como personagem em DLC.

O Time dos Foras da Lei foi formado a serviço de Geese Howard em 2003

Cartaz de "Procurado" com o rosto de Yamazaki pode ser visto no cenário de Londres, em KOF' XIII

TEORIZANDO A DLC: Como é de conhecimento dos fãs, o psicopata de Southtown é um dos detentores da "Revolta do Sangue", uma condição dada a aqueles que seguem Orochi. Como parte dos fragmentos de Verse são formados por almas vindas de várias eras, é capaz que os Hakkenshus também faça, parte de seu corpo. 

Yamazaki pode ter pressentido o mal rondando os bastidores e aquele momento seria ideal para colocar suas loucuras em práticas. Sua presença pode exatamente justificar o porque o Esquadrão Ikari estar na sua cola, e é bem capaz de Heidern ter pedido reforços para a situação não sair do controle, como recrutar Whip e Vanessa.

Assim como Whip, Vanessa também estaria vigiando Yamazaki


VANESSA

APARIÇÃO NO ENREDO: Vanessa participa do final do time das Mulheres, onde fala explica para Mai Shiranui, King e Alice que o trabalho a impediu de participar do torneio. Também é citada em um diálogo de vitória na luta entre Ramon e Mai, onde fica evidenciado que  mesmo com o fim do flerte do "Lutchador Libre" pela ruiva boxeadora, ele ainda a admira.

O trabalho impediu Vanessa de participar do KOF' XIV

"Você ainda é a mesma garota glamourosa! Quero dizer, não tanto quando a Vanessa, mas ainda é", Ramon para Mai

TEORIZANDO A DLC: Como enfatizado no final do Time das Mulheres, Vanessa esteve em uma missão que a impediu de ingressar no torneio, e essa missão pode ser justificada em sua aparição via DLC. Com a presença de Yamazaki, a ruiva pode ter sido requisitada por Heidern, ou até mesmo por Antonov.

Em um diálogo com Whip, ela questiona o porque de sua presença no torneio e que eles não conseguiriam guarda segredo de seus oponentes, provavelmente referindo-se a Yamazaki, que também é seu alvo.

Troca de diálogo entre Vanessa e Whip sugere que ambas estão vigiando a mesma pessoa


ROCK HOWARD

APARIÇÃO NO ENREDO: Assim como Yamazaki, Rock Howard não faz nenhuma aparição dentro dos finais do jogo ou é mencionando de forma especial. No entanto, não é novidade que desde muito pequeno, ele acompanha seu pai adotivo, Terry Bogard, nas competições, tendo inclusive aparecido no final do Fatal Fury Team em KOF' 2003.

Rock Howard na Win Pose de Terry Bogard, em KOF' 2001

Rock Howard mais crescido na ending do Fatal Fury Team

TEORIZANDO A DLC: Ao contrário dos torneios passados, Geese Howard ingressa em KOF de forma oficial, sendo a oportunidade ideal de um acerto de contas com um Rock mais crescido. Logicamente que isso não ocorre, talvez por conselhos do próprio Terry, mas o jovem esteve lá, inclusive com interações inusitadas com Vanessa e Yamazaki.

Rock Howard guarda grande desprezo por Geese ter abandonado sua mãe, Marie

Vanessa sendo chamada de "Senhora" por Rock

Yamazaki ameaça dar uma surra em Terry Bogard


OSWALD

APARIÇÃO NO ENREDO: Oswald não é citado por nenhum personagem, muito menos tem participação nos finais do Jogo. Seu paradeiro é um mistério desde o final do Time Hero em KOF' XI, onde ele é posto para lutar contra Shen Woo, em uma trapaça arquitetada por Ash Crimson. Também é citado no final de Ash em KOF' XIII, onde aparace antes e após o paradoxo criado por ele, e até chegou a ser cogitado como DLC.

Oswald confrontando Shen Woo: Essa seria a última aparição dele no enredo da série

Final de Ash Crimson em KOF' XIII reprisa como foi a formação do Hero Team em KOF' XI

Após o Paradoxo, a cena é recriada novamente, só que dessa vez Ash deixou de existir

Modelo de Oswald foi cogitado como DLC para KOF' XIII


TEORIZANDO A DLC: Parece que o Paradoxo criado por Ash não apagou completamente todos os fatos ocorridos no último arco e a prova disso são alguns diálogos. Por algum motivo, Oswald está nos bastidores do novo torneio e isso desperta a dúvida entre três personagens em especial.

Heidern, por exemplo, parece ser o que mais se lembra dos acontecimentos passados. Ele questiona o porque da presença dele no torneio e Oswald revida afirmando que o Comandante dos Ikari deveria primar pela descrição. Minha teoria é que justamente Heidern ajudou Oswald após a luta contra Shen Woo, ou seja, o loiro de Shanghai foi que levou a melhor.

Teria Heidern ajudado Oswald após a luta contra Shew Woo

Blue Mary, por sua vez, o informa que Shen não está no torneio, caso ele tenha assuntos inacabados, além de fazer uma referência sobre as tais "Pílulas do Dragão", a droga que o fez entrar para o torneio 11 no time de Ash (A droga era para curar alguém que o assassino das cartas precisava ajudar).

Mary parece não se importar com o ofício de Oswald, não tratando-lhe como uma ameaça

Já com Xanadu, ele fala da sorte que o rei do submundo tem de estar vivo. É como se ele soubesse do resultado da luta que teve contra Shen. Resumindo: "Se tu abrir a boca e falar que eu perdi para aquele loiro, te mato!". 


Xanadu é o rei das frases aleatórias, mas parece que com Oswald ele foi direto ao assunto


HEIDERN

APARIÇÃO NO ENREDO: Apesar de estar ausente das competições desde KOF' 2001, Heidern sempre esteve presente nos acontecimentos da série. Parece que vigiar o KOF passou a ser a principal missão dele e nessa nova saga não podia ser diferente. 

Além de ter uma equipe inscrita, Heidern também faz questão de estar inteirado de tudo o que ocorre na competição. Nos finais do time Ikari e K, ele é quem coordena as investigações relacionadas a misteriosa entidade Verse, e ele sabe que essa não seria uma simples ameaça aos humanos.

As ações incluem a equipe dos agentes, conversações com Adel e coordenação de uma esquadra no perímetro do Coliseu de Rose

No final do time Ikari, Heidern passa as últimas informações obtidas sobre o fenômeno de Verse

No final do time K, o comandante do esquadrão analisa os dados coletados por Maxima

TEORIZANDO A DLC: A cada KOF realizado, um novo problema surge. Talvez seja por isso que Heidern sempre está presente, deste a primeira edição, em KOF' 94. Além disso, a participação de Geese Howard também pode ser interpretada como uma ameaça para ele, fazendo-se necessária uma averiguação in loco.

Além disso, pode-se deduzir que Antonov tenha requisitado o apoio de Heidern, para justamente propor um torneio seguro, cedendo-lhe o passaporte de entrada do time Ikari. O comandante pode também ter recrutado Whip e Vanessa para ficarem de olho nos bastidores, em especial em Yamazaki.

Saudação militar entre Comandante e comandada: Teria Whip sido instruída a monitorar o torneio?


BLUE MARY

APARIÇÃO NO ENREDO: Blue Mary foi a personagem mais pedida pelos fãs desde o anúncio da primeira Pack de lutadores confirmada pela SNK. Há quem diga que a loira foi injustiçada pelo fato dos produtores tê-la descartada para o time das Mulheres, optando pela novata Alice.

Mary participa das finais do time Fatal Fury e das Mulheres. Esse último, por sinal, mostra que assim como Vanessa, a "Maria Azul" também esteve ocupada por conta de uma investigação.

No final do time das Mulheres, Mary participa de uma confraternização no Pao Pao Café de Richard Meyer, e contra Terry

Já no final do time Fatal Fury, Terry se oferece para levar Mary até o aeroporto de Southtown

TEORIZANDO A DLC: Como mencionado anteriormente, Mary esteve envolvida em uma investigação. Isso fica evidenciado no diálogo entre ela e Heidern. A agente estaria investigando os passos da organização de Geese Howard, em especial ele e seu novo subordinado, Hein. Aliás, a conversa entre os dois rendeu até uma referência a sua bipolaridade.

A única coisa que não foi compreendida é para quem Mary está trabalhando

NAJD

APARIÇÃO NO ENREDO: Najd é uma criação de uma artista saudita vencedora de um concurso promovido entre SNK e a empresa Manga Productions, ou seja, diferente dos outros lutadores, ela não foi idealizada para aparecer neste primeiro momento na história da nova saga.

Conceito de Najd, da artista G-Revo (B Mashael) foi escolhido pela SNK

TEORIZANDO A DLC: Nadj é descrita como uma típica estudante universitária, que ao vestir sua Abaya (roupa tradicional saudita) ganha poderes extraordinários, sendo uma vigilante que luta contra o mal. Mesmo não ganhando nenhum pre-bout dentro do jogo, é possível sim liga-la aos fatos que ocorreram dentro da história de KOF' XIV.

Para começar, ela é a única personagem com introdução especial contra Verse, onde ela diz "Finalmente... finalmente vou conseguir aprovação", possivelmente referindo-se ao guardião que lhe dá poderes. Sim, um ser de força, como um gênio, é quem permite ela ser tão poderosa.

Najd é a única personagem a ter uma introdução especial contra Verse

Fato a acrescentar aqui é que Verse é dotado de almas e isso pode ter atraído a jovem para investigar os acontecimentos do torneio, e nessa jornada, ela começa a descobrir um pouco dos lutadores. 

Com Kim Kaphwan, por exemplo, ela diz que há algo distorcido em seu senso justiça; contra Mai, questiona o fato dela usar tão pouca roupa, apesar de ser uma "Kunoichi"; e contra King of Dinosaurs, diz sentir que dentro dele há um coração profundo. É possível que teremos o seu desenvolvimento na trama com The King of Fighters' 15. 

Bom, essas foram as impressões que eu tive. E você? Acha também que é possível inserir os personagens em DLC dentro do enredo da série? Deixe a sua opinião nos comentários.


Real Miner


Comentários

Postagens mais visitadas