ESQUENTA KOF'XIV

ESQUENTA KOF'XIV


Novo game da franquia KOF sai em 2016


Após um período de mais de cinco anos de hiato, a SNK Playmore surpreendeu a todos os seus fãs ao anunciar o lançamento oficial de The King of Fighters' XIV, continuação da sua principal franquia de jogos de luta.

O projeto não era lá uma novidade, já que um tempo depois do lançamento da versão para consoles de KOF'XIII, a mesma já estava recrutando profissionais para trabalhar no projeto, que abandonaria de vez o velho padrão de sprites, e passaria a investir em definitivo no ramo 3D.



Antes dos acontecimentos de agora, houve muita especulação, principalmente por conta de rumores de que a empresa nipônica estaria novamente perto da falência. Houve ainda inesperadas parcerias com empresas chinesas, como a Tencent, que pode contar com empréstimo dos personagens Terry Bogard e Benimaru Nikaido, para promover a franquia Xuan Dou Zhi Wang/King of Combat.


As aparições de Benimaru Nikaido é Terry Bogard deram início ao namoro da SNKP com o mercado chinês de jogos eletrônicos


Até então, a SNKP só vinha investindo em reedições de games antigos para consoles domésticos, jogos para smartphone e pachinkos, mas tudo mudou quando os sites especializados em games confirmaram que um grupo chinês, a Ledo Millenium, comprou a maior parte das ações da empresa, e que sua intenção era expandir suas propriedades para outros produtos, algo apelidado de 'Fórmula Marvel'.


Xuan Dou Zhi Wang – Fighting Days e Brawler King of Fate são dois exemplos de que a ‘Fórmula Marvel’ sugerida pela Ledo se tornará bem comum na nova administração da SNKP



O GAME


Em setembro desse ano, as vésperas da Tókyo Game Show (TGS 2015), um teaser trailer foi exibido na conferência da Sony. Este não seria apenas mais um título de exclusividade, mas sim o retorno de um game com enorme peso histórico na comunidade Gamer. Este jogo era The King of Fighters' 14, que após anos em segredo, enfim havia sido revelado.

 ‘Burn To Fight’ é o slogan que trás The King of Fighters de volta ao cenário dos jogos de luta 



Como confirmado pela SNKP, à continuação direta da saga 13 seria totalmente em 3D. Até então, a série era a única entre as mais tradicionais dos fighting games a não se incorporar nesse padrão. Não que KOF não tenha tido a sua experiência, mas a mesma procurava manter suas raízes clássicas. Como o mercado exige mudanças, a série tinha que evoluir e assim foi feito.




Linha do tempo das três principais franquias de jogos de luta dos anos 90. Repare que os gráficos foram se refinando com o passar do tempo

Apesar da euforia, a primeira aparição pública da produção do game não teve uma recepção amistosa. Pelo que foi mostrado, muita coisa desagradou. Os gráficos eram bem primários, a movimentação dos personagens era estranha e o design também foi criticado.

Após a divulgação do primeiro teaser, fãs do mundo todo não perdoaram e vários memes e comentários negativos inundaram a internet

A preocupação na cabeça dos fãs foi evidenciada na quantidade de deslikes no vídeo hospedado no canal oficial da SNKP e muitos até fizeram comentários para que a empresa reconsiderasse a produção.


Para acalmar os ânimos, a produtora tratou logo de mostrar um pouco de novidades. Primeiro a micro-entrevista do diretor do jogo, Yasuyuki Oda, que trabalhou como Battle Designer em Streef Fighter 4, depois a confirmação do Beta Test na Playstation Experiance 2015, em San Francisco, em seguida o anúncio do fim da produção de jogos  para pachinko e por último, a divulgação do segundo teaser.

Primeiro teaser teve 551.702 visualizações, recebendo 2.097 Likes e 3.261 Dislikes, uma diferença de 1.164 likes. Segundo teaser teve 396.488 visualizações, recebendo 1.862 Likes e 2.211 Dislikes, uma diferença de  349 likes.

Sobre essa segunda prévia, uma significativa melhora. Mais detalhes foram revelados e de cara, mais dois personagens incluído no casting. As reclamações ainda eram percebidas, mas o estranhamento diminuiu, assim como o número de deslikes no canal da SNKP. Yasuyuki Oda já havia dito que a empresa já estava atenta às reclamações dos fãs e que trabalhariam para resolver essas questões até o lançamento do game, que está previsto para o ano que vem. Resta saber se realmente teremos surpresas boas, mas é inegável que a expectativa é grande.


O diretor de KOF’XIV, Yasuyki Oda, tem experiência de mercado. Trabalhou como Battle Designer em Street Fighter 4, Game Designer em Super Street Figter 4 e Street Fighter Cross Tekken, e foi diretor de Street Fighter 4 Arcade Edition.



O QUE TEMOS ATÉ AGORA?



Por estarmos no início da produção, não temos muitos detalhes a respeito. Até o momento, sabemos que o game seguirá o velho esquema 3x3 e apesar de ser em 3D, a jogabilidade se focará no 2D.

Quatro personagens foram confirmados no elenco, sendo que três já haviam sido revelados durante o recrutamento de profissionais para o jogo (Kyo Kusanagi, Iori Yagami e Leona Heiden) e um no segundo teaser trailer (Chang Koehan).

De cenários, conhecemos até o momento dois deles. Um provavelmente remete a Neo Geo Land e o outro um Estádio, que lembra bastante o cenário das finais de KOF'96, KOF'XII e KOF'XIII.

Comparativo entre os cenários mostra que KOF’XIV trará referências a edições anteriores

A composição de fundo também lembra muito os cenários vistos em KOF' Maximum Impact 2/Regulation A.

Neo Geo Land de KOF’XIV também é muito parecido os que foram vistos na primeira incursão da série no mundo 3D de Maximum Impact 2



DESIGN DE PERSONAGENS


Não sabemos quem é o responsável pelo design dos personagens, mas o que se nota é que tudo será mudado. Talvez a mudança mais brusca e que ainda está tirando os fãs do sério é o de Kyo Kusanagi, que está bem parecido com cantores de J Pop.

Visual mais descolado e menos maduro, com o dos integrantes da banda Da-iCE, podem ter servido de inspiração para o novo design de Kyo Kusanagi

Uma comparação entre New e Old Kyo

Iori Yagami está bem parecido com sua versão Another, de KOF'2000, enquanto Leona parece fazer uma mescla de seu visual clássico (96-2003) e o de sua última aparição, em KOF'XIII.


Comparativo entre Another Iori e Iori XIV: Fora os detalhes mínimos, as composições visuais são as mesmas


Novo visual de Leona é uma mescla de várias aparições


Talvez o que mais está agradando até o momento é Chang Koehan, que volta a série com o ‘laranjinha’ típico de presidiário.


Comparativo dos três visuais de Chang Koehan na série KOF: Roupa laranja mostra amadurecimento da série em relação a seus antecessores 

Roupa tradicional de presidiário não é novidade no mundo dos games. A vestimenta foi traje alternativo de Cody, em Super Street Fighter 4 

Vale lembar que a SNKP já vem tomando essa medida de dar um ar mais moderno ao visual de seus personagens desde o lançamento de Fatal Fury para pachinko. Então, essa máxima poderá seguir também em KOF.

Composição visual: Mudanças foram feitas, mas diferente do que foi feito em KOF'XIV, a equipe de Fatal Fury Premium teve maior cuidado em manter as características originais dos personagens  


TEORIAS

Não sabemos nada sobre o enredo, mas o fato é que as histórias de KOF sempre envolve algum grupo querendo poder absoluto. Apesar de curto, o segundo trailer nos trouxe possíveis ‘pistinhas’ do que poderemos ver futuramente.

No cenário do estádio, no centro dele, existe um símbolo bem suspeito, o que abre duas teorias interessantes. O pessoal do blog Arsenal Fighters levantou a suspeita de que o anfitrião do torneio 14 possa vir a ser Adelheid Bernstein, primogênito de Rugal Bernstein. Note que o símbolo do centro é muito parecido com a letra 'A', o que pode significar um selo oficial para o anfitrião. 

Símbolo ao fundo e nos cantos da arena Coliseum de KOF’14 pode indicar um selo com ‘A’, o que coloca Adelheid Bernstein no centro das discussões sobre o novo anfitrião da série


Aliás, simbologia sempre fez parte da família Bernstein. Quem não se lembra da bandeira no cenário final de KOF'94 e dos convites assinados com 'R' por Rugal e Rose? É uma teoria bem interessante.

Selo e bandeiras com a assinatura 'R' foram presenças marcantes no KOF organizado por Rugal Bernstein, nos anos de 1994 e 1995

Muitos anos mais tarde, a herdeira de Rugal, Rose Berstein também trouxe o torneio de volta. Os convites da competição também tinham o selo 'R'


Já a segunda teoria é bem bobinha, mas quem sabe não seja também uma inspiração para os produtores da série. O símbolo central também remete a pirâmide dos Illuminatis, a mais conhecida sociedade secreta fundada na Alemanha de 1776.

Símbolo ao fundo também remete a pirâmide da ordem dos Illuminatis

Vale lembra que a ordem dos Illuminatis também serviu de inspiração para criar o enredo de Street Fighter 3, por meio dos personagens Urien e Gill.

Urien e Gill, de Street Fighter 3, fazem parte da seita Illuminatis

Bom, por enquanto é só isso. A gente continua a comentar conforme as informações forem sendo reveladas.

@Jungle_Boy@

Comentários

Postagens mais visitadas